Raças de coelho: conheça as mais populares

Compartilhar:


Você sabia que existem diferentes raças de coelhos? Quando a gente pensa nesse pequeno animal, a primeira coisa que conseguimos imaginar é um peludinho de orelhas pontudas, porte pequeno, pelagem fofinha e nariz agitado. Certo? Mas se engana quem acha que todo coelho de raça é igual, pois existem muitas diferenças entre cada uma delas! 

Atualmente são mais de 50 raças de coelhos reconhecidas no mundo, cada uma com características específicas e demandando cuidados distintos. Por isso, neste artigo vamos falar sobre as onze raças mais populares no Brasil. Dessa forma você pode escolher a que melhor combina com a sua família. Então vem com a gente!

Raças de coelho: Rex

Raças de coelho: Rex

Os coelhos Rex são bem populares em todo o mundo. Originária da França, essa raça conquistou lares por todo o planeta com suas orelhas que apontam para cima, a personalidade afetuosa, a energia brincalhona e bem-disposta e uma beleza incomparável. Os coelhos Rex têm tamanho médio a grande, peso que varia de 2,5 a 4 kg e expectativa de vida de até sete anos. 

A raça de coelho Rex tem animais com pelagens em diferentes tons, mas as mais comuns são o preto, o branco, o cinza e o creme. Os olhos são vermelhos ou azuis e a pelagem é muito macia e fofinha. Para ficar em forma, o Rex precisa de atividades e brincadeiras diárias, e vai aguardar ansiosamente o momento de interagir com seus tutores, pois gosta muito de carinho.

Holland Lop

Holland Lop

Os coelhinhos de origem holandesa, como o próprio nome indica, são um clássico exemplo de raças de minicoelho. Bem pequenos, esses animaizinhos pesam entre 1 e 2 kg e são muito calmos. Por isso, são especialmente procurados por famílias com crianças.

As orelhas do Holland Lop são bem largas e caídas para baixo, e o pelo entre elas forma uma espécie de coroa no topo da cabeça. Por ter as patas bem curtinhas e o corpo largo, um coelho Holland Lop parece estar sempre abaixado ou encolhidinho. Esses animais gostam de brincar e de receber carinho, mas não são tão agitados.

Coelhos Cabeça de Leão

Coelhos Cabeça de Leão

O coelho da raça Lion, também chamado Lionhead ou Minicoelho Lionhead, é um dos tipos de coelho doméstico mais procurados atualmente. Por serem bem longos e volumosos, seus pelos requerem cuidados para evitar a formação de embaraços e nós, afinal, isso pode ser bem doloroso para o animal.

Os pequenos coelhos Lionhead não têm uma origem definida. Alguns especialistas dizem, inclusive, que sua pelagem única e marcante é fruto de uma mutação genética. As cores variam entre diferentes tons de preto, creme e cinza. As orelhas são curtas e apontam para cima, dando um ar engraçado e curioso ao bichinho. Com temperamento ativo e amistoso, o Lionhead é uma ótima escolha para famílias com crianças. A expectativa de vida do pequeno coelhinho é de sete a dez anos, e seu peso não passa de 2 kg.

Angorá Inglês

Angorá Inglês

O coelho Angorá Inglês é a típica bolinha de pelos que imaginamos quando pensamos em um coelho bem fofinho. Os fios são longos e espessos, o que torna a aparência desse pet inconfundível. Aliás, para mantê-lo bonito e saudável é preciso ter alguns cuidados específicos, como escovar seus pelos ao menos três vezes por semana. Esse momento será muito apreciado pelo pet, que adora receber carinho e atenção dos tutores.

Como é uma das raças de coelhos domésticos mais antigas no mundo, é natural também que seja uma das mais populares. Vale dizer que o Angorá Inglês é apenas uma das quatro variações de coelhos angorá reconhecidos no mundo. Entre eles, este é o menor, com peso corporal de até 2 kg e expectativa de vida de até nove anos de idade. Muito carinhoso e calmo, é uma boa opção para famílias com crianças. Além disso, os pelos do angorá não provocam alergia, o que pode ser um excelente diferencial na escolha do pet.

Anão Holandês

O coelho Anão Holandês é um pequeno orelhudo com até 2 kg de peso corporal na idade adulta. Seu temperamento é dócil e muito tímido. A expectativa de vida desse animal pode chegar aos dez anos tranquilamente, quando bem tratado.

O coelhinho originário da Holanda é um dos mais populares por ser bem pequeno e fofinho. Apesar de ser reservado e tímido, tende a se soltar quando percebe que não está sendo ameaçado, ficando mais aberto aos momentos de interação com a família. A pelagem do coelho Anão Holandês varia entre diferentes tons de branco, preto, caramelo e cinza.

Coelhos Fuzzy Lop

Coelhos Fuzzy Lop

Os coelhinhos dessa raça pesam até 2 kg na idade adulta, possuem cores variadas (geralmente, combinando com o branco) e têm grandes orelhas caídas para frente. Os fios longos e volumosos são sua marca registrada – isso porque esse animal parece ter o corpo coberto por lã. A personalidade dos Fuzzy Lop é doce, amistosa e tranquila. Por isso, a raça também é uma excelente escolha para famílias com crianças.

Mini Lop

Mini Lop

Originário da Alemanha, esse coelhinho é bem manso, companheiro e muito apegado à família. Além de gostar de receber carinho, ele precisa interagir com frequência com seus tutores para não desenvolver depressão.

Na idade adulta, chega a pesar 3 kg. A pelagem é macia e recobre todo o corpo desse pet, que é uma das principais raças de minicoelho do mundo.

Nova Zelândia

Nova Zelândia

A clássica representação de um Coelhinho da Páscoa: branquinho, peludo, com as orelhas apontando para o alto. É assim esse coelhinho! Apesar do nome, o Nova Zelândia foi criado nos Estados Unidos, e desde então se popularizou muito ao redor de todo o mundo.

Esperto, carinhoso e amistoso, o coelho peludo da raça Nova Zelândia gosta muito de interagir com as pessoas da família. Ele precisa de bastante espaço para correr e brincar, então não é ideal para quem busca um animal que fique restrito ao tamanho da gaiola.

Teddy

Teddy

Dentre as raças de coelho mini, o Teddy é um dos mais calmos e amorosos, ou seja, é ideal para quem vive em apartamento e procura um companheiro quietinho e tranquilo. Os pelos do Teddy costumam ser longos, o que torna os indivíduos da raça uma bolinha de algodão. Além disso, por pesarem até 1,2 kg, a fofura é garantida, seja qual for a cor do pet.

Aliás, por falar em cor, não há padrão definido para essa raça: as possibilidades são muitas, desde cores lisas até combinações entre elas, incluindo coelhinhos tricolores.

Coelho Hotot

Coelho Hotot

Esse peludinho parece ter saído de uma pintura: com pelagem branca e pequenas manchas pretas ao redor dos olhos, que são grandes e expressivos, é um exemplar único da espécie. Para combinar com essa aparência incrível, uma personalidade igualmente cativante: o Hotot é carinhoso, muito simpático e tranquilo.

Coelho Belier

Coelho Belier

Também chamado de Mini Lop, o Belier tem as orelhas caídas nas laterais da cabeça. Isso faz com que sua aparência seja muito fofinha, bem parecida com a de um coelhinho de pelúcia. Mas lembre-se de que não é! O Belier, assim como todos os outros coelhinhos, precisa de cuidados e respeito no manuseio.

Os indivíduos dessa espécie podem pesar até 7 kg na idade adulta, fazendo com que sejam animais de porte médio. Seu comportamento é tranquilo e gentil, sendo bastante voltado para períodos de descanso no seu próprio cantinho. 

Cuidados importantes com raças de coelho

Como dissemos, essas raças de coelhos podem até parecer bichinhos de pelúcia, mas é fundamental ter cuidados com o pet. Portanto, oferecer uma ração de qualidade, carinhos diários, brincadeiras e acessórios é essencial para seu pet crescer saudável e feliz. 

Você pode oferecer capim ou feno, além de alguns legumes, frutas e folhagens com moderação. Gaiolas e cercados são os ambientes mais comuns para estes animais, mas quanto maior o espaço, mais feliz ele ficará. Lembre-se disso!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário