Cacatua: preço, principais cuidados e características do pet

23 de outubro de 2020

Aves
Cacatua virada de perfil com penacho amarelo

A Cacatua é uma ave exótica que se destaca entre os pássaros por causa da sua crista que parece um moicano. É possível ter uma em casa, porém existe uma lista de cuidados e orientações para oferecer qualidade de vida ao pet. Saiba como criar Cacatua e passo a passo para ter uma legalizada.

Quem pode ter uma Cacatua?

O nosso biólogo especialista em animais silvestres, Tiago Calil Ambiel, nos contou como funciona a legalização de uma ave pelo IBAMA e até quanto custa em média uma Cacatua.

“Qualquer pessoa que tenha condições de manter esses animais pode ter um. O preço de uma Cacatua varia entre R$15.000 e R$25.000, dependendo da espécie. Esse animal deve ter origem de um criatório legal, autorizado pelo órgão responsável.  A pessoa que deseja adquirir uma Cacatua, receberá um documento específico vinculado a anilha, uma espécie de anel fechado, que se encontra na pata do animal e é usado para sua identificação e controle. A numeração registrada na anilha torna possível rastrear quem é o tutor responsável pela a ave”, explica Calil.

Qual a diferença entre a Cacatua e Aalopsita?

Psittacidae é a família que une essas duas aves, mas elas são bem diferentes.

A Cacatua possui características únicas! Desde sua crista até as patas em formato de garra, iguais as do Papagaio, que são ótimas para pegar objetos e comida. Uma das mais desejadas é a Cacatua Alba, que possui todas as as penas brancas.

Este animal é extremamente sensível. Para identificar seu humor, basta observar o topete. Se está levantado, significa que o pássaro se sente agitado ou atento. Já em posição relaxada, a Cacatua está feliz e tranquila. Caso esteja muito baixa, preste atenção, pode ser estresse ou incômodo com alguma situação. 

Já a Calopsita possui outras características marcantes: suas bochechas coloridas (exceto nas albinas) e uma crista que lembra um penacho e que, assim como a das cacatuas, também representa seu humor. Os machos são mais propensos a cantar, mas ambos os sexos podem aprender palavras quando adestrados.

Enquanto uma Cacatua vive cerca de 40 anos, uma Calopsita tende a viver 15 anos.

Como cuidar de uma Cacatua?

Cacatua em cima do braço de um homem

A gaiola para Cacatua é sinônimo de segurança e conforto, por isso a estrutura precisa ser ampla o suficiente para o animal se movimentar, ter comedouro e bebedouro, poleiros de qualidade e ser limpa frequentemente com água e sabão neutro.

Pessoas que estão dispostas a ter uma Cacatua costumam escolher a ave para deixá-la solta em casa, então a gaiola, na maioria das vezes, fica aberta e à disposição do pássaro para dormir. Brinquedos para entreter a Cacatua são muito importantes! Entre os preferidos desses pets estão as cordas, balanços e objetos dinâmicos, visto que eles são ativos e enérgicos.

A alimentação deste Psittaciforme é bem semelhante a outros da mesma ordem. Ela é formada basicamente por frutas, sementes e ração extrusada

Quais são as aves que podem falar?

“Pássaros falantes” são conhecidos por terem facilidade em aprender e pronunciar frases, palavras e até cantar. Entre os animais que falam mais conhecidos estão o Papagaio, que adora cantar, o Periquito, um falante de carteirinha e as Cacatuas, que conseguem imitar sons e repetir palavras.

Após estar em dia com as características do pet, cuidados que a ave precisa e forma legalizada de ter uma Cacatua em casa, o restante é pura alegria. Esta criaturinha é dócil, carinhosa e uma ótima amiga para se ter por perto.

Gostou deste texto? Então veja outros que temos no nosso blog e você pode gostar: