
A Cacatua é uma ave exótica que se destaca entre os pássaros por causa da sua crista que parece um moicano. É possível ter uma em casa, porém existe uma lista de cuidados e orientações para oferecer qualidade de vida ao pet. Saiba como criar Cacatua e passo a passo para ter uma legalizada.
O nosso biólogo especialista em animais silvestres, Tiago Calil Ambiel, nos contou como funciona a legalização de uma ave pelo IBAMA e até quanto custa em média uma Cacatua.
“Qualquer pessoa que tenha condições de manter esses animais pode ter um. O preço de uma Cacatua varia entre R$15.000 e R$25.000, dependendo da espécie. Esse animal deve ter origem de um criatório legal, autorizado pelo órgão responsável. A pessoa que deseja adquirir uma Cacatua, receberá um documento específico vinculado a anilha, uma espécie de anel fechado, que se encontra na pata do animal e é usado para sua identificação e controle. A numeração registrada na anilha torna possível rastrear quem é o tutor responsável pela a ave”, explica Calil.
Psittacidae é a família que une essas duas aves, mas elas são bem diferentes.
A Cacatua possui características únicas! Desde sua crista até as patas em formato de garra, iguais as do Papagaio, que são ótimas para pegar objetos e comida. Uma das mais desejadas é a Cacatua Alba, que possui todas as as penas brancas.
Este animal é extremamente sensível. Para identificar seu humor, basta observar o topete. Se está levantado, significa que o pássaro se sente agitado ou atento. Já em posição relaxada, a Cacatua está feliz e tranquila. Caso esteja muito baixa, preste atenção, pode ser estresse ou incômodo com alguma situação.
Já a Calopsita possui outras características marcantes: suas bochechas coloridas (exceto nas albinas) e uma crista que lembra um penacho e que, assim como a das cacatuas, também representa seu humor. Os machos são mais propensos a cantar, mas ambos os sexos podem aprender palavras quando adestrados.
Enquanto uma Cacatua vive cerca de 40 anos, uma Calopsita tende a viver 15 anos.
A gaiola para Cacatua é sinônimo de segurança e conforto, por isso a estrutura precisa ser ampla o suficiente para o animal se movimentar, ter comedouro e bebedouro, poleiros de qualidade e ser limpa frequentemente com água e sabão neutro.
Pessoas que estão dispostas a ter uma Cacatua costumam escolher a ave para deixá-la solta em casa, então a gaiola, na maioria das vezes, fica aberta e à disposição do pássaro para dormir. Brinquedos para entreter a Cacatua são muito importantes! Entre os preferidos desses pets estão as cordas, balanços e objetos dinâmicos, visto que eles são ativos e enérgicos.
A alimentação deste Psittaciforme é bem semelhante a outros da mesma ordem. Ela é formada basicamente por frutas, sementes e ração extrusada.
“Pássaros falantes” são conhecidos por terem facilidade em aprender e pronunciar frases, palavras e até cantar. Entre os animais que falam mais conhecidos estão o Papagaio, que adora cantar, o Periquito, um falante de carteirinha e as Cacatuas, que conseguem imitar sons e repetir palavras.
Após estar em dia com as características do pet, cuidados que a ave precisa e forma legalizada de ter uma Cacatua em casa, o restante é pura alegria. Esta criaturinha é dócil, carinhosa e uma ótima amiga para se ter por perto.
Gostou deste texto? Deixe um comentário!
Gostaria muito de dar uma cacatua para meu netinho. Mas estou achando o preço muito fora do meu orçamento. Quando tiver uma no jeito me avisa. Apesar de saber que eu muito cara.
Claudia, como vai? Cacatuas são animais incríveis, que precisam de muitos cuidados especiais, estudo e dedicação do tutor. Não são indicadas para crianças, justamente por precisarem de tratamento especial e até acompanhamento de profissionais especializados. Além disso, o custo para manutenção de uma ave desse porte e com tantas necessidades especiais corresponde ao preço desse lindo animal! =)