Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Castração de coelhos: Descubra porque ela é importante!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho fazendo para castração
Castrar coelhos ajuda a prevenir doenças do animal.

A castração de coelhos é um assunto que faz parte do cotidiano dos tutores, desde os novatos até os mais experientes. Por causa disso, nós vamos contar tudo o que você precisa saber sobre o tema antes de decidir sobre a sua realização ou não. Confira!

Por que castrar coelho?

Castrar um coelho é indicado por dois motivos. O primeiro é a prevenção de doenças e alguns comportamentos mais agressivos. O segundo, diz respeito à reprodução do coelho, pois eles procriam muitas vezes durante o ano em ninhadas que variam de 4 a 10 filhotes.

O ciclo reprodutivo dos coelhos funciona da seguinte maneira: tanto o macho quanto a fêmea atingem a maturidade por volta dos seis meses de idade. A partir daí, a gestação tem a duração estimada em um mês, com a fêmea estando apta a engravidar novamente logo após dar à luz.

Em virtude disso, se você é um tutor que deseja ter, no máximo, um casal em casa, é recomendado realizar a castração. O momento mais indicado pelos especialistas é logo após o animal atingir a maturidade sexual.

Os benefícios de castrar um coelho macho

família de coelhos comendo
Castrar coelhos evita gravidez indesejada.

Castrar um coelho macho traz uma série de benefícios, inclusive para o animal de estimação. Coelhos não castrados tendem a ter um comportamento mais agressivo em relação aos outros animais, além de urinar pela casa para marcarem o seu espaço. Afinal de contas, assim como os gatos, eles são extremamente territorialistas.

Ao realizar a castração de coelhos machos, o tutor acaba inibindo a agressividade do animal. Na prática isso os deixa mais calmos, sendo ideal para quem tem outros animais ou crianças pequenas em casa.

Os benefícios de castrar um coelho fêmea

Além de deixar as fêmeas com um comportamento mais tranquilo, a castração das coelhas também gera ótimos benefícios à saúde. Por exemplo, ao castrar uma fêmea, o tutor previne que ela tenha infecções e doenças no ovário, útero e mamas. A prática também impede a chamada gravidez psicológica.  

Como é a castração de coelhos?

A castração de coelhos é uma prática bastante simples e segura, que deve ser realizada apenas por médico-veterinário especializado na espécie. A cirurgia consiste na remoção do órgão reprodutor do animal, sendo os testículos em machos e tubas uterinas, ovário e óvulos em coelhos fêmeas.

Todo o processo de castração consiste em períodos pré e pós operatórios e a cirurgia em si. Já que é preciso avaliar as condições de saúde do animal e garantir a sua pronta recuperação.

Cuidados antes da castração do coelho

Antes da realização da cirurgia, alguns cuidados devem ser tomados para preservar a saúde do animal de estimação. Os mais comuns são:

  • exame de sangue para avaliar o quadro clínico do pet;
  • deixar o animal de jejum duas horas antes do procedimento;
  • transporte o pet com cuidado até a clínica para não deixá-lo tenso.

O que fazer após a cirurgia?

Assim como os cuidados durante o pré-operatório são essenciais para garantir o sucesso do procedimento, o pós-operatório exige uma atenção especial por parte do tutor. Os itens que precisam de atenção são:

  • deixe a gaiola limpa e aquecida para que ele possa descansar;
  • escolha um local seguro e tranquilo para que ele possa relaxar;
  • ofereça ração e hidratação fresca para o animal;
  • siga corretamente as orientações sobre o uso de medicamentos;
  • use roupas cirúrgicas no pet para proteger os pontos da operação.

Ficou com alguma dúvida sobre castração de coelhos? Deixe a sua pergunta nos comentários que iremos responder.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário