Calopsita fala: saiba como ensinar a sua ave!

| Atualizada em

Por Joe Oliveira   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Além de charmosa, inteligente, dócil, você sabia que calopsita fala? São aves que gostam de interagir com os tutores e tem a capacidade de imitar sons, com o ensinamento certo podem responder aos comandos de fala simples.

Como as calopsitas conseguem falar?

Isso é possível graças à siringe, um órgão do aparelho fonador, e ao formato do bico das calopsitas. Porém, por não possuírem cordas vocais, elas não conseguem formar frases completas.

Diferente de aves como os papagaios, que têm essa habilidade, as calopsitas se limitam a imitar sons simples, como assobios, melodias e palavras curtas.

O convívio próximo com os tutores e um treinamento adequado são essenciais para que elas aprendam a reproduzir esses sons e interagir dessa forma.

Saiba como ensinar sua calopsita a falar

Quer que sua calopsita aprenda a imitar sons como sirenes, apitos e até algumas palavras?

Com paciência e o treinamento adequado, sua ave pode aprender a reproduzir esses sons adequadamente.

Esse processo, além de divertido, fortalece o vínculo entre a ave  e o tutor e estimula a inteligência do pet. Confira as dicas abaixo e comece o treinamento!

1. Entenda o processo de aprendizagem

Por ser uma ave inteligente, com o treinamento certo, ela pode até interagir com outras pessoas que tenham contato com ela.

Entretanto, é fundamental respeitar o ritmo e a personalidade de sua calopsita, pois cada ave tem um tempo de aprendizado único.

2. Escolha um local tranquilo para o treinamento

Garanta um ambiente calmo e sem distrações, onde sua calopsita possa se concentrar melhor. 

Além disso, certifique-se de que a gaiola seja adequada ao tamanho da ave, para que ela se sinta confortável e segura durante o treinamento.

3. Repita palavras ou sons simples 

Na fase inicial do aprendizado, de forma clara e consistente, comece a emitir o som que deseja que a calopsita reproduza. Uma ótima dica é fazer uma voz mais aguda ao falar com ave, isso porque elas não conseguem imitar sons mais graves.

Escolha sons ou melodias curtas, em um tom baixo e calmo, trabalhe a repetição.

4. Estabeleça uma rotina de treinamento

Em média, sessões de 10 a 15 minutos, de 3 a 5 vezes já são o suficiente para calopsita começar a memorizar os sons. A regularidade da rotina é fundamental para manter o interesse e a motivação da ave.

5. Invista em reforço positivo

Use petiscos ou carinho como recompensa para incentivar e estimular os comportamentos desejados durante o treino.

6. Enriqueça o ambiente 

Ofereça brinquedos, poleiros e itens que estimulem a exploração e o exercício. Um ambiente dinâmico ajuda a manter a calopsita engajada e ativa, promovendo seu bem-estar e facilitando o aprendizado de novos sons.

7. Ofereça uma alimentação balanceada

Proporcione uma ração específica para calopsitas, garantindo uma dieta equilibrada que favoreça o desenvolvimento e bem-estar da ave. Uma boa alimentação também contribui para um processo de aprendizagem mais eficiente.

Com que idade a calopsita aprende a falar?

Não há uma definição exata de quando a calopsita fala. Como trata-se de um comportamento que demanda aprendizado e não acontece de forma natural, estima-se que a partir dos quatro mese s de idade já se pode começar a ensiná-la.

O conteúdo te ajudou? No Blog da Cobasi você encontra diversos conteúdos sobre calopsitas sobre cuidados, alimentação, saúde, curiosidades e muito mais. 

E no pet shop online da Cobasi tem tudo o que é essencial para a sua ave: rações, acessórios, gaiolas, brinquedos, medicamentos, entre outros produtos importantes para o dia a dia do seu pet.

Aproveite nossas promoção e até a próxima!

Por Joe Oliveira

Redator

Jornalista, é apaixonado por futebol, basquete e, claro, pets! Além de bater uma bolinha e escrever para o Blog da Cobasi, o Joe curte a vida ao lado dos seus melhores amigos: os cachorros vira-latas Zé e Tobby, a gata Marry e o papagaio Louro.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário