Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Animais do Pantanal: conheça algumas espécies que vivem por lá

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
animais do pantanal

O Pantanal é um bioma brasileiro localizado na Bacia do Alto Paraguai e ocupa uma área de 210 mil quilômetros quadrados. A região é uma planície inundável influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai.  Entre tantas belezas, os animais do Pantanal merecem destaque.

O bioma está presente em apenas dois estados brasileiros: no Mato Grosso, ocupa 7% do território, e no Mato Grosso do Sul, 25%. Também abrange áreas na Bolívia e no Paraguai. Embora a vida animal do Pantanal seja em grande parte proveniente do cerrado, ela também recebe influências da fauna amazônica. 

Patrimônio Natural da Humanidade

A fauna e a flora locais são conhecidas por sua extrema beleza e abundância. É a maior área úmida do mundo, destacando-se como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, reconhecido pela Unesco.

No Pantanal, existem pelo menos 4.700 espécies de animais e plantas. São 3.500 plantas, divididas entre árvores e vegetações aquáticas e terrestres. Entre os animais do Pantanal, há peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Infelizmente, algumas das espécies correm risco de extinção, como a ariranha, a arara-azul e o jabuti do cerrado.  

A grande diversidade de animais está ligada ao ciclo de inundações. Isso porque, nessa região, grandes áreas ficam alagadas por períodos que variam entre 6 e 12 meses. No entanto, no período da seca, muitos vertebrados procuram a região em busca dos alimentos trazidos pelas águas nas fases de enchente. Há também os animais migratórios, que vão em busca de abrigo para se reproduzirem. 

Há poucos animais endêmicos, ou seja, originários do Pantanal. Uma explicação para isso é que o regime de descida e subida do nível das águas favorece espécies adaptadas a vários tipos de locais.

Quais são os principais animais do Pantanal?

O tuiuiú (Jabiru micteria) é a ave símbolo do Pantanal. Ele chega a ter mais de 2 metros de comprimento com as asas abertas. A ave pode ser encontrada em todo o bioma. No entanto, é mais avistada nas áreas de savana, como o campo e o cerrado. Tem característica migratória, e aparece com mais frequência entre abril e dezembro.

animais do pantanal

No Pantanal, também mora a onça-pintada (Panthera onca), nada menos do que o maior felino das Américas. No entanto, o animal não é exclusividade da região e aparece em quase todos os biomas brasileiros, com exceção do Pampa. De pelagem amarelo-dourado, tem pintas pretas na cabeça, no pescoço e nas patas.  A onça-pintada caça animais silvestres, por exemplo, capivaras e jacarés. Devido ao fato de ela estar no topo da cadeira alimentar, sua presença indica a existência de áreas com um bom nível de conservação, ou seja, com uma boa saúde ambiental. 

O jacaré-do-Pantanal, o jacaré-comum e o jacaré-do-papo-amarelo são os principais jacarés encontrados por lá. Essas espécies podem chegar até os três metros de comprimento e viver até os 50 anos. A alimentação desses animais tem como base os peixes, insetos, aves e mamíferos.

Cobras, capivaras, lagartos e tamanduás também são animais comuns no Pantanal. A jararaca, a sucuri e a jiboia são os tipos de cobras mais comuns.

Entre os peixes locais, estão os pintados, pacus, dourados, piauçus e jaús. Os jaús são bagres gigantes, eles chegam a medir um metro e meio de comprimento e pesar 120 quilos.

Além de todas essas espécies, há também uma infinidade de formigas, cupins, aranhas e mosquitos no Pantanal.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário