Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aprenda como saber se o coelho é fêmea

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como saber se o coelho é fêmea

Muita gente conhece, mas poucos sabem como eles são. Pois é, os coelhos são animais sensíveis, simpáticos e inteligentes. Dentro desse cenário, é comum ver pessoas adotando esses animais como pets para fazer companhia. A sua aparência adorável e o seu pequeno tamanho fazem com que sejam bons companheiros para apartamentos. Mas você deve estar se perguntando: como saber se o coelho é fêmea?

A realidade é que, quando adotamos um coelho ou quando nasce uma ninhada desses animais, é normal desconhecer o sexo de cada um deles. Para te ajudar a entender mais sobre esse assunto, a Cobasi desenvolveu este artigo. Provavelmente você quer saber se o seu coelho é macho ou fêmea, então continue a leitura!

Como saber se o coelho é macho ou fêmea?

Na verdade, nem sempre é fácil identificar o sexo dos coelhos, sobretudo dos recém-nascidos, que é uma tarefa bem complicada. Porém, a partir dos 2 meses de idade os sinais que distinguem os sexos ficam um pouco mais visíveis, aumentando assim as chances de identificação. 

“Com o coelho cuidadosamente acomodado de barriga para cima, observe que próximo ao rabo encontram-se duas cavidades – a mais próxima do rabo é o ânus, e a mais distante é a cavidade genital –, e é nessa segunda cavidade que faremos a verificação. Para isso, pressione com muita delicadeza o entorno dessa área”, explica o biólogo da Educação Corporativa, Luiz Lisboa.

Os machos possuem uma estrutura cilíndrica, com uma abertura arredondada e bem definida no topo, enquanto nas fêmeas essa abertura forma uma espécie de fenda, que desce do topo até a base da estrutura. Em caso de dúvidas, procure um veterinário, que certamente poderá auxiliar com precisão no processo de identificação.

como saber se o coelho é fêmea

Quando se pode ver o sexo do coelho?

Agora que você já aprendeu como saber se o coelho é fêmea, é fundamental destacar que em coelhos recém-nascidos é quase impossível saber o sexo, sobretudo se não temos experiência nisso. Se você possui um casal ou uma ninhada, é necessário saber se são fêmeas ou machos. Afinal, tanto se pretende dá-los para adoção quanto para evitar um gravidez não desejada, visto que os coelhos se reproduzem rapidamente e desde cedo, essa é uma informação importante.

Na oitava semana de vida é um bom momento para examinar os seus coelhinhos em busca dos indicadores do seu sexo. Os coelhos estão muito nervosos e se estressam facilmente, por isso devemos manipulá-los com muito cuidado a todo o momento.

Aos três meses serão muito mais evidentes os sinais que distinguem as fêmeas dos machos. Se apesar das indicações que trouxemos você ainda não tiver a certeza do sexo do seus coelhos, busque o auxílio de um veterinário.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário