Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cacatua: guia completa para cuidar dessa ave exótica

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
ave virada de perfil com penacho amarelo

A cacatua é uma ave exótica que tem como principal característica a crista colorida que lembra um cabelo estilo moicano. A ave pode ser criada em casa, sendo um ótima companheira para a vida toda, visto que chega a viver por mais de 70 anos.

Quer saber tudo sobre como ter uma catatua? Nós preparamos um guia completo com o que você precisa saber antes de levá-la para casa. Aproveite!

Quanto custa uma cacatua?

Quem pode ou não pode ter cacatua é uma das principais dúvidas dos amantes de pássaros que desejam ter a ave em casa. 

De acordo com Thiago Calil, médico-veterinário da Educação Corporativa da Cobasi, qualquer pessoa que tenha condições de manter esses animais pode ter um. “O preço da Cacatua varia entre R$15.000 e R$25.000, dependendo da espécie”, contou.

Além disso, Calil completa: “a pessoa que deseja adquirir a ave, receberá um documento específico vinculado à anilha, uma espécie de anel fechado, que se encontra na pata do animal e é usado para sua identificação e controle”. 

Esse controle é muito importante, pois “a numeração registrada na anilha torna possível rastrear quem é o tutor responsável pela ave”, ressaltou.

Cuidados essenciais para a cacatua

Vamos mostrar como cuidar para que a sua ave possa viver muito. De acordo com especialistas, o pet pode viver por até 40 anos.

Ambiente

Como são aves grandes e ativas, o primeiro passo é a escolha da gaiola. A estrutura precisa ser ampla para abrigar comedouros, bebedouro, poleiros e permitir que o pet possa se locomover com segurança e conforto. 

Outra alternativa é criar a sua ave solta dentro de casa, com a gaiola ou viveiro servindo apenas para alimentação e descanso da ave. 

Alimentação da cacatua: o que você precisa saber

Alimentar o seu pet corretamente é essencial para garantir não apenas o bem-estar da ave, mas também permitir maior longevidade. A dieta da ave consiste em mistura de sementes, ração adequada para pássaros, frutas e sementes.

Para Rayane Henriques, bióloga da Educação Corporativa da Cobasi, o recomendado é alimentar com ração extrusada:

“A alimentação extrusada é a mais adequada porque possui todos os nutrientes necessários de forma balanceada para a ave, sem que ela escolha o grão de preferência, fator que ocorre com frequência quando alimentamos com sementes”, afirmou.

ave em cima do braço de um homem
As cacatuas são muito sociais e adoram companhias. Converse e faça bastante carinho.

Temperatura

Originária das florestas tropicais da Austrália, as cacatuas gostam de temperaturas altas e ambientes úmidos. 

Porém, são aves que não podem ser expostas às ventanias e precisam de cuidados em dias quentes e secos. Nessas ocasiões, uma boa dica é borrifar um pouco de água sobre suas penas para amenizar a sensação de calor.

Atividades

O ideal é que o tutor promova um enriquecimento ambiental para a ave, com tudo o que é essencial para que ela se sinta bem. Por exemplo, brinquedos são ótimas opções para entreter e estimular o animal de estimação.  

Comportamento

São aves brincalhonas e dóceis, que podem aprender diversos tipos de sons, truques, danças e brincadeiras. Apegadas aos seus tutores, é preciso manter um vínculo próximo, pois quando não recebem carinho podem até ficar depressivas.

Quadros de estresse e depressão em aves podem causar diversos problemas, como automutilação. Por isso, é importante ter uma guarda responsável, a ave só deve ser adquirida por pessoas que entendam e sejam dedicadas às suas necessidades. 

Cacatua vs calopsita: qual a diferença?

calopsita vs cacatua
cacatua vs calopsita
Calopsitas estão entre as aves de estimação mais populares do mundo.
cacatua vs calopsita
Calopsitas e cacatuas fazem parte da mesma família de pássaros (Cacatuidae).

A cacatua e a calopsita são aves que pertencem à mesma família, a Psittacidae, porém possuem características bastante diferentes. 

Por exemplo, a cacatua tem as garras semelhantes às garras do papagaio, o que facilita no momento de captura do alimento e dá mais estabilidade ao poleiro. Isso sem contar as penas totalmente brancas da cacatua alba, espécie mais conhecida.

A ave é extremamente sensível. Para identificar seu humor, basta observar o topete. Se estiver levantado, significa que o pássaro se sente agitado ou atento. 

Em posição relaxada, demonstra que a ave está feliz e tranquila. Caso a crista esteja muito baixa, é sinal de estresse ou incômodo com alguma situação. 

Já a calopsita possui uma série de características próprias como: bochechas coloridas (exceto nas albinas) e crista que lembra um penacho. Assim como no caso da cacatua, a crista ajuda o pássaro a expressar o que está sentindo.

Reprodução da cacatua

A maturidade sexual da espécie acontece com quatro anos de idade, quando já pode reproduzir. A ave coloca de dois a cinco ovos por ano, chocados pela mãe durante aproximadamente 30 dias.

Na fase de reprodução, o macho tem a missão de ajudar a fêmea no choco e na alimentação, no período de quatro meses. Após isso, os filhotes passam a comer sozinhos. 

Tipos de cacatua e as suas características

Conheça alguns tipos de cacatua:

Catatua-branca
cacatua-das-palmeiras
Cacatua-rosa
Cacatua-de-crista-amarela
Cacatua-negra-de-cauda-vermelha
Cacatua de ventre vermelho
Cacatua fúnebre
cacatua galah
Catatua-branca
Catatua-branca (Cacatua alba)
cacatua-das-palmeiras
Cacatua-das-palmeiras (Probosciger aterrimus )
Cacatua-rosa
Cacatua-rosa (Lophochroa leadbeateri)
Cacatua-de-crista-amarela
Cacatua-de-crista-amarela (Cacatua galerita)
Cacatua-negra-de-cauda-vermelha
Cacatua-negra-de-cauda-vermelha (Calyptorhynchus banksii)
Cacatua de ventre vermelho
Cacatua de ventre vermelho (Cacatua haematuropygia)
Cacatua fúnebre
Cacatua fúnebre (Zanda funerea)
cacatua galah
Cacatua galah (Eolophus roseicapilla)

O conteúdo te ajudou a entender mais sobre os cuidados com a cacatua? Aqui, na Cobasi você encontra tudo o que é essencial para a sua ave: gaiolas, alimentos, acessórios e muita informação. Visite agora mesmo o nosso pet shop online e aproveite nossas promoções!

Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Claudia Maria de Oliveira disse:

    Gostaria muito de dar uma cacatua para meu netinho. Mas estou achando o preço muito fora do meu orçamento. Quando tiver uma no jeito me avisa. Apesar de saber que eu muito cara.

    • Cobasi disse:

      Claudia, como vai? Cacatuas são animais incríveis, que precisam de muitos cuidados especiais, estudo e dedicação do tutor. Não são indicadas para crianças, justamente por precisarem de tratamento especial e até acompanhamento de profissionais especializados. Além disso, o custo para manutenção de uma ave desse porte e com tantas necessidades especiais corresponde ao preço desse lindo animal! =)

  2. maria lourdete de melo disse:

    boa tarde, comprei uma calopsita o baby, mas ele e muito arisco e bravo não sei o que fazer mais.. a noite solto ele pela casa mas quando vou pegar, jesus ele chega a me morder . agora pego ele com uma toalha mas, esta dificil, Eu o comprei em uma agropequaria ´passei e comecei a soviar . resolvi levar ele, O que devo fazer , ja pensei em dar o baby de presente e dizer que ele, e mancinho rsrsrs…. Obrigada se poderem me dar umas dicas ficarei muito agradecida.

  3. Ricardo Silvério disse:

    Meus parabéns pelos responsáveis pelo texto rico em detalhes. Minha filha ama animais e gostaria muito de comprar uma Cacatua para ela, mas, o alto valor está fora do meu orçamento, infelizmente. Minha filha quer se tornar Bióloga para cuidar e se dedicar aos animais. Vou incentivá-la e apoiá-la com todos os meus recursos.

  4. Marisa disse:

    Gostaria de comprar uma cacatua,se vc tem uma entre em contato,grata

Deixe o seu comentário