Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho sente frio? Cuidados essencial com o pet no inverno

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho sente frio

Tutor, não se deixe enganar. Por mais que sejam animais peludinhos, cobertos por uma pelagem densa, o coelho sente frio. Nesta época do ano, quando as temperaturas estão mais baixas, é preciso ter bastante atenção sobre o que fazer para garantir que o seu coelho não passe frio. 

Neste artigo mostramos como cuidar de um coelho nos dias mais frios do ano, explicando os sintomas que vão ajudar você a detectar se o seu pet precisa de aquecimento e o que fazer em cada caso. Confira!

Como saber se o coelho está com frio?

Apesar da origem dos coelhos ser bastante discutida, acredita-se que os peludinhos tem um pé, ou melhor, uma pata da Europa, onde as temperaturas são baixas. Apesar de serem capazes de tolerar o frio, por conta da proteção natural da pelagem, durante o inverno, os tutores dos orelhudos precisam ficar atentos, pois coelhos com frio podem desenvolver problemas respiratórios e outros agravantes à saúde. 

No inverno, os pelos dos coelhos ficam mais espessos, o que ajuda a manter a temperatura corporal. Inclusive, uma outra curiosidade é que as orelhas do pet funcionam como uma espécie de termômetro, para regular a temperatura, então no frio elas podem ficar geladas. Mas, isso não significa necessariamente que o seu animal de estimação está com frio. 

Para isso, existem outros sinais sobre como saber saber se o coelho está com frio

  • Dificuldade respiratória;
  • Letargia;
  • Movimentos lentos;
  • Tremores.

Esses sintomas acontecem quando o coelho é submetido a temperaturas muito baixas. Em casos mais graves, se não receber os cuidados necessários, o bichinho pode entrar num quadro de hipotermia, o que gera outros agravantes, como: falta de apetite, redução da frequência cardíaca, desmaios e doenças respiratórios, um exemplo comum é a pasteurelose.

Coelho sente frio: cuidados com o seu pet no inverno

Quer saber o que fazer para o coelho não sentir frio? Separamos algumas dicas essenciais e fundamentais para proteger seu coelho no frio. 

Qual é a temperatura ideal para um coelho?

Como primeira etapa de cuidados, é importante saber a temperatura ideal para criar o seu coelho. Embora essa seja uma questão que possa variar de acordo com a espécie do animal, geralmente a temperatura ideal gira em torno de 17 ºC a 21 ºC e a umidade relativa de 40% a 60%.

coelhos sentem frio
Apesar de serem capazes de tolerar o frio, os coelhos domésticos demandam cuidados específicos no inverno.

Vale ressaltar que os coelhos são mais sensíveis ao calor que ao frio. Portanto, dependendo da região onde você mora é preciso ter atenção com a chegada do inverno, mas também com ambientes muito quentes.

Para os dias frios, evite superaquecer a casa, como também atenção para não deixar o pet em lugares abertos onde passam correntes de ar. Já para os dias quentes, não exagere no uso do ar-condicionado e ventiladores. De forma equilibrada e consciente você conseguirá garantir o bem-estar do seu amigo.

Abrigue o coelho em locais quentinhos e protegidos do frio

Nesta época do ano, mantenha o seu coelho dentro de casa. Mesmo que você deixe ele brincar em ambientes abertos (quintal, jardim, garagem, varanda), essa é uma fase de criar um abrigo protegido do vento, umidade e chuva. Se for um costume deixá-lo em locais externos, prefira fazer somente de dia.

Tudo bem, mas como criar um abrigo para coelho? É simples, escolha o lugar onde a gaiola vai ficar. Dicas: à noite a temperatura cai muito, então fica inviável para o pet. Não é recomendado colocar utensílios dentro da gaiola, como cobertas, pois eles podem fazer xixi. Mas, em dias muito frios, pode colocar um manto por cima, que vai ajudar a proteger seu amigo.

Além disso, em hipótese nenhuma, NĀO use roupas no coelho, isso é altamente prejudicial a saúde e bem-estar do animal. Visto que ele vai se sentir incomodado e tentará roer o acessório. Em casos mais graves, a utilização poderá causar obstrução intestinal e até mesmo causando o óbito. 

Evite deixar o coelho em contato direto com o piso frio 

coelho no frio

Sabemos muito bem que no frio o chão fica gelado. Então, para proteger seu pet desse contato direto, forre o espaço com tatames, placas de EVA ou carpete. Nesse cuidado, o tutor só precisa observar com atenção se o seu animal de estimação não vai comer o tecido. 

No inverno os coelhos comem um pouco mais

Chega nessa época do ano, você pode notar que o seu coelho está comendo mais. Até aí tudo normal, o organismo dos orelhudos demandam de energia e nutrientes para estabilizar o metabolismo e manter a temperatura corporal, essencial para combater o frio. Então, boas quantidades de feno vão ajudar.

Pronto, agora você sabe que coelho sente frio e quais os principais sinais para identificar que as temperaturas baixas estão afetando seu pet. Como também, sabe como proteger seu coelho no frio. Ficou alguma dúvida, deixe nos comentários e até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário