Iguana: saiba tudo sobre o réptil e como ter um de estimação

Compartilhar:


Duas iguanas no lago

A iguana é um animal de estimação considerado exótico, afinal, dificilmente você vê um por aí e ela está fora do seu habitat natural. Elas costumam ser calmas e passar horas em seus terrários, a sua casa, o que faz muita gente acreditar que elas são animais de estimação fáceis de cuidar. 

No entanto, não é exatamente assim. Para que a iguana tenha qualidade de vida, alguns cuidados devem ser tomados. Conheça o comportamento desse réptil, sua alimentação e o que você precisa considerar antes de ter um exemplar.

Qual a origem da iguana?

O animal está por toda a América, e seu nome vem do latim, que nada mais é que lagarto. Este é um bichinho que gosta de lugares tropicais e adoram áreas florestais, onde encontram sua alimentação e também diversas árvores para subir e andar. E sim, uma das incríveis habilidades do réptil é escalar troncos para procurar pequenos insetos.

Como faço para ter um réptil de estimação?

Antes de mais nada, é fundamental saber que a captura ilegal ainda é um grande problema para esses répteis. Sendo assim, se realmente quiser um exemplar, é crucial procurar um criadouro de confiança e legalizado pelo IBAMA. É obrigação do local oferecer qualidade de vida e bem-estar para o animal, além de garantir o microchip para acompanhamento do mesmo.

Quais as principais características da iguana?

No Brasil, a mais comum das espécies é a iguana verde, que chega a ter 1 metro e 80 centímetros. Ela é um animal herbívoro, que vive até 15 anos, e suas principais cores são o verde e o marrom. O corpo desse pet é bem diferente, visto que tem uma crista repleta de espinhos que desce por seu dorso e vai até o rabo, e uma pele escamada.

Agora, em relação ao sexo do bichinho, é possível identificar uma iguana fêmea pelo tamanho do seu papo e crista, que são menores. Outro ponto é a cauda, que é mais fina e a cabeça menor. O sexo é aparente após um ano de idade, momento que o animal fica em torno de 23 centímetros de comprimento. 

O que as iguanas comem?

Uma iguana de estimação possui hábitos alimentares diferentes que aquelas que vivem na natureza, inclusive existem rações específicas para iguanas, por exemplo. Porém, a dieta do pet também inclui frutas, legumes e folhas escuras como petiscos.

Um fato curioso é que as iguanas precisam de mais comida quando filhotes e de refeições diárias. Já na fase adulta, a frequência diminui. Contudo, é importante alinhar a dieta do seu bichinho com um médico veterinário especialista em animais exóticos.

É legal ter um animal exótico?

Mulher com iguana de estimação

Já parou para pensar se a iguana morde ou tem um comportamento calmo quando é domesticada? Pois saiba que esse animal é bem tranquilo. Bem diferente de uma companhia tradicional, como um cachorro ou gato, o réptil não é tão adepto de carinho. Por isso, é importante iniciar um processo de adaptação desde o começo, assim seu novo companheiro vai ganhando confiança em você.

Além disso, tente reproduzir ao máximo o habitat natural dele. Dessa forma o pet se sentirá à vontade. As iguanas costumam ficar mais calmas com o passar dos anos. Apenas em momentos de estresse e insegurança elas se tornam um pouco agressivas, usando até a cauda como uma forma de chicote e defesa. Aliás, este não é um animal interessante para crianças por conta dos cuidados necessários e a delicadeza na hora da interação.

Cuidados com a Iguana

Pode parecer muito simples ter um animal iguana em casa. Porém, é importante saber que esses animais exigem alguns cuidados específicos com a temperatura, alimentação, habitat, que são fundamentais para que ela viva em perfeitas condições.

No momento de decidir a criação de uma iguana em casa, vale a pena colocar no papel possíveis gastos, o tempo que você terá disponível para o animal e inclusive considerar as visitas frequentes ao veterinário.

Temperatura ideal para o terrário

As iguanas são répteis, portanto, são animais de sangue frio e que necessitam de aquecedores para réptil para manter sua temperatura corporal estável

Por isso, colocar uma pedra de calor ou uma fonte de luz, como a ultravioleta, no terrário, é uma boa forma de manter esses animais aquecidos. Sem contar que esses animais precisam de bastante exposição solar para o devido metabolismo do cálcio e vitamina D. No geral, a luz deve permanecer ligada por pelo menos 12 horas. Inclusive, leve em consideração que este é um bichinho diurno.

Falando sobre a temperatura ideal para a iguana, ela está entre 26° e 30°C, próximo do seu habitat natural. Além disso, a umidade também deve ser controlada, assim como a frequência de manutenção do terrário para evitar doenças transmissíveis, entre elas, a salmonelose. 

Por fim, é importante o terrário receber a luz solar de vez em quando, com o cuidado para não aquecer demais. Para isso, ele pode ser colocado próximo de uma janela ou do lado de fora da casa para tomar o sol da manhã.

Como montar um terrário para Iguana

Assim como todo animal de estimação, as iguanas também precisam de um local específico para viver. Por isso é muito importante montar o terrário adequado para que ela se sinta confortável. 

A iguana pode chegar a medir até 2 metros de comprimento, além disso, ela possui uma cauda gigantesca. Desta forma, é importante escolher o tanque do tamanho próprio para que ela viva confortavelmente.

O ideal é colocar um substrato no fundo do terrário, que pode ser de madeira ou plástico. Alguns objetos onde a iguana possa subir, como troncos de árvores, se esconder e brincar devem ser considerados. Além disso, é possível colocar algumas plantas, como forma de criar uma réplica reduzida de seu habitat natural. 

Viu só? Pode ser bem divertido e interessante ter uma iguana em casa. Entretanto, sempre se lembre que é uma vida em suas mãos. Isto é, você será responsável por oferecer conforto, segurança e bem-estar para este pequeno. Em compensação, com certeza ele demonstrará sua gratidão e amor através de pequenas atitudes, como se sentir à vontade perto de você.

Gostou desse conteúdo? Acesse mais em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário