Aprenda como alimentar filhote de calopsita da maneira correta

Compartilhar:


como alimentar filhote de calopsita

Antes de explicarmos como alimentar filhote de calopsita, você precisa saber que, no universo das aves, existe um processo após o nascimento de um filhote conhecido como “cuidado parental”.

Esse período refere-se à maneira como os pais se comprometem a atender a algumas necessidades de seus filhotes, principalmente em relação à alimentação. 

No entanto, pode haver casos nos quais os pais não estão por perto ou de alguma forma não podem realizar esse processo.

Então, nesses casos, é necessária a ajuda de um tutor. Por isso, desenvolvemos este artigo para te ajudar a realizar esse procedimento de forma correta e assim cuidar bem desse animal.

Continue a leitura e entenda tudo sobre como alimentar calopsita filhote!

Como alimentar calopsita filhote?                     

A primeira dica para alimentar filhote de calopsita recém-nascido é saber que a única substituta da alimentação oferecida pelos pais é a papinha própria para filhotes de calopsita.

Isso porque sua composição é feita por enzimas que auxiliam na digestão e também contém prebióticos e probióticos, essenciais para o crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Além disso, você deve se orientar através do veterinário ou fabricante sobre a regularidade da alimentação. De antemão, podemos te informar que ela varia conforme o tempo de vida dos filhotes.

Normalmente, nos dias iniciais de vida, o recomendado é oferecer essa papinha em média 6 a 8 vezes. Depois desse período, cerca de 30 dias após o nascimento, indica-se reduzir periodicamente para 4 vezes.

A alimentação do filhote de calopsita através da papinha é gradualmente trocada após 30 dias para o alimento próprio para a espécie. Entretanto, você pode continuar administrando a papinha até que não seja mais necessária. 

Vale ressaltar que não é adequado oferecer água ao filhote em nenhuma circunstância antes de desmamá-lo. Isso porque um dos ingredientes principais da papinha é a água, em dose necessária para a hidratação do pequeno pet.

Assim, apenas quando se encerrar o período de 30 dias o tutor poderá oferecer água em um bebedouro.                                                       

Como administrar a papinha do filhote de calopsita?

Para te ajudar nesse processo, elaboramos um passo a passo para alimentar corretamente o filhote. Confira!

  1. Antes de tudo, você deve seguir à risca as recomendações do fabricante ou do veterinário, no que se refere à regularidade e à quantidade. 
  1. Considere o auxílio de uma seringa pequena ou uma mini colher para introduzir a papinha no papo do filhote.
  1. Quando for prepará-la, sempre a dissolva em água morna. É importante não deixar a água muito quente para não provocar queimaduras e também não deixar tão fria, afetando a digestão.
  1. Sempre que for administrar, verifique o papo do filhote, pois se ainda estiver cheio, é capaz de o alimento concentrado azedar e acarretar problemas de saúde no bichinho.                              

Quais os cuidados ao alimentar filhote de calopsita?

O procedimento de alimentação exige muito cuidado, paciência, disponibilidade e tempo e carinho. Afinal, esses bichinhos são muito frágeis. Por isso, tão importante quanto saber como alimentá-los, é saber como cuidar deles de um modo geral.

Vale lembrar que os filhotes de calopsita possuem um metabolismo bastante rápido, então a forma que o tutor alimenta indica como eles irão se desenvolver. Em caso de má alimentação, eles podem sofrer uma hipoglicemia e até mesmo ir a óbito.  

Também observe a quantidade de papinha oferecida. Isso é importante porque alguns filhotinhos podem demonstrar  que não estão satisfeitos, comendo além do necessário, e podem regurgitar. 

Outros cuidados com filhotes de calopsita                   

Agora que você já sabe como alimentar filhotes de calopsita, vale ressaltar alguns cuidados, caso os pais do pequeno pet não estejam por perto.

As aves tendem a ser animais endotérmicos, ou seja, conseguem manter sua temperatura interna através do metabolismo. 

Contudo, os filhotes de calopsita recém-nascidos ainda não desenvolveram seus sistemas de termorregulação, portanto é preciso que o tutor mantenha os filhotes aquecidos.

Isso pode ser feito através de uma lâmpada comum de 60W, alocada abaixo do ninho até o ponto em que os filhotes desenvolvam suas penas. 

Vale ressaltar que a lâmpada deve ser mantida coberta, considerando que a iluminação excessiva e constante pode estressar os filhotes. 

Outro fator essencial sobre como tratar de filhote de calopsita é cuidar da higiene dos pequenos. Caso eles não tenham a higiene adequada, podem até mesmo ir a óbito.

Então mantenha sempre a gaiola higienizada, tirando todos os excrementos e restos de alimentos não ingeridos. 

Além disso, limpe o bico e corpo da ave com um pano umedecido. Dessa forma, você remove qualquer partícula das refeições.

Isso deve ser considerado pois pode haver decomposição dos alimentos, provocando uma proliferação de micro-organismos nocivos à saúde.

Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir outros conteúdos sobre aves em nosso blog. Acesse agora e aproveite!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário