O que a calopsita come? Descubra os melhores alimentos para o pássaro

4 de março de 2021

Alimentação de Aves
o que calopsita come

A alimentação é assunto sério na vida dos bichinhos de estimação que tanto amamos. Por isso, é importante saber o que uma calopsita come se você está pensando em ter uma. A ave australiana se alimenta de uma diversidade de alimentos, mas ainda é necessário balancear as opções para oferecer os nutrientes corretos.

Em primeiro lugar, uma calopsita come ração, sementes, verduras e frutas, porém, qual a quantidade? E as melhores opções? Vamos te ajudar a criar o cardápio perfeito para o seu passarinho.

Quantas gramas uma calopsita come por dia?

Felizmente este bichinho come muito bem! A lista de sugestões para alimentar a ave vai de ração para calopsita, a petiscos como frutas e verduras frescas, de preferência, orgânicas.

A recomendação diária é oferecer cerca de 10% do peso do animal, por isso é interessante saber quanto o passarinho pesa. Na dúvida, vale consultar um veterinário para uma dieta balanceada.

O que calopsita gosta de comer?

A ave na natureza procura por pequenas sementes e frutas da estação. Mas quando é criada em cativeiro, o tutor deve criar um mix de alimentos que forneçam proteínas, carboidratos e nutrientes.

No mercado você encontra dois tipos de ração para calopsita, a peletizada, feita através do processo de vapor, e a extrusada, que primeiro mistura os ingredientes para produção da ração em um forno de alta temperatura.

A ração pode ser misturada com um mix de sementes que deve conter painço, alpiste, aveia e girassol.

Se por um lado a ração e as sementes oferecem proteínas e carboidratos, a alimentação que uma calopsita come ainda precisa de mais nutrientes. A dica é incluir frutas no dia a dia do bichinho, como mamão, maçã, banana, melão e goiaba, sempre retirando as sementes.

Por último, as verduras também são bem-vindas. O brócolis, beterraba, cenoura, abóbora e pepino são algumas das opções liberadas que uma calopsita come.

Quais os alimentos proibidos?

o que uma calopsita come no dia a dia

A dieta é variada, mas precisa ter atenção com determinados alimentos que podem causar problemas à saúde do pet. Se uma calopsita come chocolate, abacate, temperos, café, mel e doces pode passar mal e ter intoxicação alimentar.

Por que é importante não dar sementes para o pet?

As frutas são alimentos ricos em nutrientes para a calopsita, mas o passarinho não pode comer suas sementes por conta do cianeto. O mineral é venenoso para as aves e deve passar longe da sua alimentação.

Por fim, vale algumas recomendações em relação a água e higiene da gaiola, pois sujeira é sinônimo de bactérias e doenças.

A água deve ser trocada diariamente para manter o líquido fresco e agradável, ainda mais em épocas de calor intenso. Além disso, após as refeições você deve limpar o comedouro para não atrair insetos e impedir a proliferação de parasitas.

Um passarinho que tem uma alimentação completa, com certeza é mais feliz e saudável. E se surgir qualquer dúvida sobre a alimentação do seu pet, um veterinário pode ajudar com quantidades e até mesmo troca de ração.

Que tal ler mais sobre aves no nosso blog? Olha só os conteúdos que selecionamos para você: