Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho é um roedor? Descubra agora

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho é um roedor sentado no carpete

Alguma vez você já se perguntou se coelho é um roedor? Fique sabendo que a resposta surpreende até os tutores mais experientes! Descubra essa e outras curiosidades sobre um dos animais de estimação mais amados.

Coelho é ou não é um roedor?

Apesar da maioria dos tutores acreditar que sim, na verdade os coelhos não fazem parte da classe dos roedores. É isso mesmo! Ainda que tenham características semelhantes aos roedores, tanto eles quanto as lebres fazem parte da família dos Lagomorfos.

O que são os coelhos, então?

Os coelhos e as lebres são mamíferos da classe dos Lagomorfos. Já outros animais como o rato e a chinchila são da família da Rodentia. Esses pets têm a aparência semelhante, mas o que os coloca em classificações diferentes é a dentição.

Para os cientistas, a diferença entre eles e os roedores está na quantidade de dentes desses mamíferos. Por exemplo, os roedores têm apenas dois dentes na boca, localizados na parte superior. Já as lebres e coelhos contam com quatro dentes, sendo dois na parte superior e dois na parte inferior da mandíbula.

Um outro detalhe que diferencia esses mamíferos é o aparelho reprodutor. Os coelhos não possuem osso peniano, o que é comum entre os roedores. Além disso, o seu saco escrotal fica localizado à frente do pênis.

Por que achamos que coelhos são roedores?

É bastante comum confundir e achar que os coelhos fazem parte da família dos roedores. E o motivo disso é que, apesar de terem classificações diferentes, esses animais de estimação compartilham uma série de comportamentos. Confira!

Ambos têm hábitos noturnos

Coelhos e roedores adoram feno
Tanto coelhos quanto roedores adoram capim e feno

Seja um coelho, um rato, uma lebre ou uma chinchila, todos esses pets têm hábitos noturnos. Não é raro vê-los dormindo na maior parte do dia e aproveitando a noite para se divertir com os brinquedos.

Eles são muito férteis

Outra característica em comum entre os roedores e os coelhos é a fertilidade. Uma coelha tem a capacidade reprodutiva de gerar até 6 ninhadas em um ano. Isso corresponde a 4 ou 12 filhotes por ninhada, ou seja, 72 filhotes a cada 12 meses.

São apaixonados por feno

Uma característica que une essas duas classes de mamíferos é a paixão por feno. Seja o feno convencional para construir suas tocas ou feno de capim para desgastar os dentes, tanto coelhos como ratos, não abrem mão.

Os dois fazem autolimpeza

O último traço semelhante que aproxima coelhos e roedores é no quesito higiene. As duas espécies têm como característica a autolimpeza. Por isso é comum ver esses pequenos animais se lamberem. Apesar disso, não deixe de usar sua escova rasqueadeira para ajudá-los a se livrar de pelos mortos.

Quero ter um coelho: o que fazer?

Adotar um coelho é uma boa maneira de ter em casa um animal de estimação que não exige muitos cuidados. Quem deseja ser um tutor desse pet precisa ficar atento à higiene da gaiola, proporcionar brinquedos para que ele possa se exercitar e oferecer a ração adequada, geralmente indicada por um médico veterinário.


Se você ficou curioso e quer saber mais curiosidades sobre coelhos, assista ao vídeo!

Você já tem um coelho em casa? Então, compartilhe com a gente como está sendo essa experiência.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário