Coelho mordendo pessoas: o que pode ser? Como lidar?

Compartilhar:


coelho mordendo
Os coelhos são dóceis e fofos, mas é preciso ter muito cuidado na hora segurá-los para não estressar o animal.

Coelho mordendo pessoas? Isso não parece ser uma ação da natureza desse animal. Porém, existem muitos motivos que podem levar um coelhinho a morder. Afinal, assim como diversas espécies de animais de estimação, esses bichinhos também têm suas particularidades.

Apesar de serem de animais com características amigáveis e amorosas, os coelhinhos podem apresentar comportamentos que não entendemos.

Então, se você tem dúvidas sobre como interagir ou não saber o que fazer quando o coelho morde, este artigo é pra você! Confira algumas informações sobre o que pode ser e como lidar nessas situações. 

Coelho mordendo: o que pode ser?

Antes de tudo, é importante destacar: os coelhos são animais com poucos problemas de agressividade. Pelo contrário, esses animais de estimação são muito carinhosos e dóceis. Contudo, se você recebeu uma mordida de coelho ou notou alteração no comportamento do seu amigo, alguma coisa pode estar acontecendo. 

Como informação nunca é demais, saiba o que pode ser quando um coelho morde.

Mecanismo de defesa

Quando sentem medo, os coelhos podem morder. Normalmente, o mecanismo de defesa dos pequenos é fugir, mas em alguns casos, quando se sentem assustados, eles também podem usar esse artifício.

Então, para cuidar do seu coelho doméstico é muito importante tomar certas precauções. Por exemplo, a forma como se aproxima precisa ser cautelosa, evitando fazer movimentos bruscos. Inclusive, evite segurar o bichinho pela barriga ou puxar-lhe as orelhas, pois eles se sentem muito desconfortáveis e ficam estressados. 

Fique atento às reações do seu amigo quando você está se aproximando. Todo cuidado é importante, principalmente numa fase inicial de relacionamento. Por trás das mordidas pode existir uma mensagem que o peludo está tentando transmitir. 

Cheiros

coelho mordendo

Os cheiros externos também fazem o coelho morder a sua mão, ainda mais se estiver com cheiro de comida ou algum outro cheiro que estranhe. Então, muita atenção, principalmente com as crianças, quando forem pegá-los. 

Sentindo dores

A mordida de coelho pode significar algum tipo de incômodo, mal-estar físico ou uma tentativa de avisar algo.

É fundamental ficar atento ao comportamento do animal de estimação. Por exemplo, se o seu coelho sempre foi amigável e sem motivo aparente começou a dar mordidas, pode ser sobre as dores que está sentindo. Neste caso, é recomendado que você leve o bichinho ao veterinário.

Demonstração de carinho

Existe uma mordidinha carinhosa? Sim, existe. Essa é uma das formas que os coelhos encontram para demonstrar carinho, principalmente quando as pequenas mordidas são combinadas com lambidas.

Coelho mordendo: como lidar?

Você sabe como agir se um coelho te morder? Para cuidar do seu peludo com carinho e evitar algumas mordidas, aí vão algumas dicas importantes.

Evite situações em que seu coelho possa te morder

Todos os cenários mencionados no artigo são perfeitamente válidos e, agora que analisamos quais as possíveis razões das mordidas, a primeira dica é evitar que elas aconteçam. 

Os coelhos não são animais agressivos, muito menos têm tendências a ficar mordendo. Então, fique atento e veja se você não está criando situações que possam gerar esse hábito ou causando algum estresse ao bichinho. 

Crie um ambiente seguro e cuidados diários

Ambiente seguro e cuidados diários são umas das ações fundamentais para cuidar da saúde do seu coelho.

Seja qual for o seu animal de estimação, os cuidados precisam ser diários, tanto com alimentação, ambiente, carinho, entre outras ações.

Por isso, a nossa segunda dica é sobre cuidados. O seu animal precisa ter uma gaiola para coelhos adequada, alimentação de qualidade, visitas periódicas ao veterinário, entre outras precauções importantes que todos os tutores de roedores precisam estar cientes. 

Certifique-se que o seu coelhinho vive em um bom ambiente e que todos os cuidados estão sendo realizados, assim é uma ótima forma de preservar a saúde do coelho e evitar mordidas

Respeite o espaço do seu animal de estimação

Muitos tutores não sabem, e também não fazem por mal, mas acabam invadindo o espaço do seu animal. Os coelhos gostam de “marcar território”, então, movimentos como tirar o coelho da gaiola a força, bem como tirar seus brinquedos, ou mexer na sua comida enquanto estão se alimentando, podem causar estresse no animal.

Essas ações podem gerar reações, pois, no intuito de proteger o seu espaço, o coelho pode morder. Sempre que precisar mexer na gaiola, faça aos poucos, com delicadeza, para o seu amigo entender que sua mão não é uma ameaça. 

Coelho mordendo ou agressivo: como acalmar?

Para diminuir a probabilidade de ser mordido por coelhos, vamos recapitular algumas dicas e adicionar algumas informações relevantes sobre como lidar com essas situações. Confira!

  • Demonstre ao animal que as mordidas machucam.
  • Segure o coelho corretamente.
  • Aproxime-se cuidadosamente do animal de estimação.
  • Crie um ambiente seguro.
  • Espere o momento certo e tenha calma na socialização do coelho.
  • Ensine às crianças como devem interagir com o peludinho.
  • Leve o coelho frequentemente ao veterinário.

Viu quanta coisa interessantes sobre os coelhos? Não se esqueça: muito amor e carinho são a chave para o peludo se sentir confortável e seguro. E, também, se você quer oferecer ainda mais conforto para o seu animal de estimação, confira os melhores produtos para coelhos no site, app ou nas lojas físicas da Cobasi!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário