Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba o que é a fauna e sua importância para o meio ambiente

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tucano é um animal da fauna brasileira
Fauna é o conjunto de animais pertencentes à uma mesma região do planeta

O que é a fauna? Com certeza você já deve ter ouvido esse nome por aí, mas você sabe exatamente o que é e qual a importância dela em nossas vidas?

Venha com a gente para descobrir o que é a fauna e porque devemos nos preocupar com a preservação dela. Confira!

O que é a fauna?

Fauna é um termo usado para se referir às espécies de animais que pertencem a uma mesma região ou espaço geográfico determinado. 

Principais tipos de fauna

A fauna é um conceito bem amplo quando pensamos em meio ambiente. Por isso, ela é dividida em dois grandes grupos: a doméstica e a silvestre. Conheça melhor cada uma delas.

Fauna silvestre

A fauna silvestre representa o agrupamento de animais que vivem longe do contato com os seres humanos. Normalmente, eles habitam regiões como a Floresta Amazônica e as Savanas Africanas.

Fauna doméstica

A fauna doméstica abriga o que nós conhecemos como animais de estimação. Por exemplo, cães e gatos precisam da interação com humanos para se alimentar e tratar de doenças e machucados.

Tipos de faunas silvestres

Além das divisões macros entre fauna silvestre e doméstica, também é possível dividi-las em subcategorias. Como, por exemplo:

Fauna silvestre exótica

A silvestre exótica recebe esse nome porque corresponde a animais que pertencem à uma região, mas não são nativos dela.

Seja por questões climáticas, migratórias ou ação dos humanos, esses animais acabam migrando e se adaptando a outro bioma. Alguns exemplos, são: caramujo-gigante-africano, javali europeu e a abelha-africana.

Fauna marítima

A marítima engloba todos os animais que vivem nos mares. Os mais conhecidos são baleias, golfinhos, tubarões e arraias. Além deles, há protozoários, fungos e bactérias.

Fauna sinantrópica

A sinantrópica se refere aos animais conhecidos por transmitirem doenças para animais e seres humanos. Entre eles, os mais comuns são: ratos, morcegos, pombos, insetos e mosquitos. 

Fauna ictiologia

Por fim, temos a ictiologia, que é dedicada exclusivamente aos peixes. Sejam eles de água doce ou salgada.

O que é a fauna e flora do Brasil?

onça deitada num tronco de árvore
A combinação de fauna e flora é conhecida como bioma

Quando nos referimos à combinação de fauna e flora, o Brasil é o país que abriga a maior diversidade de animais e flores vivas. A fauna nacional é dividida em três biomas: Cerrado, Caatinga e Pantanal. Saiba mais sobre eles:

Cerrado

O cerrado brasileiro abriga mais de 300 mil animais. Composta por vegetação rasteira, com folhas e raízes grossas com mais de 4 mil espécies de plantas. O Cerrado é o habitat do tamanduá-bandeira, lobo-guará e da jaguatirica, por exemplo.

Caatinga

A Caatinga é caracterizada por uma vegetação resistente ao calor, sendo composta por arbustos e cactos. Além disso, é possível encontrar animais como sapo-cururu, gato-do-mato, gambá, preá e cascavel. 

Pantanal

O pantanal possui um bioma rico e diverso. Por toda a sua extensão, há plantas tropicais e aquáticas. Ela também abriga uma grande variedade de espécies de répteis, onças-pintadas, jacarés-do-pantanal, tamanduás-bandeira, Dourado e araras-azul. 

Amazônia

A Amazônia é conhecida por sua extensão e diversidade. Para você ter uma ideia, a maior floresta do mundo conta com mais de 1200 espécies de aves, 378 répteis e 425 mamíferos.

Entre os muitos animais que pertencem ao bioma amazônico, estão: arara-canindé, pirarucu, boto-vermelho, jacaré-açu, a harpia e o peixe-boi-da-Amazônia.

Mata Atlântica

Apesar de ter apenas 10% de sua extensão original, a Mata Atlântica ainda é muito rica e diversa.

Localizada próxima à costa brasileira, ela é o habitat natural de espécies como: cobra-coral, beija-flores, jararacas, mico-leão-dourado, tucanos, antas e araras.

A importância da fauna para o meio ambiente

Agora que você já sabe o significado de fauna, que tal descobrir qual é a importância dela para o meio ambiente?

A fauna brasileira abriga, aproximadamente, 137 mil espécies de animais, de acordo com o ICMBio. E cada um deles cumpre uma função essencial para o equilíbrio do meio ambiente.  

Por exemplo, sem os animais polinizadores como as abelhas, não seria possível encontrar frutos e vegetais presentes em nossa mesa.

No caso das antas e javalis, eles têm uma importância crucial relacionada às chuvas e o controle da temperatura. Ao carregarem e dispersarem as sementes dos frutos, eles permitem que novas plantas e árvores possam germinar.

Agora que você já conhece o que é a fauna e a sua importância, conte para gente: o que você tem feito para ajudar na preservação do meio ambiente?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário