Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aves Columbiformes: Pombas e Rolinhas

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Columbiformes

Columbiformes é o nome dado a uma das mais conhecidas Ordem de aves. Fazem parte desse famoso grupo as Pombas, as Rolinhas e os Dodos. Elas são consideradas aves cosmopolitas, que podem ser encontradas em qualquer parte do globo terrestre.

Na verdade, em quase qualquer parte do mundo! Os Columbiformes só não são encontrados nos polos no resto de todo o planeta é possível ver Pombos e outras espécies dessa Ordem.

São catalogadas neste grupo mais de 240 espécies em diversos países, incluindo, é claro, o Brasil. Indícios mostram que os Columbiformes têm origem há milhões de anos, possivelmente na região da Europa. Depois, essas aves foram migrando de forma natural ou levada pelos seres humanos para outras regiões. Pode-se dizer, que elas estão entre os animais mais comuns.

Tipos de Columbiformes

Os Columbiformes são divididos em duas Famílias: Raphidae e Columbidae. A Raphinae é formada por aves que não conseguem voar e que já foram extintas. Essa pequena Família possui dois gêneros, o Pezophaps do qual faz parte apenas o Solitário-de-Rodrigues (Pezophaps solitaria.), e Raphus, composto também apenas por uma espécie, o Raphus cucullatus, mais conhecido como Dodó.

Essa ave gigante com pequenas assinhas era encontrada em no arquipélago chamado Ilhas Maurício localizado no Oceano Índico. Tal ave não voava, botava seus ovos no chão e era chamada de “pombo gigante”. Fontes relatam sua última aparição aconteceu no século XVII e tudo indica que sua extinção foi provocada pelo homem e a introdução de animais domésticos não pertencentes à ilha.

A outra Família dos Columbiformes é a Columbidae, esta bem mais extensa. Cclassificandas como as Pombas e Rolas, são muito comuns em cidades de todo o mundo por seu alto poder de adaptação.

Confira algumas espécies de Columbiformes:

  • Pomba-de-Espelho
  • Pomba Galega
  • Asa-Branca
  • Juriti-Vermelha
  • Rolinha-Diamante

Principais características da Columbidae

As principais características das aves Columbiformes da Família Columbidae envolvem ter um conjunto de penas e plumas grossas, as asas são robustas e com pontas. No voo, elas emitem um som característico, aquele mesmo de Pombos batendo suas asas, que muitos já devem ter ouvido.

A cabeça fica bem rente ao corpo e parece até que esses pássaros não têm pescoço. O bico é pequeno, frágil e não sinuoso. Na face, geralmente colado ao bico, existe um detalhe anatômico perto da cavidade nasal denominada de cera. Além disso possuem o papo avantajado, pois a região é destinada a armazenar alimento. Muito espertos, não é mesmo?!

Os dedos são bem desenvoltos, porém frágeis como o bico. O porte de maneira geral é de pequeno a mediano.

Tanto o formato do seu bico, quanto o papo avantajado são importantes para a sua alimentação. Classificados como granívoros, a base da alimentação é composta de sementes e grãos. Em cativeiros, eles podem ser alimentados com ração específica ou misturas de sementes. Além dos grãos, também podem comer frutas, ou seja, têm hábitos frutívoros.

Reprodução dos Columbiformes

A reprodução desses animais ocorre de maneira fácil. Os ovos não possuem muita pigmentação e são predominantemente brancos. Os Columbiformes geralmente produzem uma espécie de “papa” para alimentar seus filhotes. Os filhotes nascem sem penas e com o passar do tempo, as plumagens vão crescendo.

Agora você já sabe tudo sobre os Columbiformes, a Ordem das Pombas e Rolinhas. Quer saber mais sobre outras aves? Confira os posts que separamos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Os comentários estão fechados.