Calopsita doente: principais sinais e como cuidar

Compartilhar:


calopsita doente

Está desconfiado que a sua calopsita não está bem? A ave, tão divertida e companheira, pode estar passando algum apuro que você ainda não conseguiu detectar. Por isso, vamos te ajudar a descobrir os sintomas de uma calopsita doente e as principais doenças que podem acometer o animal. Além disso, vamos te dizer o que fazer nesse momento de angústia.

Então, continue conosco neste artigo!

Como perceber uma calopsita doente?

Para identificar um problema de saúde na calopsita, observe o seu comportamento. Ela pode manifestar diferentes sinais, seja com atitudes pouco comuns ou demonstrar claramente que algo não anda bem. Portanto, como tutor, fique sempre atento ao seu animal de estimação

Por exemplo, uma indicação de que ela pode estar doente é quando ela se mantém quieta e desanimada. Além disso, pode apresentar as penas um pouco arrepiadas e manter os olhos fechados parcialmente ou por completo. Ademais, se você notar que a ave encosta a cabeça nas costas ou sob a asa, isso pode representar algo mais sério. 

Outra situação que requer atenção é com relação às fezes da calopsita. Portanto, avalie o estado e a quantidade de fezes, uma vez que a ave costuma ser muito predisposta a sofrer com diarreia e infecção intestinal. 

O animal tem como padrão fezes na cor verde-escura acompanhada de um líquido branco ou transparente. Caso perceba uma mudança na coloração ou consistência das fezes, como vê-la preta ou muito líquida, acenda o sinal amarelo, pois há o risco de uma calopsita doente. 

Além disso, listamos outros sinais que a calopsita pode apresentar, como: 

  • estar com as penas frágeis e opacas; 
  • deixar de vocalizar como antes; 
  • aumento repentino e desenfreado ao se alimentar e beber água;  
  • ficar imóvel no fundo do poleiro
  • perda de peso; 
  • ferida na pele; 
  • ter dificuldade ao respirar, sendo possível escutar um chiado; 
  • presença de secreções nas narinas. 
calopsita doente

Calopsita doente: principais doenças

Afinal, quais problemas de saúde podem acometer uma calopsita? Para responder, elencamos as principais doenças e os sintomas para o tutor ficar ciente. Confira! 

  • Clamidiose: doença causada por uma bactéria, a clamidiose é mais comum nas aves jovens. A calopsita se infecta pelo ar ou por poeira contaminada, que afeta o seu sistema imunológico. Como sintomas, pode apresentar problemas respiratórios, emagrecimento, conjuntivite e alteração das fezes.
  • Parasitas: certos parasitas são verdadeiros vilões, deixando uma calopsita doente. Entre eles, estão as pulgas, os piolhos e ácaros, que provocam anemia, penas arrancadas e coceira intensa. 
  • Ascaridíase: infecção parasitária que provoca uma série de problemas ao animal, como diarreia, diminuição de energia, perda de peso e fraqueza. 
  • Aspergilose: infecção micótica que se transmite ao inalar agentes causadores. Tem como sinais característicos a falta de apetite, cansaço ao brincar, problemas respiratórios e emagrecimento gradual. 
  • Candidíase: mais frequente entre os filhotes, é um fungo presente no trato gastrointestinal. Por isso, acarreta vômitos, diarreia, papo dilatado, dificuldade ao respirar e perda de peso. 

O que fazer quando a calopsita fica doente?

Notou a sua calopsita apresentar algum sintoma incomum? Então não pense duas vezes! Leve o pet ao veterinário o quanto antes para ser possível fazer um diagnóstico preciso do que está ocorrendo. É apenas com a avaliação de um profissional que será indicado o tratamento mais adequado. Afinal, é ele quem fornecerá os cuidados devidos ao seu bichinho precioso.

Além disso, não se esqueça de que falamos de uma ave, um animal sensível. Portanto, ele deve receber a atenção imediata do tutor para levá-lo a um veterinário. Por isso, cuide do seu pet com todo o amor e carinho que ele merece! 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Maria Donizete Teixeira Sartori disse:

    Minha calopsita, está com uma pelota enorme atrás da perna direita , está com dificuldade em fazer cocô, não canta mais , está triste. Já levei ao pet. Me deram antibiótico por dez dias. Não diagnósticaram a causa .

  2. Ovidio José da Silva machado disse:

    Minha calopsita tá com papo enorme e percebi q não é digerido e ela vive com fome ..estar magra não sei o q fazer me ajude por favor

Deixe o seu comentário