Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que são animais silvestres?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tucano na lista de animais silvestres

A fauna brasileira é uma das mais ricas do mundo e dentro dela encontramos os animais silvestres. Há diversas espécies espalhadas pelo Brasil, mas será que você sabe o que define esses animais? E mais, tem diferença entre os selvagens? E os exóticos? Vamos responder todas essas dúvidas!

Conheça o incrível mundo dos animais que vivem na natureza, além das espécies que são domesticáveis e liberadas pelo Ibama.

O que são animais silvestres?

Os animais silvestres são aqueles que nascem e vivem na natureza, ou seja, não passaram por um processo de domesticação como os cães e gatos. Entre eles você encontra desde aves, como o papagaio e a arara, a répteis e mamíferos. Há uma infinidade deles pelo Brasil.

Entretanto, diversos bichinhos infelizmente estão entrando em extinção por conta da caça e comércio ilegal, como o famoso Mico Leão Dourado que é ameaçado há anos.

Por fim, você pode considerar selvagem todos os animais que não tem um contato natural com o homem, sendo assim, vivem na natureza, seja nos rios, florestas ou matas. Os animais silvestres também levam o nome de selvagens.

Quais são os animais silvestres de estimação?

animais silvestres liberados pelo ibama

Alguns bichinhos foram da natureza para a nossa casa, isto é, passaram por uma fase de domesticação e agora convivem dentro dos lares, alegrando famílias com seus cantos e companhia. É o caso de pets como os papagaios, cacatuas e tartarugas.

Porém, ainda entram para a lista outros não tão comuns, como as cobras e aranhas. Isso mesmo, você pode ter um exemplar desses animais silvestres em casa.

Os animais exóticos também são silvestres?

Podemos dizer que animais exóticos também são silvestres. Primeiro porque diversas espécies que hoje estão no Brasil, antigamente, não viviam por aqui, como é o caso do furão. Mas ainda tem outros motivos, o principal deles é o fato de alguns pets não serem tão comuns como cachorros e gatinhos.

Por mais que os papagaios e cacatuas já sejam uma porcentagem grande na quantidade de pets que são animais silvestres domésticos, ainda é bem diferente ter um passarinho em casa. E mais, imagina uma cobra ou lagarto dentro de casa?

Cuidados antes de pensar em ter animais silvestres de estimação

O contrabando ainda é uma realidade triste do país. Sendo assim, é preciso bastante cuidado antes de adquirir uma ave silvestre ou outro animal selvagem que pode ser criado dentro de casa. Ainda existe tráfico interno, para o exterior e práticas criminosas, como venda de bichos para colecionadores e fins científicos.

O primeiro passo para ter a consciência tranquila é investir em criadouros regularizados e aprovados pelo Ibama. Por fim, todo pet exótico tem uma anilha ou microchip, nota fiscal e uma identificação única. 

Cada detalhe faz a diferença na hora de garantir que você está dentro da lei e não está tirando um animal que estava na natureza.

Se decidir ter um animalzinho diferente em casa, lembre-se de oferecer uma gaiola ou espaço aconchegante para ele e ler tudo sobre a espécie. E a última dica é contar com a presença do veterinário para garantir que o animal se mantenha saudável fisicamente e mentalmente.

Agora você já pode ler outros conteúdos sobre animais no blog da Cobasi. Já selecionamos alguns para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário