Coelho gigante: conheça as principais raças e suas características

Compartilhar:


coelho gigante

Os coelhos estão entre os pets mais fofos e carismáticos, principalmente pelos olhos e orelhinhas delicadas. Mas, você sabia que esse amigo pode ser bem maior do que imaginamos? Estamos falando sobre o coelho gigante que pode pesar mais de 15 kg, dependendo da raça. 

Se você está pensando em adotar um coelho gigante, é preciso conhecer um pouco mais sobre as características desse pet, porque eles podem comer até três vezes mais do que um coelho de porte comum e precisam de espaço adequado e equipado para viver bem.

Entre os coelhos gigantes mais populares estão o Gigante de Flandres, Gigante de Bouscat e o Continental Giant Rabbit. 

Principais raças de coelho gigante

Gigante de Flandres: Os coelhos desta raça são os mais populares entre os coelhos gigantes domésticos. Originados na região de Flandres, na Bélgica, eles costumam pesar entre 6 e 10 kg, porém existem casos de pets que chegam a 18 kg.

Esses coelhos possuem orelhas longas e grandes, seus olhos são escuros, e a pelagem geralmente é curta e densa, variando entre as cores preto, branco, cinza, pardo, entre outras. 

O Gigante de Flandres precisa ser bem treinado desde a infância para o bom convívio com a família. No geral, eles costumam ser bem tranquilos, mas é importante prezar pelo bem-estar e treiná-lo para evitar que fique arisco ou agressivo. 

Gigante de Bouscat: Essa raça de coelho gigante se originou na França depois do cruzamento entre o Gigante de Flandres, Angorá e o Prateado de Campagne.

Com uma pelagem sempre branca, ele costuma ter entre 5 e 8 kg, é muito tranquilo e com certeza pode ser um excelente amigo se você gosta de pets diferentes.

Os Gigantes de Bouscat também possuem orelhas grandes que variam de 15 a 18 cm, e um fato curioso é que os olhos são totalmente despigmentados, com um tipo de círculo rosa por conta da irrigação sanguínea. 

Continental Giant Rabbit: Se você adora pets grandes vai se apaixonar por essa espécie de coelhos gigantes. O Continental Giant Rabbit surgiu no Reino Unido no final do século XIX e é considerado o maior entre as três principais raças.

Eles costumam ter de 6 a 15 kg, possuem pelagem grossa que varia entre as cores marrom, branca, preta, cinza e malhada. 

Mesmo sendo um pet gigante, o Continental Giant Rabbit não é nada agressivo, muito pelo contrário, tem um comportamento dócil, inteligente, gentil e amigável. 

Cuidados necessários com seu coelho gigante

coelho gigante

Antes de adotar um amigo de qualquer uma dessas espécies é importante se atentar às responsabilidades e aos gastos, já que os coelhos gigantes comem muito mais ração quando comparados aos demais.

Além disso, eles precisam de alguns acessórios para brincar no dia a dia e fazer visitas frequentes ao veterinário regularmente.

Quer mais dicas para cuidar do seu coelho gigante? Confira a seleção de posts que fizemos a seguir:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário