Coelho tremendo: o que fazer para acalmar

Compartilhar:


coelho no gramado
Qual pode ser a causa para coelhos tremendo?

Será que o coelho tremendo está por frio? Essa é uma pergunta comum dos tutores desses animais quando percebem que seu pet está tremendo. No entanto, os coelhos têm origem europeia e não são friorentos. Por isso, o frio não é a principal causa de um coelho estar tremendo muito, principalmente aqui no Brasil, onde a temperatura se mantém amena na maior parte do tempo. 

Vale considerar que os tremores representam tanto felicidade como também algumas doenças. Sendo assim, vale observar de perto seu pet. Saiba mais! 

Se não é frio, ele está doente?

O hábito de tremer para os coelhos pode representar diferentes causas, inclusive não patológicas. Eles podem tremer, por exemplo, quando estão muito empolgados e felizes. Além disso, é comum que durante o sono eles também apresentem alguns tremores mais leves. 

Portanto, são tremores naturais e, principalmente, pontuais. Ou seja, não é necessária nenhuma preocupação dos tutores. 

E quando os tremores representam doenças?

Quando os tremores estão mais fortes, persistem por períodos mais longos e ainda vêm acompanhados de outros comportamentos não naturais, é o momento de avaliar. Principalmente quando mesmo os tremores leves estão acompanhados de situações como:

  • falta de apetite;
  • dificuldades respiratórias;
  • insônia;
  • dentes rangendo;
  • gemidos;
  • alteração na postura. 

Na melhor das hipóteses, o ideal é procurar o quanto antes um médico-veterinário especializado em animais silvestres. 

Esse profissional poderá analisar com propriedade o caso e, portanto, diagnosticar o que está levando o animal aos tremores, indicando o tratamento adequado. 

Quais são as doenças que os tremores podem representar?

Infelizmente, para além dos motivos como felicidade e empolgação, os tremores podem ser estimulados por doenças graves. Confira algumas delas a seguir.

  • Intoxicação alimentar: quando os animais são acostumados a viver soltos pela casa, eles podem ingerir substâncias tóxicas. Por exemplo, materiais de limpeza, medicamentos, plantas, entre outros. Essa ingestão pode causar intoxicação, vômitos, tremores e outros sintomas;
  • Otite e outras inflamações: as orelhas caídas são uma marca registrada dos coelhos, no entanto, esse charme pode esconder algumas inflamações sérias como a otite – uma inflamação no canal auditivo. Essa doença também causa pequenos tremores e é comum que os coelhos acometidos por ela balancem a cabeça com muita frequência. 
  • Estresse: quem acredita que estresse é só coisa de humanos, está enganado. Afinal, isso também pode acometer os animais. No caso dos coelhos, o estresse mais comum é o crônico, que pode ser desenvolvido em momentos de perigo ou provocado por excesso de estímulos. Os coelhos estressados também tremem muito e ainda podem apresentar dificuldade respiratória. 
coelho de orelhas baixas
Sempre que necessário, procure um veterinário

Qual o remédio contra os tremores?

Primeiramente, nós sabemos que, quando o nosso pet está doente, é normal querermos ajudá-lo o quanto antes, certo? Mas a automedicação nunca é uma boa escolha. Assim como em nós, humanos, a medicação deve ser receitada por um profissional. Afinal, ao invés de ajudar, um medicamento sem prescrição pode piorar o quadro.
Invista em cuidados para prevenir doenças, garantindo ao seu pet uma vida de qualidade, com alimentação saudável e rica em proteínas. Além disso, uma caminha confortável, brinquedos para a saúde mental e, claro, muito amor e carinho. Eles merecem!

Gostou desse post? Leia mais sobre outros pets em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário