O que é fauna? Saiba a definição exata

Compartilhar:


fauna

Hora de aprender o que é fauna, suas principais características e tipos. A fauna são os animais, ou seja os seres vivos do Reino Animal. O termo é muito utilizado para representar a diversidade de espécies que vivem na natureza. É muito comum ver esse termo sendo associado também a flora, que se trata das plantas e da vegetação. 

Sendo assim, a fauna e a flora, são responsáveis por caracterizar determinado espaço geográfico, gerando uma variedade de espécies capazes de viver no mesmo local.

Principais tipos

Existem diversos tipos de faunas no mundo, porém, todos os animais se enquadram em dois grandes grupos, a fauna silvestre e doméstica.

A Fauna Silvestre, que agrupa os animais silvestres, que não necessitam de atenção e cuidados humanos para sobreviver, como é o caso dos animais que vivem na Floresta Amazônica, e nas Savanas Africanas.

Já a Doméstica, é composta por animais considerados de estimação, como os cachorros e gatos, que podem viver com os seres humanos e precisam deles para se alimentar e se cuidar. 

Além disso, o conjunto de animais que forma a fauna de determinada região, é o que garante total equilíbrio para seu bioma. 

Tipos de fauna silvestre

Dentro da fauna silvestre, podemos apresentar algumas outras subcategorias encontradas:

A Fauna Marítima, é composta por animais que vivem em mares e oceanos. Dentro deste conjunto, podemos encontrar baleias, golfinhos, tubarões e arraias. Além disso, podemos considerar que o mar também conta com outros reinos, como é o caso dos protozoários, fungos e bactérias. 

Outro tipo bastante comum é a Sinantrópica, composta por animais que estão próximos dos seres humanos e de outros animais, mas que são conhecidos por transmitirem doenças que podem ser nocivas, como é o caso dos ratos, morcegos, pombos, insetos e mosquitos. 

Já no caso da Ictiologia, esta é formada apenas por peixes, estudando toda a diversidade desses animais, sendo eles de água salgada ou doce. 

Fauna e flora do Brasil

fauna brasileira

Quando falamos de fauna e flora, o Brasil é um dos países com a maior diversidade de seres vivos. Por isso, é possível que a fauna brasileira seja dividida em três biomas principais: Cerrado, Caatinga e Pantanal. Conheça mais sobre eles:

A Fauna do Cerrado conta com mais 300 mil espécies de animais, como tamanduá-bandeira, lobo-guará e a jaguatirica. Além disso, a Flora do Cerrado possui uma vegetação rasteira, com folhas e raízes grossas e é composta por mais 4 mil espécies de plantas. 

A Caatinga conta com algumas espécies de lagartos, peixes e aves, possui em sua flora uma vegetação resistente, composta principalmente por cactos e arbustos.

A do Pantanal é composta por diversas espécies, répteis, mamíferos, peixes e aves. Possui uma vegetação adaptada aos locais mais úmidos, e conta com uma variação de plantas aquáticas. 

Gostou de aprender mais sobre a fauna brasileira? Continue lendo. Segue algumas opções para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário