Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que calopsita fala? Curiosidades sobre aves

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Calopsita fala

É quase impossível resistir ao charme da calopsita com sua crista amarela e seu pequeno tamanho. Além de ser uma ave bonita e chamativa, a interação que você pode ter com esse pet é muito boa. Mas será que a calopsita fala? 

Essa é uma dúvida que pode surgir quando você pensa em adotar uma, além de ensinar outros truques a ela. Para esclarecer essa questão, fique com a gente.

Calopsita fala ou não?

Diferente dos papagaios que conseguem aprender a falar palavras e frases completas, a calopsita só consegue reproduzir sons que aprende com o tutor. Mesmo que alguns tipos de calopsita consigam dizer algumas palavras completas, normalmente essa ave apenas repete sons que escuta.

Entretanto, mesmo que só consigam reproduzir pequenos sons, você pode ensinar a calopsita a imitar a sua voz. Por ser uma ave inteligente, se bem ensinada, ela pode até mesmo interagir com outras pessoas que tenham contato com ela.

E se você está pensando em adotar uma e já imagina a calopsita falando várias palavras, saiba que os machos da espécie são mais propícios a emitir sons. Mesmo que a calopsita fêmea fala certos sons de palavras, é mais comum que ela emita sons de canto.

Como a calopsita aprende a falar?

Primeiro, saiba que a capacidade que a calopsita tem para reproduzir sons é pelo seu aparelho fonador. Nele, há um órgão chamado siringe, que está localizado entre a traqueia e os brônquios primários. 

O formato do bico da calopsita também permite a emissão de som pela ave. Porém a ausência de cordas vocais é o que impede que a calopsita consiga falar de verdade.

Entretanto, mesmo que o organismo dessa ave possa fazer com que ela emita alguns tipos de som, saiba que o hábito dela dizer palavras é influenciado principalmente pelo convívio com seres humanos.

A repetição e treinamento correto fará com que a sua calopsita consiga emitir certos sons e imitar melodias.

Já na natureza, a emissão de sons por essa ave não é necessária, pois a comunicação dessa ave é pelo seu topete charmoso. Quando estão assustadas ou eufóricas, a crista do animal se levanta e quando ficam calmas, as penas permanecem abaixadas.

Ensinando a sua calopsita a falar e cantar

Calopsita fala

Bom, agora que você sabe porque a calopsita consegue emitir sons, é hora de aprender a como fazer ela emitir o seu nome ou até mesmo cantar o hino do seu time.

Saiba que o treinamento para fazer sua calopsita reproduzir sons pode começar quando ela completar 4 meses de idade.

Primeiro, faça com que a calopsita se acostume a você e ao ambiente em que ela vive. 

Por isso, deixe ela confortável, alimente a ave com ração própria para ela, deixe a calopsita em uma gaiola ou viveiro confortável e não deixe ela em lugares barulhentos e perigosos para não estressar o animal.

Tenha tempo e paciência com sua ave. Lembre-se que ao adotá-la, a calopsita precisa se adaptar ao novo ambiente. 

Por isso, brinque com ela e a entretenha com sua companhia. Uma boa dica é oferecer um poleiro para que a ave se exercite e se entretenha.

Quando for começar ensinar a ela sons e palavras, fale em um tom de voz baixo e calmo e não a deixe sozinha.

Em seguida, mantenha uma rotina de aprendizado com ela, interaja com a calopsita e troque palavras com a ave. 15 minutos diários são o suficiente para que o pet comece a memorizar os sons.

Para agilizar o processo, após a ave se acostumar ao local e ao novo tutor, você pode deixar sons de cantos sendo reproduzidos perto do animal. Porém, o volume do som não deve ser muito alto para não assustar o animal.

Depois de um tempo, você vai ter um pet que vai conseguir te acompanhar nas suas músicas e te oferecer uma boa diversão com muito carinho.

Curiosidades sobre a calopsita

  • Além de ser muito charmosa, a calopsita é uma ave muito companheira com o dono;
  • A calopsita é uma ave monogâmica, tendo um parceiro pela vida toda;
  • Uma calopsita pode viver mais de 10 anos de idade se for bem cuidada;
  • Além de saber cantar e assobiar, a calopsita também consegue bocejar.

Viu que mesmo sendo pequena, chegando até os 35 cm, a calopsita é um animal muito interessante?

Além de ser muito inteligente e que pode aprender a emitir sons e cantar, é um pet companheiro e fiel ao seu tutor.

Mas lembre-se que para isso, você deve oferecer muito amor e carinho para sua ave, além de cuidados com a alimentação e bem estar do animal. Desse modo, você terá uma ótima companhia dentro de casa.

E se quiser saber mais sobre a calopsita, temos mais conteúdos que possam te interessar:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário