Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quer saber a diferença entre jacaré e crocodilo? Confira!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
diferença entre jacaré e crocodilo

Muitas pessoas acham que é impossível diferenciar jacarés e crocodilos, isso porque eles são muito semelhantes. Contudo, ao analisar de perto esses répteis, é possível perceber que existe diferença entre jacaré e crocodilo. Na verdade, elas são grandes e marcantes.

É possível notar que as principais diferenças entre crocodilos e jacarés são o formato do focinho e a disposição das presas entre essas espécies. Mas ficou curioso e quer saber mais? Então siga com a gente neste artigo!

Principais características dos crocodilos

O crocodilo faz parte da família Crocodylidae, e há espécies que vivem em água doce ou salgada. No Brasil, não existem crocodilos, portanto, todos os répteis desse tipo que existem aqui são jacarés. Crocodilos são animais muito mais comuns em três continentes: África, Ásia e Oceania.

Uma das principais características desses animais é o quarto dente de cada lado do maxilar inferior, que permanece visível até mesmo quando o animal está com a boca fechada. Além disso, o crocodilo tem os dentes inferiores e superiores alinhados. Outro destaque ao analisar os crocodilos é o focinho desse animal, que é afilado e alongado, diferente dos jacarés. 

diferença entre jacaré e crocodilo

Conheça um pouco sobre os jacarés

O jacaré é um animal da família Alligatoridae e vive somente em ambientes de água doce. No Brasil, existem seis espécies diferentes de jacaré, e essa característica torna o país o maior em diversidade de crocodilianos do mundo. 

Os jacarés que existem aqui no nosso país são: jacaré-açu ou jacaré-gigante (Melanosuchus niger); jacaretinga (Caiman crocodilus); jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus e Paleosuchus palpebrosus); jacaré-do-pantanal (Caiman yacare), jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris). 

Um fato importante é que o quarto dente de cada lado do maxilar inferior, diferente dos crocodilos, só fica visível quando o animal abre a boca. Além disso, os dentes inferiores e superiores dos jacarés não são alinhados, e esse enorme réptil possui o focinho mais largo e arredondado, quando comparado com os crocodilos. 

Conheça a principal diferença entre jacaré e crocodilo

O crocodilo tem um visual mais assustador do que o jacaré. Isso porque, além do dente aparente, os crocodilos são animais mais ferozes e ativos.  No entanto, o quarto dente inferior que fica constantemente para fora é uma das principais características que ajudam a fixar essa imagem no imaginário popular.

Apesar de serem animais da mesma ordem, a Crocodylia, eles são de famílias diferentes. Como vimos, o jacaré faz parte da Alligatoridae, enquanto os crocodilos são da família Crocodylidae. 

Além disso, de maneira geral, os crocodilos costumam ser maiores. Isso porque eles podem variar de 2 a 7 metros de comprimento, enquanto os jacarés podem medir entre 1,5 a 4,5 metros, variando de acordo com a espécie.

Outra característica importante é que os cascos dos crocodilos são extremamente duros e resistentes. Já os jacarés contam com uma membrana natatória entre os dedos das patas traseiras.

Outra curiosidade é que, assim como as aves, os membros da ordem Crocodylia são os parentes mais próximos dos dinossauros. Isso porque os primeiros animais dessa ordem surgiram há aproximadamente 80 milhões de anos!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário