Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dia do Coelho: saiba tudo sobre o Dia Internacional do Coelho

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pessoa cuidando do coelho
O Dia do Coelho foi criação para incentivar a preservação do animal.

Você sabia que todos os anos é comemorado o Dia Internacional do Coelho? É isso mesmo! Esse animal de estimação fofo tem um dia do ano dedicado só para ele. Venha com a gente e descubra tudo sobre essa data tão especial!

Dia Internacional do Coelho

Anualmente, o Dia Internacional do Coelho é comemorado no último sábado do mês de setembro. A data visa conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados,  preservação e proteção dos coelhos selvagens e domésticos.

A comemoração foi criada pela Rabbit Charity, uma organização inglesa criada em 1988, que cuida da proteção dos coelhos, expondo os maus tratos aos quais esses animais sofrem. Isso inclui desde a caça predatória, até uso como cobaia em testes de medicamentos e indústria de cosméticos.

Dia do Coelho: perigos para a espécie

Você sabia que o coelho é uma espécie de animal que corre risco de extinção? Em 2019, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), lançou uma declaração em que alerta para o risco real da extinção dos coelhos.

De acordo com números da Forbes em 2020, a década de 2010 registrou uma queda de 70% da população de coelhos encontrados em habitat natural. Isso acontece em virtude das mudanças climáticas e da expansão agrícola. Por isso, é importante celebrar o Dia do Coelho, como também para difundir a proteção e o cuidado desses animais em todo o mundo.

Dia do Coelho: como cuidar do seu pet

dois coelhos sendo segurados por pessoas
Na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para coelhos, como rações, feno e outros acessórios fundamentais para o bem-estar deles.

Uma das maneiras de comemorar o Dia do Coelho e ajudar na preservação desse animal é garantir os melhores cuidados ao seu coelho de estimação. Confira algumas dicas básicas para que o seu pet cresça e se desenvolva com saúde.

Crie um ambiente saudável para o coelho

O primeiro passo para cuidar bem do seu animal de estimação é criar um ambiente saudável para o pet. Para isso, escolha uma gaiola-dormitório adequada para o tamanho do coelho e que tenha espaço para comedouro, bebedouro e brinquedos com os quais ele possa se exercitar.

É importante também que o tutor faça a higienização frequente da gaiola, removendo os restos de alimento, trocando a água e a ração, além de limpar as fezes e a urina do animal. Um bom momento para fazer isso é quando o coelho estiver brincando livre pela casa, já que o recomendado é deixá-lo solto duas vezes por dia.

Cuidados com a alimentação do animal

O coelho é um animal herbívoro, por isso a sua dieta deve ser baseada em frutas, legumes e verduras. Além disso, é muito importante deixar à disposição do animal feno e ração específica para coelhos. O ideal é ter um equilíbrio, sempre que possível deixe pequenos pedaços de legumes e verduras próximos ao comedouro do pet.

Vacinação de coelhos

Assim como todos os demais animais de estimação, a vacinação é essencial para manter o seu coelho doméstico longe das doenças. Não deixe de visitar um médico-veterinário de confiança e colocar a carteirinha de vacinação do seu pet em dia.

Quais as principais curiosidades sobre o coelho?

coelhos comendo na grama
O Dia Internacional do Coelho é comemorado no último sábado do mês de setembro.

Para celebrar essa data tão importante no calendário dos animais, separamos 5 curiosidades sobre os coelhos que você precisa conhecer. Confira!

1. Coelhos não são roedores

Apesar de ser associado ao grupo de roedores, na verdade, os coelhos são mamíferos e herbívoros. 

2. São animais territorialistas

De modo geral, o comportamento dos coelhos é bastante amigável. Todavia, são altamente territorialistas e dominantes. Por isso, se você pretende cuidar desse pet, é preciso pensar na socialização do animal, para evitar que dispute território, poder e atenção.

3. Seus dentes não param de crescer

Verdade! Os dentes dos coelhos não param de crescer. Até por isso, eles têm a necessidade de roer para manter a saúde bucal em dia. Uma boa solução para frear o crescimento contínuo dos dentes é adicionar alimentos ricos em fibras, como grama, folha, galhos e bastante feno, para continuamente desgastar os dentes.

4. A expectativa de vida dos coelhos é grande

Com os cuidados necessários, conforto, carinho e tudo o que é essencial para a sua saúde e bem-estar, os coelhos podem viver, em média, de 8 a 12 anos. 

5. Os coelhos pulam alto

Saltitantes, os coelhos podem pular de 1,5 metros de altura e 3 metros na horizontal, tanto para alcançar um alimento, como para escapar aos predadores ou até mesmo por diversão.  

Gostou de saber mais sobre o Dia Internacional do Coelho? Então, compartilhe com a gente os cuidados que você tem com o seu animal de estimação.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário