Você sabe o que é ração extrusada? Descubra aqui!

Compartilhar:


o que é ração extrusada

Você sabe o que é ração extrusada? Termo comum entre os tutores de passarinhos e roedores, a ração extrusada é uma excelente forma de preparar os alimentos para consumo, mas o que esse termo significa?

Entendendo o que é ração extrusada

A gente nem imagina, mas tem muita coisa extrusada na nossa vida. De fato, elas estão por todas as partes, das engrenagens do carro às rações para pets. Mas o que é ração extrusada?

Antes de mais nada, extrusão é um tipo de processo industrial de fabricação de componentes. O componente, nesse caso, é a própria ração. O que é ração extrusada então? Ora, o resultado final de um processamento industrial dos alimentos. 

Esse processo consiste em criar uma massa que é misturada, comprimida, perfilada e cortada. E isso pode ser feito com os mais diferentes materiais, desde metais e plásticos até sabão para lavar louça e alimentos.

Para ficar mais fácil de entender a extrusão, pense na máquina de churros. O que essa máquina faz? Primeiro, comprime uma massa doce com um pistão, em seguida dá a ela o formato de fio para, finalmente, cortá-la em porções, certo? A extrusão faz basicamente o mesmo.

Vantagens da extrusão 

Porém, a extrusão é um pouco mais complexa que a carrocinha de churros da esquina. O material que entra na máquina extrusora é empurrado por uma rosca e, nesse processo, ele é aquecido, misturado e compactado.

Como esse procedimento produz muita pressão e calor, a extrusão é uma excelente forma de processar os alimentos e torná-los seguros para o consumo. A extrusão permite a combinação de uma grande variedade de alimentos ao mesmo tempo em que aumenta o seu prazo de validade e elimina qualquer patógeno biológico.

Nas rações extrusadas há um melhoramento no valor nutricional dos alimentos e em sua assimilação pelo animal. Isso acontece porque o processo de extrusão reduz a granulometria dos alimentos, o que facilita bastante a ingestão e a digestão.

o que é ração extrusada

Quem come ração extrusada?

É mais comum encontrarmos referência de ração extrusada para pássaros e roedores. Isso porque a nutrição desses animais consiste, em grande parte, em sementes e oleaginosas que podem substituir a ração extrusada mais facilmente.

Agora, pense nos cães e gatos. É bem mais fácil e seguro oferecer uma mistura que foi selecionada, preparada, cozida e seca do que dar ossos, carnes, vegetais, peixes e frutas in natura para eles, não é mesmo?

Além de evitar os riscos de contaminação, as rações de qualidade contêm os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos pets e são bem mais baratas.

Existe ração não extrusada? 

A verdade é que todas as rações são processadas industrialmente. De fato, a maioria das rações é extrusada, mas existem também aquelas pelletizadas, principalmente para os peixes. Este é um processo similar à extrusão, porém mais simples e que não apresenta as vantagens nutricionais e de palatabilidade da ração extrusada.

Em resumo, a ração extrusada é o resultado seguro e nutritivo do melhoramento e combinação de alimentos. Não por acaso é a principal opção para a dieta de pássaros, roedores, cachorros e gatos.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário