Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Iguana: saiba tudo sobre o réptil e como ter um de estimação

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Duas iguanas no lago

A iguana é um animal de estimação considerado exótico que costuma ser calmo e que gosta de passar horas no terrário, o que faz muita gente acreditar que elas são pets fáceis de criar. Mas, será que é isso mesmo?

No entanto, não é exatamente assim. Para que a iguana tenha qualidade de vida, existem cuidados específicos que devem ser tomados. Conheça o comportamento desse réptil, características, alimentação e o que você precisa considerar antes de levar uma iguana para casa.

Quais as principais características da iguana?

As iguanas pertencem à Família Iguanidae, que tem cerca de 35 espécies ao redor do mundo. No Brasil, é registrado apenas uma espécie, a Iguana iguana.

Com uma coloração mesclada entre verde e marrom, a iguana tem hábitos arborícolas (que vivem nas árvores), saindo do seu habitat vez ou outra apenas para tomar sol. Com uma cauda que pode representar até dois terços do comprimento total do seu corpo, esse animal está na lista de répteis de maior porte da América do Sul. 

Apesar de ser um animal que não apresenta grandes riscos de extinção, atualmente as duas maiores ameaças à sua sobrevivência são a perda do habitat e o comércio ilegal.

Iguana-verde: a espécie mais escolhida como animal de estimação

iguana-verde
Iguana Iguana

Também conhecida como iguana-comum, essa é a espécie mais conhecida e escolhida como animal de estimação.

Podendo atingir até 2 metros, esse é um animal herbívoro que pode viver até 15 anos. O corpo desse pet é bem diferente, visto que tem uma crista repleta de espinhos que desce por seu dorso e vai até o rabo com uma pele escamada.

Confira a ficha técnica da Iguana

Nome Científico:Iguana iguana
Família: Iguanidae
Ordem: Squamata
Distribuição Geográfica: Norte do Brasil. América Central, região central do México até o Paraguai.

Iguana: como faço para ter um réptil de estimação?

Pode parecer muito simples ter uma iguana em casa. Porém, é importante saber que esses animais exigem alguns cuidados específicos com a temperatura, alimentação e habitat, que são fundamentais para que ela viva em perfeitas condições.

No momento de decidir a criação de uma iguana em casa, vale a pena colocar no papel possíveis gastos, o tempo que você terá disponível para o animal e inclusive considerar as visitas frequentes ao veterinário. Para te ajudar nesse processo de adaptação, separamos algumas informações valiosas. Confira!

Comportamento

Já parou para pensar se a iguana morde ou tem um comportamento calmo quando é domesticada? Saiba que esse animal é bem tranquilo. Bem diferente de uma companhia tradicional, como um cachorro ou gato, o réptil não é tão adepto de carinho.

Uma dica é tentar reproduzir ao máximo o habitat natural dele. Dessa forma o pet se sentirá à vontade. As iguanas costumam ficar mais calmas com o passar dos anos. Apenas em momentos de estresse e insegurança elas se tornam um pouco agressivas, usando até a cauda como uma forma de chicote para se defender. Aliás, este não é um animal interessante para crianças por conta dos cuidados necessários e a delicadeza na hora da interação.

Alimentação

Uma iguana de estimação possui hábitos alimentares diferentes daquelas que vivem na natureza, inclusive existem rações específicas para iguanas. Porém, a dieta desse pet também permite a inclusão de frutas, legumes e folhas escuras como enriquecimento alimentar.

Um fato curioso é que as iguanas precisam de mais comida quando filhotes e de refeições diárias. Já na fase adulta, a frequência diminui, sendo necessário comer a cada dois ou três dias. Contudo, é importante alinhar a dieta do seu bichinho com um médico-veterinário especialista em animais exóticos.

Saiba como montar um terrário para Iguana

Assim como todo animal de estimação, as iguanas também precisam de um local específico para viver. Por isso é muito importante montar o terrário adequado para que ela se sinta confortável.

Mulher com iguana de estimação

Por exemplo, escolha o tanque de acordo com o tamanho do animal, isso é fundamental para que ela viva confortavelmente. Se tiver dúvidas sobre qual a ideal, visite uma das lojas da Cobasi, que o nosso time de colaboradores especializados vai te orientar sobre como montar terrário para iguana.

O ideal é colocar um substrato no fundo do terrário, no seu habitat natural, esse réptil é acostumado com terreno desértico. Então, adicionar um substrato fino, marrom e seco pode facilitar a adaptação do pet com o espaço.

Alguns objetos onde a iguana possa subir, como troncos de árvores, se esconder e brincar como troncos de árvores não podem faltar no terrário. Além disso, é possível colocar algumas plantas, como forma de criar uma réplica reduzida de seu habitat natural.

Temperatura ideal para o terrário

Como são répteis, são animais de sangue frio e que necessitam de aquecedores para manter sua temperatura corporal estável.

Por isso, colocar uma pedra de calor ou uma fonte de luz, como a ultravioleta, no terrário, é uma boa forma de manter esses animais aquecidos. Sem contar que as iguanas precisam de bastante exposição solar para o devido metabolismo do cálcio e vitamina D.

No geral, a luz deve permanecer ligada por pelo menos 12 horas. Inclusive, leve em consideração que este é um bichinho diurno. Então, falando sobre a temperatura ideal para a iguana, o ideal é entre 26° e 30°C, próximo do seu habitat natural.

Iguana

Além disso, a umidade também deve ser controlada, assim como a frequência de manutenção do terrário para evitar doenças transmissíveis, como a salmonelose.

Por fim, é importante o terrário receber a luz solar de vez em quando, com o cuidado para não aquecer demais. Para isso, ele pode ser colocado próximo de uma janela ou do lado de fora da casa para tomar o sol da manhã.

3 curiosidades sobre a iguana

Qual a origem da iguana?

O animal está presente em toda a América e seu nome vem do latim, que significa lagarto. Este é um bichinho que gosta de lugares tropicais e adoram áreas florestais, onde encontram sua alimentação e também diversas árvores para subir e andar. E sim, uma das incríveis habilidades do réptil é escalar troncos para procurar pequenos insetos.

Como saber se iguanas são macho ou fêmea?

Em relação ao sexo do bichinho, é possível identificar uma iguana fêmea pelo tamanho do seu papo e crista, que são menores. Outro ponto é a cauda, que é mais fina e a cabeça menor. O sexo é aparente após um ano de idade, momento que o animal começa a se desenvolver.

Como ter uma iguana?

Antes de mais nada, é fundamental saber que a captura ilegal ainda é um grande problema para esses répteis. Sendo assim, se realmente quiser um exemplar, é crucial procurar um criadouro de confiança e legalizado pelo IBAMA. É obrigação do local oferecer qualidade de vida e bem-estar para o animal, além de garantir o microchip para acompanhamento do mesmo.

Quer saber mais? Na TV Cobasi tem um conteúdo exclusivo sobre o universo dos répteis. Aperte o play e confira!

Viu só? Pode ser bem divertido e interessante ter uma iguana em casa. Entretanto, sempre tenha em mente que é uma vida em suas mãos. Isto é, você será responsável por oferecer conforto, segurança e bem-estar para este bichinho. Em compensação, com certeza ele demonstrará sua gratidão e amor através de pequenas atitudes, como se sentir à vontade perto de você.

Gostou desse conteúdo? Se você for tutor de iguana ou está pensando em ser, deixe um comentário e ajude outros apaixonados por esse animal.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Davidson Carlos disse:

    Gostaria de ter uma iguana legalizado

  2. joaquim barbosa bernacki disse:

    EU TAMBEM GOSTARIA DE TER UMA IGUANA MUITO LEGAL
    E VAI SER COMPRADO LEGALMENTE!

  3. Evelin disse:

    Gostaria de ter uma iguana legalizada

Deixe o seu comentário