Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Calopsita doente: sintomas, doenças e como cuidar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
calopsita no poleiro
A calopsita doente pode ficar mais prostrada

Identificar uma calopsita doente pode não ser uma tarefa fácil para os tutores. Mesmo sendo aves comunicativas e muito inteligentes, os sintomas podem ser sutis e passar desapercebidos.

Por isso, preparamos um conteúdo completo para você identificar uma calopsita resfriada ou com outras doenças, e saber o que fazer.

Continue a leitura!

Calopsita doente: sintomas

Conhecer os sinais que a calopsita está doente é a melhor forma de iniciar os cuidados e manter a saúde do pet sempre em dia. Para isso, o tutor deve observar o comportamento e o próprio animal.

Um exemplo de alteração comportamental é que uma calopsita doente pode ficar mais quieta e desanimada. Já um sintoma físico comum em algumas doenças é a mudança no aspecto das penas.

Confira abaixo os sinais de uma calopsita doente:

Calopsita espirrando ou respiração chiada

Esses são sintomas comuns em algumas doenças, como resfriados e alergias. Os problemas respiratórios em calopsitas podem se manifestar de várias formas.

Eles vão desde espirros bastante sonoros, até um barulho diferente na respiração – que não costuma sequer ser notada. Passando por secreções saindo do nariz ou manchas na região.

Caso identifique qualquer um desses sintomas, procure um médico-veterinário.

Alterações nas fezes

As fezes costumam ser um ótimo radar para identificar uma calopsita doente. Muitas doenças, como infecções intestinais e até intoxicações, podem ser notadas dessa forma. Se a alimentação não mudou, as fezes devem ter sempre o mesmo aspecto.

O animal tem como padrão fezes na cor verde-escura acompanhada de um líquido branco ou transparente. Isso porque elas urinam e defecam ao mesmo tempo.

Qualquer mudança na coloração ou consistência das fezes pode ser resultado de uma doença em curso. Portanto, em caso de fezes pretas, marrons, vermelhas ou amarelas, ou diarreia, procure um veterinário.

Penas frágeis e opacas

A saúde da calopsita reflete na beleza das suas penas. Caso elas estejam opacas e mais frágeis, pode faltar vitaminas ou alguma doença estar prestes a se manifestar.

Uma calopsita doente pode ter penas arrepiadas ou até arrancá-las. Outra situação comum é que durante a postura de ovos, a ave precisa de mais nutrientes e, caso a alimentação não esteja adequada, suas penas ficam mais frágeis.

Procure um veterinário para avaliar o animal e indicar um tratamento, suplementação ou vitamina para calopsita doente.

Mudanças na alimentação

frutas que calopsita pode comer

E por falar em alimentação da calopsita, alterações na sua rotina alimentar também podem indicar doenças.

As calopsitas comem pouco e todo dia a mesma quantidade. Reduzir a quantidade de comida ou aumentar muito a ingestão de alimentos são sinais de calopsita doente. Esse comportamento exige uma passadinha no veterinário.

Da mesma forma, as alterações no consumo de água podem indicar problemas de saúde, como doenças renais.

Calopsita com comportamento diferente

As mudanças comportamentais também podem indicar problemas na saúde. As calopsitas são agitadas e brincalhonas. Caso ela passe um ou dois dias mais prostradas, não tenha interesse nos brinquedos ou em interação com humanos queridos, é hora de buscar um veterinário.

E não é só isso, deixar de vocalizar como antes ou ficar mais imóvel são indicativos de que algo não está bem.

Outros sintomas comuns de calopsita doente

Os tutores também devem observar a pele do pet em busca de feridas. Por estresse ou até alergias, as calopsitas podem se machucar.

Mesmo que algumas poucas gramas, a perda de peso é um forte indicativo de que algo não está certo. As calopsitas devem manter o peso sempre igual.

Calopsita doente: principais doenças

calopsita doente

Assim como os sintomas de uma calopsita doente podem ser vários, as doenças também! Confira as principais doenças de calopsita. ciente. Confira! 

Clamidiose

Doença causada por uma bactéria, a clamidiose é mais comum nas aves jovens. A calopsita se infecta pelo ar ou por poeira contaminada, que afeta o seu sistema imunológico. Como sintomas, pode apresentar problemas respiratórios, emagrecimento, conjuntivite e alteração das fezes.

Parasitas

Certos parasitas são verdadeiros vilões, deixando uma calopsita doente. Entre eles, estão as pulgas, os piolhos e ácaros, que provocam anemia, penas arrancadas e coceira intensa.

Ascaridíase

Infecção parasitária que provoca uma série de problemas ao animal, como diarreia, diminuição de energia, perda de peso e fraqueza.

Aspergilose

Infecção micótica que se transmite ao inalar agentes causadores. Tem como sinais característicos a falta de apetite, cansaço ao brincar, problemas respiratórios e emagrecimento gradual.

Candidíase

É uma doença mais comum quando se vê um filhote de calopsita doente. A candidíase é um fungo presente no trato gastrointestinal. Por isso, acarreta vômitos, diarreia, papo dilatado, dificuldade ao respirar e perda de peso.

Calopsita resfriada

A calopsita fica gripada principalmente pela baixa umidade, falta de vitaminas ou infecções bacterianas. Os sintomas mais comuns são nariz úmido, espirros, secreção e chiados na respiração.

Estresse

A falta de atividades e interação ou um viveiro inadequado podem causar estresse na calopsita. Aves estressadas podem arrancar penas, para de comer e desenvolver diversos problemas ainda mais sérios.

Gripe aviária em calopsitas

A gripe aviária é a infecção das aves pelo vírus da influenza e as calopsitas podem ser contaminadas. A transmissão acontece pelo contato de aves domésticas com aves aquáticas migratórias infectadas.

Para evitar a gripe aviária em calopsitas, basta não deixar seu pet ter contato com a rua ou outras aves. Assim, o pet e sua família ficarão seguros.

Calopsita doente: o que fazer?

Tutor interagindo com calopsita

Como tratar uma calopsita doente é uma das principais dúvidas dos tutores, afinal todos querem seus pets saudáveis. Não existem remédios caseiros para calopsita doente que sejam seguros e, por isso, a recomendação é apenas uma:

Caso identifique qualquer sintoma, leve seu pet ao médico-veterinário!

Os sintomas são muito variados e podem ser indicativo de uma grande quantidade de doenças. Apenas a avaliação de um profissional é segura para fazer o diagnóstico e indicar um tratamento com remédio para calopsita doente eficaz.

As aves são animais sensíveis. Portanto, devem receber a atenção imediata em caso de doença.

Você tem mais alguma dúvida sobre sintomas ou doenças de calopsitas? Deixe um comentário!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

35 Comentários

  1. Maria Donizete Teixeira Sartori disse:

    Minha calopsita, está com uma pelota enorme atrás da perna direita , está com dificuldade em fazer cocô, não canta mais , está triste. Já levei ao pet. Me deram antibiótico por dez dias. Não diagnósticaram a causa .

  2. Ovidio José da Silva machado disse:

    Minha calopsita tá com papo enorme e percebi q não é digerido e ela vive com fome ..estar magra não sei o q fazer me ajude por favor

  3. Márcia disse:

    Minha calopsita está sonolenta já 2 dias. Era bem espoleta e não tem um ano ainda, está com outra mais velha na gaiola e sempre brincando.mas agora está amuada e sonolenta. A mais velha parece que está querendo cruzar

  4. Lucia Cardoso disse:

    Minha calopsita está com falta de penas debaixo de uma asa. Parece que é uma micose, não consigo identificar.

  5. Camila disse:

    Minha calopsita hoje de manhã vomitou as sementes e um líquidos esbranquiçado, o que posso fazer e qual pode ser a causa?

  6. Jeovana disse:

    Eu tenho um filhote de calopsita aprox 5 dias eu separei ele da mãe porque ela estava dando sementes inteiras pra ele comer o papo dele está cheio e ele não faz fezes a um dia seria normal?

  7. Luciene disse:

    Olá boa noite minha calopsita está amoada não brinca está parada baixada está dodói não quer brincar as perninhas parece doer as asinhas bem juntinhas ao corpinho como se tivesse frio olhei nas penas no rabo e percebi que está machucada não sei se e porque na hora do macho cruzar e machucou ela já teve 5ovos dois vingou os outros três joguei fora depois ela teve mas cinco eles quebrou e jogou fora agora ela teve mas três ovinhos só que ela está dodói não sei o que fazer está sonolenta não quer beber água comida não quer tô preocupada com ela peguei separei do macho a respiração dela está ofegante respirando de boca aberta enrolei ela em um pano e ela dormiu mas a respiração ofegante gente me ajuda aí não quero que ela morra os filhotes dela ainda está novinho

  8. Júlio disse:

    Minha calopsita está. Comendo bem mais não engorda que devi fazer para ela engordar

  9. Sirlene disse:

    Minha calopsita está amada não quer brincar só quer ficar no cantinho da gaiola, não está gritando está quieta , está comendo bem pouquinho, coloca a cabeça atrás e deixa encostada nas costas e maioria fica de olho fechado como estivesse dormindo e as penas todas arrepiadas , por favor me ajudem o que será por favor

  10. Ana Lucia disse:

    Oi boa noite, minha calopsita do nada parou de andar, ela só fica deitada , xome deitada eu tenho que por o alimento no piso se por em uma vasilha ela não xonsegue comer pq não fica de pé, o que pode ser?

    • Cobasi disse:

      Olá, Ana Lucia! Tudo bem?

      Neste caso, é essencial que a sua calopsita passe por uma avaliação profissional, pois somente o médico-veterinário poderá avaliar, diagnosticar e tratar o seu pet.

  11. Yassana disse:

    Minha calopsita está quieta e no canto dagaiola. Ela deve ter 3 meses. Tem algum remédio que Eu posso dar

    • Cobasi disse:

      Olá, Yassana! Como vai?
      È importante que saiba que somente um médico-veterinário pode recomendar medicações ao seu pet, pois para isso é necessário um diagnóstico correto!

  12. Lira Helena disse:

    plo, uma indicação de que ela pode estar doente é quando ela se mantém quieta e desanimada. Além disso, pode apresentar as penas um pouco arrepiadas e manter os olhos fechados parcialmente ou por completo. Ademais, se você notar que a ave encosta a cabeça nas costas ou sob a asa, isso pode representar algo mais sério.
    Minha calopsita está com todos os sintomas acima…o que faço?

    • Cobasi disse:

      Olá, Lira! tudo bem?
      Leve o pet ao veterinário o quanto antes para ser possível fazer um diagnóstico preciso do que está ocorrendo. É apenas com a avaliação de um profissional que será indicado o tratamento mais adequado.

  13. Maria disse:

    Minha calopsita arrancou as penas que parece uma coroa na cabeça e desde então ela ficou triste, sonolenta e só come se ajudar abrindo o bico dela , não sei mais o que fazer, ela só tem 4 meses! Alguém pra me ajudar..?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Existem diversos motivos associados a esse comportamento. Além de levar o pet ao veterinário para descobrir a real razão, invista em enriquecimento ambiental para calopsita.

  14. Vania Arauj disse:

    Ganhei uma calopsita só q ela está diarreia pelo visto a antiga dona so dava p ela semente de girassol ela n é tão nova, o q fazer nesses caso?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      É altamente recomendável que você leve sua calopsita a um veterinário especializado em aves para um exame adequado e um diagnóstico preciso. O veterinário poderá prescrever tratamento adequado, como medicamentos, probióticos ou outras intervenções necessárias, com base na avaliação do estado de saúde da sua calopsita.

  15. Bete disse:

    Minha calopsita parece gripada não quer comer e se engasga fácil e chora muito

    • Cobasi disse:

      Olá, Bete. Tudo bem?
      Se você notou esses sintomas incomuns, então não pense duas vezes! Leve o pet ao veterinário o quanto antes para ser possível fazer um diagnóstico preciso do que está ocorrendo. É apenas com a avaliação de um profissional que será indicado o tratamento mais adequado. Afinal, é ele quem fornecerá os cuidados devidos ao seu bichinho.

  16. Janaína disse:

    Boa dia eu tinha 14 calopsitas infelizmente faleceu um dos meus bebe um ano 4mess ele tava sempre dentinho com sono se arepiava,vômito muito debilitado cheguei leva no veterinário foi internado e o veterinário falou que ele tava com febre e deu dipirona pra ele gostaria de saber pra esses sitoma oque poderia ser obg

    • Cobasi disse:

      Olá, Janaína. Tudo bem?
      Sentimos muito pelo seu pet.
      Em relação a sua dúvida, não é possível diagnosticar apenas com um sintoma isolado, pois a febre pode aparecer por diversos motivos e seria necessário uma avaliação detalhada.

  17. Valéria disse:

    Minha calopsita está quieta, não come e as vezes sai um líquido no topo da cabeça q quando seca fica meio endurecido, parece secreção mas sei q quando a calopsita está resfriada a secreção sai do nariz, nunca tinha acontecido isso com ela. o que pode ser?

    • Cobasi disse:

      Olá, Valéria! Sentimos pela situação da sua calopsita. Recomendamos que consulte um veterinário especializado em aves para um diagnóstico preciso. Evite tentar solucionar o problema por conta própria pois esse sintoma pode aparecer por diversos motivos.

  18. Maria disse:

    Minha calopisita está quieta não que canta mais oque pode ser

  19. Ludmilla disse:

    minha calopsita estava com todos os sintomas da Ascaridíase,logo dps ela morreu…eu e meus pais se arrependem mtoooo de não ter levado ela no veterinário.Dps minha outra calopsita morreu tbm,ela ficou com os mesmos sintomas da outra,mas acho que foi de saudades…Tinha 3 calopsitas,agr só tenho 1…sinto mta saudades delas…

  20. Michele Cardoso disse:

    Minha calopsita está meio desanimada… só dorme fica nos cantos da gaiola… Não come e está meio trêmula o que pode ser .

Deixe o seu comentário