Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Animais polinizadores: conheça algumas espécies

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
animais polinizadores

Animais polinizadores são essenciais para o equilíbrio do meio ambiente. Afinal de contas, eles são responsáveis pelo processo que ajuda na formação das flores e frutos.

Venha com a gente e conheça 11 espécies de animais polinizadores e a sua importância para a manutenção da natureza. Confira!

O que é a polinização?

A polinização é o processo em que ocorre a transferência de células masculinas (pólen) para o núcleo receptor feminino das flores. É a partir desse encontro que ocorre a fecundação das flores.

Por causa disso, a polinização é um processo essencial para o meio ambiente. Já que, sem ele, não seria possível perpetuar diversas espécies de plantas e flores presentes na natureza.

E, nesse processo, quem assume um papel de protagonista são os animais polinizadores. Pois, são eles que carregam as células femininas e as despejam no núcleo das flores.

Animais polinizadores: como eles trabalham?

A contribuição dos animais polinizadores para fecundação das flores funciona da seguinte maneira:

Ao se alimentarem do néctar presentes nas flores, esses animais acabam carregando o pólen em partes do seu corpo. Normalmente nas patas, bicos e penas.

Com isso, ao se dirigir à próxima flor para se alimentar, esses animais acabam depositando o pólen do núcleo da flor, também chamado de pistilo. É assim que o processo de polinização das flores se torna perene.

Principais animais polinizadores

Há, na natureza, uma grande variedade de animais polinizadores. São aves, mamíferos, insetos e outras espécies que fazem uns dos trabalhos mais importantes para a preservação do meio ambiente. A seguir, conheça 11 espécies de animais polinizadores.

1. Abelhas

coletivo de abelhas

As abelhas são, provavelmente, os animais polinizadores mais famosos que existem na natureza. Pertencente à família das Apoidea, elas estão presentes em todas as partes do mundo.

Em virtude disso, e por polinizar uma grande variedade de tipos de flores e frutos destinados ao consumo, a sua preservação é essencial.

2. Besouros

besouro

Os besouros são coleópteros polinizadores com mais de 37 mil espécies espalhadas pelo planeta. Além de fungos, insetos e animais em decomposição, eles também se alimentam de pólen e flores. Por isso, sua importância na manutenção do meio ambiente.

3. Borboletas

coletivo de borboletas no ceu

As borboletas são animais polinizadores que fazem parte da classe dos lepidópteros, onde também se encontram as mariposas.

O processo de polinização das flores pelas borboletas acontece por meio da boca. Ao sugar o néctar, a boca acaba retendo pólen, que é despejado na flor seguinte.

4. Mosquitos

mosquito polinizadores

Os mosquitos são insetos famosos por se alimentarem de sangue. Porém, há variações que têm como base da sua dieta o néctar das flores.

Nesta categoria estão os mosquitos machos, que se alimentam do néctar das flores e são responsáveis por transportar o pólen. Só no continente americano, são 400 espécies diferentes.

5. Beija-flores

beija flor voando no jardim

Os beija-flores são animais polinizadores extremamente essenciais para a natureza. E o motivo disso, é a extensão e o formato do seu bico.

Devido ao formato alongado do bico, o beija-flor é capaz de polinizar flores em formatos tubulares, onde o núcleo não é acessível às borboletas ou abelhas.

6. Lagartixa do dia

Animais polinizadores largatixa

A lagartixa do dia é um animal exótico que vive nas Ilhas Maurício, localizada próximo ao continente africano.

Além de insetos e pequenos invertebrados, esse réptil também se alimenta do néctar das flores. Sendo essencial para a preservação do meio ambiente local.

7. Morcego de nariz comprido

morcego-de-nariz-comprido

Um animal polinizador bastante curioso é o morcego de nariz comprido. Habitando a região do Caribe, sua dieta consiste em se alimentar de frutas, pólen e néctar.

Justamente por isso, ela se torna um ator essencial na preservação de flores e plantas nativas de Aruba, Colômbia e Venezuela.

8. Formigas

animal com a letra f - formiga

As formigas são animais polinizadores bastante singulares. Pois, diferente das aves e insetos que carregam pólen no bico, os grãos ficam depositados em suas costas.

Dessa maneira, elas acabam transportando as sementes de uma flor para outra, enquanto se alimentam.

9. Moscas da flores

moscas-das-flores

As moscas das flores são insetos com uma aparência bastante similar às abelhas. Presentes em diversas regiões do planeta, elas contribuem para a preservação de muitas espécies de flores.

Porém, você sabia que ela não se alimenta do néctar de qualquer flor? É isso mesmo! De maneira geral, esses animais polinizadores dão preferência às flores com pétalas amarelas ou brancas.

10. Vespas

marimbondo-cavalo pousado na planta

Apesar de terem uma dieta essencialmente carnívora, as vespas também são consideradas animais polinizadores.

Conhecidas pela coloração preta e amarela, além do veneno que possuem, as vespas eventualmente podem se alimentar de néctar. Por isso, o seu papel é importante na polinização das flores.

11. Lêmures

casal de lêmures em seu habitat natural

Os lêmures são mamíferos nativos da ilha de Madagascar, na parte sul do continente africano. Esses animais herbívoros costumam se alimentar de néctar, frutas, folhas e ervas.

Mas não é isso que os torna especiais. Na verdade, eles são considerados um dos poucos animais polinizadores noturnos, justamente pelo seu hábito de caçar durante a noite.

Agora que você já conhece os principais animais polinizadores e a importância deles para o meio ambiente, conte para a gente: qual deles você já viu no seu jardim?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário