Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Alpiste: a semente dos canários

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Alpiste ou canary grass

Todo mundo conhece o alpiste, mas o que poucas pessoas sabem é que este grãozinho dourado é também um super alimento. Quem conhece bem a riqueza deste alimento são os pássaros. Em especial os canários, que são, de longe, os mais apaixonados por esse grãozinho.

Não por acaso o alpiste é conhecido em inglês como canary grass, ou a grama dos canários. Seu nome científico, Phalaris canariensis, também leva o passarinho no nome. O alpiste que os pássaros gostam, na verdade, é a semente dessa gramínea originária do Mediterrâneo.

Valor Nutricional do Alpiste

Essa semente é uma importante fonte de proteínas e vitaminas, além de conter antioxidantes e ácido linoleico que ajudam o organismo a metabolizar as gorduras. Por isso as sementinhas do canário são, sobretudo, uma boa fonte de energia para os pássaros.

O alpiste é o principal componente das misturas de sementes e grãos que os criadores de pássaros utilizam para alimentar seus animais. Apesar de ser rico e nutritivo, é importante fornecer um cardápio variado para garantir uma alimentação balanceada.

Contudo o que interessa aos pássaros, mesmo, é o seu miolo. Eles abrem o grão com o bico e comem seu interior macio. Por isso é preciso limpar as cascas que sobram nos comedouros, evitando atrair outros animais.

Canários comendo alpiste

E não são só os pássaros que podem se beneficiar com o alpiste. A semente também é ótima para o organismo humano. Rico em aminoácidos e ômega 6, o alpiste ajuda a reduzir o colesterol e a fortalecer o coração. 

A forma preferida de consumo de alpiste entre humanos é através do leite vegetal. Como a maioria dos leites vegetais feitos de sementes ou grãos, basta deixar o alpiste de molho em água por algumas horas, depois bater no liquidificador e coar.

Seleção dos grãos

Porém, antes de ser consumido por pássaros ou humanos, esses grãos devem passar por um processo de beneficiamento e seleção. Esse processo é industrial e serve para remover o resto de sujeira que fica após a colheita.

Por isso é importante conhecer qual a origem do produto que você está comprando. Um alpiste selecionado, bem embalado e bem acondicionado é uma garantia de maior qualidade e, consequentemente, um impacto mais benéfico à saúde.

Dicas de limpeza do Alpiste

De toda forma, alguns criadores de pássaros eventualmente optam pela lavagem do grão antes de alimentar os animais. Basta lavar as sementes de alpiste em água corrente e escorrer bem.

Mas atenção, mais importante que a lavagem é como secar o alpiste depois. O importante é não deixar nenhuma umidade nos grãos para evitar que eles germinem ou mofem.

Baldes com alpiste

E se você não é tutor de pássaro, mas quer esses animais por perto, deixe um pouquinho de alpiste no parapeito da janela ou sobre um muro. Se não quiser muita sujeira você pode investir em comedouros e casinhas para pássaros.

Se nenhum passarinho aparecer no primeiro dia, tente de novo e de novo. Com persistência você terá a sorte de conviver com pardais, rolinhas e canários.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o alpiste? Confira outros posts sobre pássaros e nutrição animal em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário