Quanto tempo vive um papagaio?

4 de março de 2021

Aves
quanto tempo vive um papagaio

Os passarinhos estão na lista de animais de estimação que alegram as casas. Antes de adquirir um exemplar, é importante saber quanto tempo vive um papagaio, uma das aves mais famosas por aqui.

Por mais que este bichinho seja cativante e uma ótima companhia, ele é conhecido por sua longevidade, informação que precisa ser levada em conta na hora da aquisição.

Quanto tempo vive um papagaio?

A espécie Amazona aestiva, que leva o nome de papagaio-verdadeiro, é um animal que vive até 75 anos de acordo com a sua qualidade de vida. Esta é a ave liberada pelo IBAMA mediante autorização e que pode ser considerada de estimação.

Por incrível que pareça, o tempo que vive um papagaio na natureza pode ser menor que em cativeiro. Isso porque o animal está suscetível a passar fome, existem os predadores e outros riscos. Já criado em casa, a alimentação e cuidados são de responsabilidade do dono.

Papagaio mais velho do mundo

O pet Poncho, que já participou de filmes como Ace Ventura e 102 Dálmatas, é considerado o papagaio mais velho da história! Com 94 anos, o bichinho já está aposentado das telinhas e aproveitando sua velhice.

Qual o ambiente que vive um papagaio?

como vive um papagaio

Entretanto, a vida desse bichinho só será cheia de aventuras e diversão se o dono entender suas necessidades e cuidar do seu bem-estar.

Um papagaio que vive em casa precisa de uma gaiola para aves ampla, equipada com poleiros, bebedouro, comedouro e higienizada diariamente. 

Antes de arrumar um exemplar, tenha em mente que este é um animal que não gosta de ficar sozinho e que precisa de companhia ao longo do dia. A solidão pode causar doenças e principalmente um estado de depressão no pet.

As brincadeiras também fazem parte da rotina. A recomendação é investir em alguns brinquedos para aves, ótimos para distrair o pet, estimular os exercícios físicos e aumentar quanto tempo vive um papagaio em cativeiro.

Uma curiosidade sobre os papagaios é que apenas 15% deles aprendem truques, a cantar e falar com os humanos. Por isso, se você quer um amigo bem falante e que tenha facilidade em desenvolver habilidades, escolha um criadouro de confiança e legalizado pelo IBAMA.

O porte de animais selvagens sem placa de identificação do instituto é crime.

Alimentação rica em nutrientes

Hoje já é possível encontrar rações específicas para papagaios, alimento que reúne os nutrientes que o animal necessita. Além disso, os donos podem oferecer petiscos em quantidade moderada para o bichinho, como frutas e legumes cozidos sem tempero.

Em dia com as visitas ao veterinário

A saúde de um papagaio é de ouro. Eles não costumam ter problemas com frequência, mas são as consultas com um veterinário especializado em animais exóticos, assim como exames periódicos, que vão garantir que você não seja pego de surpresa.

A vida dos animais que viram “herança”

Já que o tempo que vive um papagaio pode facilmente passar de 50 anos, é fundamental garantir que o seu amigo terá uma vida confortável caso imprevistos aconteçam. 

Sim, precisamos pensar no ciclo da vida e termos empatia por esses animais. Esteja em acordo com a família na hora de adquirir o pet, assim todos terão responsabilidade pelo verdinho e sua segurança está garantida.

Aqui tem mais conteúdo sobre pássaros para você! Por qual assunto quer começar?