Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tigre branco: conheça um dos animais mais belos do mundo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
casal de tigre branco
O tigre branco é um dos animais mais belos que existem

O tigre branco  é uma variação genética do famoso tigre-de-bengala laranja e preto, um dos animais mais belos e raros do mundo, sendo considerado uma espécie em extinção. Saiba tudo sobre esse animal exótico. 

Por que tigre-de-bengala branco?

Você sabe por que o tigre-de-bengala recebe esse nome? Antes de tudo, é preciso lembrar que ele não usa um acessório para se locomover. A origem de seu nome está relacionada com a região onde foi encontrado: Bengala Ocidental, no leste da Índia. Por ter sido encontrado por lá, é que o tigre branco com listras brancas ficou conhecido como o tigre-de-bengala branco. 

Tigre branco: características da espécie

Com o nome científico de Panthera tigris, esses animais de olhos azuis e focinho rosado são facilmente encontrados no sudeste da Ásia, principalmente em países como Índia, Bangladesh, Paquistão e Myanmar. Além disso, eles podem ser vistos na região do Himalaia, entre o Butão e o Nepal.

O que explica a coloração única da pelagem de um tigre branco é a mutação genética que origina um gene recessivo, responsável pela coloração branca. Por causa disso, mesmo que o cruzamento tenha ocorrido entre dois tigres-de-bengala laranjas, ainda é possível que um dos filhos nasça com a pelagem predominantemente branca.  

Outras características marcantes do tigre branco com listras brancas é o seu tamanho e peso, já que são 200kg distribuídos em, aproximadamente, 2,9 metros de comprimento. As fêmeas da espécie costumam ter uma compleição um pouco menor, por volta de 140kg de peso e 2,5m de comprimento total.

Comportamento dos tigres-de-bengala branco

Seja a variação predominante do tigre-de-bengala ou o tigre branco, ambos possuem um comportamento territorialista, assim como os gatos caseiros. Esses felinos de grande porte, têm o hábito de marcar o seu território espalhando odores característicos por meio de urina, secreções da glândula anal e arranhadura em troncos de árvores. 

Criação é responsabilidade de fêmea

femea de tigre branco com filhote
É a fêmea de tigre branco que fica responsável pela criação dos filhotes

Uma fêmea de tigre-bengala branco tem uma ninhada que pode variar de 2 a 6 filhotes. A partir do nascimento, os filhotes ficam sob os cuidados da mãe por dois ou três anos. Assim que aprendem a caçar, os animais começam a se afastar da mãe e a procurar um território para chamar de seu. 

O que um tigre-de-bengala come?

Diferente dos gatos caseiros que se alimentam de rações secas, úmidas e petiscos, a alimentação de um tigre branco depende do que há disponível em seu habitat. De maneira geral, a dieta é composta por cervos, ursos, bois ou porcos do mato, caçados sempre à noite, quando o felino consegue se manter protegido de seus predadores.

O tigre branco corre risco de extinção?

O tigre branco é um dos animais mais bonitos no mundo, mas corre risco de extinção e pode perder esse título em breve. Os poucos exemplares da espécie se encontram na Índia e sofrem com a caça predatória por seres humanos. Isso sem falar no desmatamento e alterações climáticas que estão destruindo o seu habitat natural. 

Gostou de conhecer mais sobre o exótico tigre-de-bengala branco? Então, se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre a espécie, deixe a pergunta nos comentários. Vamos adorar responder. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário