Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho come cenoura? Tire essa e outras dúvidas aqui

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Coelho e cenoura

Parece quase impossível pensar em um coelho e não visualizar ele com uma cenoura bem laranja ao seu lado. Afinal, todos sabem que ele é um animal muito guloso, mas por uma cenoura já fica manhoso.

Porém, essa ideia de que a cenoura é o alimento preferido desse pequeno herbívoro foi perpetuada por muito tempo pelas animações, que tinham o animal como um dos personagens.

Mas será mesmo que a cenoura é realmente benéfica à dieta e saúde do coelho? Para saber mais sobre o assunto, acompanhe esse artigo que vai esclarecer esse assunto.

A cenoura na dieta do coelho

Como os coelhos são animais herbívoros, eles podem comer cenoura. Entretanto, esse vegetal não é muito recomendável, já que possui um alto nível de açúcar para o animal. Além de poder afetar o intestino e o fígado dele, a cenoura, se dada em excesso, pode prejudicar a alimentação saudável do animal.

Por esse motivo, a cenoura deve ser dada a ele em pequenas quantidades e de vez em quando. Se ela for a principal e única fonte de alimento do coelho, saiba que seu bichinho pode apresentar complicações de saúde.

O ganho de peso e problemas relacionados ao sedentarismo também podem afetar o seu pet se a dieta dele for somente constituída de cenoura. A cada 100 g de cenoura, 4,7 g de sua composição é baseada em açúcar. Esse é um valor alto para que o coelho consuma.

Porém, se você optar por oferecer cenouras, mesmo em pequenas quantidades, saiba que seu coelho prefere mais as folhas do legume. Além disso, o talo da cenoura ajuda a exercitar e fortalecer os dentes dele.

Outros alimentos que seu pet deve evitar

Coelho e cenoura

Para que seu coelho se desenvolva de forma saudável, há outros alimentos que ele não deve comer. Alho, cebola, batata e berinjela são alguns dos legumes que não devem ser dados de forma alguma ao seu pet. Esses alimentos são fortes e podem causar mal estar.

Sementes e grãos não devem fazer parte da dieta do animal pela alta presença de água em sua composição. Se seu coelho for alimentado com esses produtos, ele pode desenvolver disenteria.

Carboidratos devem ser evitados e frutas muito doces, como banana e graviola, devem ser oferecidas de forma reduzida e controlada ao coelho. 

Outra atenção que você deve ter com seu coelho é com crianças perto do seu animal, evitando que ofereçam doces ou alimentos processados ao pet.

Lembre-se que assim como os humanos, os coelhos não podem ter sua dieta baseada apenas em um alimento. Uma refeição que contenha todas as vitaminas, cálcio e demais nutrientes são importantes para a saúde do coelho.

Elaborando uma dieta saudável

Muito além da cenoura, coelhos podem se alimentar de outros vegetais. Porém é importante que você não ofereça esses alimentos de forma cozida, congelada, mofada ou temperada. Opte por servi-los de forma natural.

Vegetais que possuem alta composição de água não devem ser oferecidos ao animal com muita frequência, pois assim como as sementes e grãos, esses alimentos podem alterar o intestino do coelho.

Outro ponto importante na hora de elaborar a dieta do seu bichinho é adequá-la ao tamanho e peso natural do coelho. Para isso, é necessário consultar um veterinário para que ele te ajude nessa tarefa. A opinião de um profissional qualificado vale muito mais do que apenas mitos da televisão e cinema.

Para isso, é recomendável que seu pet consuma ração especial, o ajudando no processo de boa alimentação. O feno também deve estar à disposição do coelho, pois ajuda na limpeza do organismo.

Viu como é importante variar na alimentação de seu coelho para que ele se desenvolva de forma saudável?  Coelhos e cenouras podem até ser fofos em desenhos, mas pela alta quantidade de açúcar nela, pode afetar a dieta de seu animal.

É bom que você tenha em mente que, diferente das animações, seu animal precisa de cuidados especiais. Para isso, uma alimentação balanceada, além de todo seu amor e atenção com ele são indispensáveis para o bem estar do animal. E aí, conta pra gente quais alimentos seu coelho mais gosta. 

Para saber mais sobre os cuidados necessários sobre coelhos, acesse nossos demais conteúdos:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário