Iguana: um pet fora do comum

4 de março de 2021

Répteis
Duas iguanas no lago

A Iguana é um animal de estimação considerado exótico. Elas costumam ser calmas e passar horas em seus terrários, o que faz muita gente acreditar que elas são animais de estimação fáceis de cuidar. 

No entanto, não é exatamente assim. Para que a iguana tenha qualidade de vida, alguns cuidados devem ser tomados.

Cuidados com a Iguana

Pode parecer muito simples ter uma Iguana de estimação. Porém, é importante saber que esses animais exigem alguns cuidados específicos com a temperatura, alimentação, habitat, que são fundamentais para que ela viva em perfeitas condições.

Temperatura ideal para a Iguana

As Iguanas são répteis, portanto, são animais de sangue frio e que necessitam de aquecimento para manter sua temperatura corporal estável. 

Colocar uma pedra de calor ou uma fonte de luz no terrário é uma boa forma de manter esses animais aquecidos. A temperatura ideal para a Iguana está entre a temperatura de seu habitat na natureza, ou seja, entre 26° e 30°C. 

Além disso, é importante o terrário receber a luz solar de vez em quando, com o cuidado para não aquecer demais. Para isso, ele pode ser colocado próximo de uma janela ou do lado de fora da casa para tomar o sol da manhã.

Alimentação

A Iguana é um animal herbívoro, ou seja, elas se alimentam de plantas. Elas adoram folhas escuras, couve, espinafre, beterraba. As frutas e legumes também estão liberadas

Além disso, é possível suplementar a dieta da Iguana com alimentos especiais para a espécie. Esses alimentos são grânulos que podem ser misturados aos vegetais. 

Como alimentar um filhote de Iguana?

Como já dissemos, a Iguana é uma animal herbívoro. No entanto, quando jovem, sua alimentação pode ser um pouco diferente do que a da Iguana adulta.

As Iguanas jovens devem se alimentar diariamente, isso garantirá que ela ganhe os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento para a vida adulta. Além disso, durante esse período da vida, é comum elas se alimentarem de pequenos insetos, especialmente se elas viverem na natureza. 

quando adulta, ela deve se alimentar a cada dois ou três dias e possuir uma alimentação 

Obrigatoriamente a base de vegetais, podendo suplementar com produtos específicos para elas, isso colabora para o aumento da sua expectativa de vida. 

Como montar um terrário para Iguana

Mulher com iguana de estimação

Assim como todo animal de estimação, as iguanas também precisam de um local específico para viver. Por isso é muito importante montar o terrário adequado para que ela se sinta confortável

A iguana pode chegar a medir até 2 metros de comprimento, além disso, ela possui uma cauda gigantesca. Por isso, é importante escolher o tanque do tamanho adequado para que ela viva confortavelmente. 

O ideal, é que o terrário receba luz solar, ou possua a temperatura agradável para o animal. Para isso, é possível utilizar as lâmpadas para aquecer aquário ou pedras de calor. Além disso, é importante colocar um substrato no fundo do terrário, que pode ser de madeira ou plástico. 

Alguns objetos onde a Iguana possa subir, se esconder e brincar é fundamental. Além disso, é possível colocar algumas plantas, como forma de criar uma réplica reduzida de seu habitat natural. 

Gostou desse conteúdo? Acesse mais em nosso blog: