Animais polinizadores: conheça algumas espécies

Compartilhar:


animais polinizadores

Você já deve ter visto os animais polinizadores por aí, certo? De modo geral, os polinizadores são aqueles responsáveis pela transferência de grãos de pólen entre diferentes estruturas das flores, o que resulta na formação de frutos e sementes. Esse processo, conhecido como polinização, é importante para a reprodução das plantas, influenciando diretamente na produção agrícola.

A grande realidade é que os polinizadores são fundamentais para a agricultura porque exercem papel central na produção de alimentos e na conservação da biodiversidade. Dessa forma, contribuem para o PIB de países que são grandes produtores agrícolas.

Para você ter uma noção da importância desses animais para esse setor econômico, de acordo com o Relatório Temático sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil, acredita-se que a contribuição dos polinizadores para a agricultura brasileira tenha sido de R$ 43 bilhões em 2018.

Ficou interessado nesse assunto e quer conhecer um pouco mais sobre esse tipo de animal? Continue a leitura desse artigo e saiba mais!

O que é a polinização?

A polinização nada mais é que o processo de transferência de células reprodutivas masculinas para o receptor feminino da flor. Ou seja, podemos considerar essa transferência por meio do pólen. Uma vez que o gameta masculino encontra o gameta feminino, ocorre a fecundação.

Diante disso, ocorre a produção de frutos e sementes. Por isso a polinização é vital para as plantas, pois garante a produtividade, perpetuação de espécies e frutos mais resistentes.

Normalmente, esse tipo de ação pode ocorrer tanto por animais como por vento ou água. De fato, a maioria das plantas, cultivadas ou nativas, é polinizada por animais polinizadores e depende destes para sua reprodução.

Principais animais polinizadores

Podemos considerar como polinizadores, em sua maioria, os insetos como abelhas, moscas, borboletas, etc. Mas não podemos descartar aqueles que são vertebrados, como aves, morcegos, mamíferos não voadores, lagartos e muitos outros. Separamos uma lista com alguns animais polinizadores que vale conhecer!

animais polinizadores

Abelhas

Entre os polinizadores, as abelhas são a espécie mais voltada à agricultura. Afinal, são elas que costumam visitar mais de 90% dos 107 principais cultivos agrícolas do mundo. Isso significa que polinizam 10% do PIB mundial, o que corresponde a 200 bilhões de dólares.

Podemos afirmar, então, que as abelhas estão presentes em grande quantidade em muitos ambientes e têm características que facilitam o transporte de pólen entre as plantas.

Besouro

Os besouros são considerados animais polinizadores por fazerem a polinização em diversos cultivos enquanto se reproduzem nas flores ou se alimentam de partes delas. Normalmente, esses insetos polinizam 24 plantas cultivadas e são polinizadores exclusivos de 15 delas, muitas com grande apelo econômico.

As 23 espécies e 27 gêneros de besouros são considerados polinizadores de diversos cultivos no país, como abóbora, melancia e quiabo.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário