Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Feneco: conheça essa espécie encantadora

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
feneco

Você já ouviu falar sobre o feneco, um curioso animal do deserto que é muito ágil e esperto? Esse canídeo (família de mamíferos da ordem carnívora) é a menor raposa do planeta e, além disso, é uma espécie cheia de curiosidades que você precisa conhecer. Saiba mais sobre esse bichinho muito especial!

Feneco: 10 curiosidades sobre essa pequena raposa

Qual a origem da  feneco? 

A  feneco (Vulpes zerda) é um animal proveniente da Península Arábica, do Norte da África, Saara, Sul da Argélia e da Eurásia, mas especificamente, das regiões desérticas, semidesérticas e montanhosas dessas regiões.

É considerada a menor raposa existente!

Com a altura que pode chegar a 21 centímetros, 40 de comprimento e pesar entre 600 gramas e 1,5 quilos, esse bichinho é considerado o menor tipo de raposa existente. Inclusive, ele seria ainda menor se não fosse o comprimento da sua cauda (até 25 cm) e suas orelhas (medem entre 9 a 10 cm).

A tonalidade da sua pele também chama atenção. O dorso, cabeça e cauda são cor de areia, o que a ajuda a se esconder e permite se camuflar no deserto. Algumas partes do seu corpo, como por exemplo, as patas, têm uma tonalidade mais clara e o final da cauda é na cor preta. 

Suas orelhas são grandes e importantes para a sua sobrevivência

feneco
Feneco (Vulpes zerda)

Uma das marcas registradas do feneco são suas longas orelhas. Com uma audição poderosíssima, esses animais são capazes de detectar uma presa com facilidade, mesmo que ela esteja a metros de profundidade no subsolo.

Além disso, elas contam com um refinado sistema de ventilação interna (a troca do ar interno por ar externo fresco), que auxilia o animal a suportar o clima escaldante daquela região.

Perspicaz instinto de sobrevivência

A raposa-do-deserto é um animal que fica em alerta, pois convive com um sentimento de perseguição. Por isso, entre as suas habilidades está a de fugir de ameaças. Eles conseguem saltar até quatro vezes o comprimento do próprio corpo e cavar um buraco, em uma única noite, para se esconder.

Seu corpo é um grande exemplo de adaptação para viver no deserto

feneco
O corpo do feneco é adaptado para viver em ambientes áridos.

Tudo no corpo do feneco é adaptado para viver no calor excessivo. Por exemplo, os dedos das suas patas são protegidos por uma camada de pelos até os coxins – aquelas parte fofinhas que ficam debaixo das patas dos animais – assim, evitar queimaduras ao pisar na areia quente.

O seu pelo espesso também tem um papel muito importante para ajudar o feneco, pois ajuda a raposa a se proteger da radiação solar durante o dia e lhe aquecer durante a noite.

Feneco: um animal noturno

Eles são considerados animais noturnos, saindo de suas tocas durante a noite para caçar (fora isso, passam o dia debaixo da terra). As fenecos cavam suas próprias tocas, aliás, eles podem até mesmo criar túneis que se conectam um com o outro.

Reprodução do animal

Normalmente, a estação em que eles se reproduzem são os meses de janeiro, fevereiro e março. Após uma média de 51 dias de gestação, uma fêmea dá à luz entre dois e cinco filhotes. Ela fica com o macho até que os filhotes estejam um pouco maiores e possam ser mais independentes.

Filhotes de feneco

filhote de raposa-do-deserto
Os fenecos são animais que gostam de viver em pequenas manadas familiares.

Durante o primeiro mês de vida, os filhotes se alimentam somente com o leite da mãe. Geralmente, as fêmeas procriam apenas uma vez por ano. A raça possui uma expectativa de vida entre 12 e 14 anos, quando domesticados. Já em ambientes selvagens, a expectativa varia entre 8 e 10 anos.

Feneco é um animal familiar

O feneco vive em pequenas manadas familiares. Aliás, nesse sentido, uma curiosidade é que eles são animais família, ou seja, seus relacionamentos são para vida toda, seja com seu par, como também são pais presentes, pela convivência com os seus filhotes.

Alguns deles, quando crescem e se tornam independentes, deixam seu lar para trás em busca de novos lugares para viver. Outra parte, porém, prefere passar um tempo maior perto do seu grupo.

Quando o assunto é comida, o feneco é uma boa oportunista

Apesar de ser um animal onívoro, o feneco é um predador bastante oportunista, isso porque alimentam-se daquilo que encontram para caçar, como répteis, roedores, insetos, ovos e até pequenas plantas.

Falando um pouco da sua hidratação, eles estão acostumados com o clima seco do deserto, portanto, sua necessidade de água é muito pequena. Desse modo, só os líquidos presentes nas frutas e nas folhas que ele come já são suficientes para matar sua sede. Mas não se engane – se ele vir água pela frente, não vai pensar duas vezes antes de beber.

raposa do deserto

Muito interessante o feneco, não é mesmo? Seu nome, características e habilidades realmente chamam muita atenção. Se quiser saber mais sobre cachorros, gatos, aves, entre outros animais, já sabe onde procurar. Acesse o Blog da Cobasi e fique por dentro sobre tudo do mundo animal. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Camila disse:

    Amei, vou sempre ver e indicar pra outras pessoas!

  2. Camila disse:

    Adorei esse bichinho lindo feneco queria ter um kk , vou mandar mais pessoas vir visitar esse cobasi me desculpem se eu tiver falando errado o nome mais adorei de verdade

Deixe o seu comentário