Quantos anos vive um coelho?

1 de março de 2021

Coelho, Outros animais
quantos anos vive um coelho

A diferença de quantos anos vive um coelho doméstico e outro selvagem é enorme, e talvez esta seja uma das curiosidades mais interessantes desse bichinho. O animal, que se tornou um ótimo pet de estimação, é pura alegria para crianças e famílias.

Saiba tudo sobre a expectativa de vida de um coelho, se há diferença entre as raças e como oferecer um lar aconchegante para o pet.

Quantos anos vive um coelho de estimação?

De um lado temos os coelhos selvagens que vivem cerca de 2 anos na natureza, e do outro os domesticados que podem passar dos 8 anos quando bem cuidados! E essa discrepância tem um motivo claro: na natureza, um animal como este tem diversos predadores e a alimentação nem sempre é garantida, sem contar seu bem-estar.

Qual raça de coelho vive mais?

Existem algumas raças de coelho comuns entre os apaixonados por esse bichinho. O mini Lop, mini Lion, Angorá, Rex e Holland Hop são os mais procurados como pet de estimação.

No geral, a raça não muda radicalmente quantos anos vive um coelho, a expectativa gira em torno de 8 a 10 anos

Dicas de cuidado para o seu coelho viver mais

Agora que você sabe que para o seu bichinho a qualidade de vida impacta diretamente no seu tempo de vida, é hora de descobrir alguns cuidados básicos.

Quantos anos vive um coelho sem espaço?

Pode parecer assustador, mas a falta de espaço diminui drasticamente a expectativa de vida do animal, pois ele é um ser hiperativo e aventureiro.

Sendo assim, o primeiro passo é escolher uma gaiola para coelhos grande o suficiente de forma que o animal consiga dormir e se movimentar. 

A estrutura precisa de uma caixinha para o pet fazer as necessidades, comedouro, bebedouro e a limpeza tem que ser diária.

Saiba que um coelho faz bastante xixi e cocô, por isso é importante higienizar por completo a gaiola. Dessa forma, você diminui as chances de uma doença de pele ou a proliferação de bactérias e parasitas.

Exercícios físicos fazem parte da rotina do bichinho

descubra quantos anos vive um coelho

Os coelhos são conhecidos por serem inquietos, e por isso precisam gastar energia pulando, correndo e brincando. Porém, antes de soltar seu amigo no cômodo, observe se não tem nada que ele possa roer, afinal, você já viu o tamanho dos dentes dele?

Enquanto animais como os hamsters têm uma alimentação à base de feno e ração, os coelhos são seres que precisam de mais verduras, feno e apenas uma parcela menor de ração para coelhos no dia a dia.

A base da alimentação de um coelho são as verduras

Alimentos como a cenoura, tão querida pelo Pernalonga, são ótimos para auxiliar na raspagem dos dentes e impedir que as presas cresçam demais. No mais, outra opção rica em fibras é o feno.

Preste atenção nas mudanças de temperatura

O coelho é um animal sensível ao calor e altas temperaturas tendem a mexer com o comportamento do bichinho. Além disso, outro sinal de atenção é a respiração do pet que sempre acontece pelo nariz.

Se um coelho está tentando respirar pela boca, a recomendação é levá-lo para uma consulta com um veterinário.

A maneira como você cuida do bichinho impacta em quantos anos vive um coelho doméstico. Por fim, basta garantir espaço, exercícios, alimentação e carinho que o seu coelho terá uma vida feliz.

Leia mais sobre os coelhos e outros pets exóticos que são ótimos animais de estimação: