Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quanto tempo vive um papagaio?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quanto tempo vive um papagaio?

Quanto tempo vive um papagaio? Se você gosta de aves, provavelmente já deve ter feito essa pergunta, não é mesmo? O papagaio é considerado uma das espécies com maior tempo de vida. Confira com a gente a resposta para essa pergunta e muito mais sobre esse pássaro tão amado pelos brasileiros!

As principais características do papagaio

Na realidade, a ave que conhecemos popularmente como papagaio é um pássaro do gênero Amazona. No Brasil existem 12 espécies de papagaio e a mais comum é chamada de “papagaio verdadeiro”.

Os papagaios medem em torno de 32 cm e podem pesar até meio quilo. Eles são animais extrovertidos, animados e brincalhões, que adoram cantar e viver próximos de seus tutores, sejam adultos ou crianças.

Quanto tempo vive um papagaio?

A espécie Amazona aestiva, mais conhecida como “papagaio verdadeiro”, é um animal que vive até os 75 anos, dependendo da sua qualidade de vida. Esta espécie é liberada pelo IBAMA para criação em cativeiro, porém apenas mediante autorização em nome do criador.

Você sabia que os papagaios de cativeiro costumam ter um ciclo de vida mais longo do que os que crescem em seu habitat natural? Afinal, na natureza, o animal fica mais suscetível a ter dificuldades para se alimentar e ainda precisa enfrentar seus predadores.

Quanto tempo de vida tem um papagaio?

Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois existem cerca de 30 espécies diferentes de papagaio, cada uma com a suas características próprias. Por exemplo, as espécies de “papagaio-verdadeiro”, “papagaio-do-mangue” e “papagaio-moleiro”, que são os mais conhecidos, costumam viver de 30 até 75 anos, dependendo do ambiente onde vivem.

Qual o ambiente que vive um papagaio?

como vive um papagaio

Um papagaio que vive em casa precisa de uma gaiola para aves bem ampla, equipada com poleiros, bebedouro, comedouro e higienizada diariamente. Além disso, não se esqueça de fazer companhia para a ave, pois a solidão pode causar depressão e outras doenças ao pet.

As brincadeiras também fazem parte da rotina da ave.  O mais indicado é investir em brinquedos para aves, que são ótimos para distrair, estimular os exercícios físicos, além de aumentar a qualidade de vida e longevidade do papagaio.

Atenção: O porte de animais silvestres sem placa de identificação do instituto é considerado crime pelo IBAMA.

Quanto tempo vive um papagaio: Dicas para aumentar o tempo de vida

Uma das maneiras de prolongar a vida de um papagaio é ter atenção aos cuidados necessários para proporcionar uma rotina saudável ao pet. Para isso, nós preparamos uma série de dicas para você ser um tutor ainda mais cuidadoso. Conheça!

1. Alimentação rica em nutrientes

Atualmente, é possível encontrar rações específicas para papagaios, alimento que reúne todos os nutrientes que o animal necessita. Além disso, os tutores podem oferecer petiscos em quantidade moderada para o bichinho, como frutas e legumes cozidos sem tempero.

2. Em dia com as visitas ao médico-veterinário

A saúde de um papagaio é muito boa. Eles não costumam ter problemas com frequência, mas as consultas ao médico-veterinário são essenciais. Não deixe de realizar exames periódicos para prevenir o animal de doenças.

Gostou de saber quanto tempo vive um papagaio? Se você tem um exemplar desse animal de estimação em casa, conte para gente nos comentários alguma curiosidade.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Edilene Maria Dos Reis disse:

    Tenho calopsita uma morreu. Não sei o motivo da morte pois estava boa.

Deixe o seu comentário