Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Répteis: tudo o que você precisa saber

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Iguana é um dos répteis domésticos

Os répteis são uma boa opção de animal de estimação para aquele tutor que deseja ter um pet um pouco diferente. Por isso, nós preparamos um guia com tudo o que você precisa saber para ter um desses animais em casa.

Répteis e suas características

O primeiro passo para você que deseja ter um réptil é conhecer mais sobre esses animais e suas principais características. Isso será importante na hora de escolher qual deles você irá escolher para levar para casa.  

A palavra réptil que define todas essas classes de animais vem do latim reptare e significa literalmente rastejar. E essa é a principal característica que une lagartos, serpentes, crocodilos, jacarés, tartarugas e jabutis, além da cobertura de escamas que ajuda na proteção do corpo deles.

Conheça os principais tipos de répteis brasileiros

Agora que você já conhece os aspectos gerais sobre os répteis, que tal olhar cada um deles mais de perto? Conheça os nomes e as características marcantes de cada tipo de réptil. Com certeza isso vai ajudar na escolha do seu animal de estimação.

Tartarugas (Quelônios)

Os Quelônios, conhecidos popularmente como tartarugas, são subdivididas entre terrestres e aquáticas. De acordo com Cláudio Soares, biólogo da Educação da Corporativa da Cobasi, “As aquáticas necessitam de um terrário com água e uma área de recuo seca, em geral uma plataforma de descanso. Já os terrenos para as terrestres possuem áreas planas e com toca”, disse.

Squamata (cobras e lagartos)

Nessa categoria se encontram os répteis com escamas, sendo constituída por lagartos e as várias espécies de cobras. Alguns tipos de cobras como a Jiboia ou a Cobra de Milho são ótimas e seguras opções de répteis de estimação seguros.

Como escolher um réptil de estimação?

quantos anos vive uma tartaruga bem cuidada

Escolher um réptil de estimação não é tão simples assim. Diferente dos tradicionais cachorros, gatos, pássaros e roedores, esse tipo de animal requer um olhar muito mais criterioso. Por exemplo, questões como a diferença entre as espécies, a rotina da casa e os gastos com manutenção e saúde devem ser bem avaliados. Confira cada um desses quesitos.

São animais diferentes dos tradicionais

Para o biólogo da Educação Corporativa da Cobasi, “Répteis são animais de cuidados bem peculiares, isto é, diferem dos cuidados com animais tradicionais que conhecemos. Portanto, o mais importante no momento da escolha é compreender que os cuidados com esses bichos podem parecer estranhos no primeiro momento, mas são relativamente simples”, disse.

As diferentes espécies

Um ponto importante a se considerar é a diferença entre as espécies. Segundo Cláudio, alguns répteis são aquáticos e outros terrestres; alguns necessitam de muitos espaços, outros espaços menores. Essas diferenças são consideráveis ao se tratar de como o tutor vai querer interagir com esse animal”, contou.

Rotina da casa e manutenção

Além das necessidades de cada espécie de réptil, o futuro tutor precisa levar em conta a rotina dos habitantes da casa e os custos com alimentação, remédio e manutenção do ecossistema do pet. Afinal de contas, ele precisa se sentir confortável e protegido.

Cuidados necessário ao adotar um réptil de estimação

Bem, após levar em conta todos os quesitos antes de escolher o seu animal de estimação e está decidido a levar um réptil para casa? Então, conheça os cuidados necessários para que ele tenha o melhor ambiente para crescer.

Crie o ambiente correto para o animal escolhido

Para Claudio Soares, “primeiro cuidado é em oferecer um ambiente que seja ideal à espécie escolhida. Por isso, é indicado recintos, como terrários, que sejam específicos para cada característica comportamental e de origem de cada espécie”. E continua.

Esses recintos levam em consideração aspectos como temperatura, já que répteis são animais ectotérmicos, ou seja, dependem da temperatura do ambiente para regular a temperatura corpórea. Exposição luminosa, já que répteis utilizam a luz para sintetização do cálcio”, completa.

Atenção com a alimentação

Os répteis são espécies que precisam de uma alimentação bem restritiva, conforme demonstra Cláudio “É importante saber sobre as características alimentares e observar se o animal se alimenta regularmente. Afinal, uma alimentação balanceada promove longevidade e saúde”, confirmou.

Você está pensando em adorar um réptil de estimação? Diga para gente qual desses animais você levaria para casa.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário