Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pássaro sente frio? Cuidados com aves no inverno

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Duas aves no inverno

As aves no inverno precisam de cuidados especiais, pois mesmo com suas penas, que as protegem em baixas temperaturas, elas acabam sentindo mudanças de estação. Entenda como fazer para aquecer as aves no frio e cuidar dos seus pets da forma correta.

Passarinhos sentem frio?

“Aves são seres endotérmicos, como nós, elas conseguem controlar a própria temperatura, porém, isso é possível até certo ponto. A temperatura média de uma ave é torno de 39 a 40°C e, quando os fatores externos são extremos podem implicar no comportamento devido a alteração térmica. Uma característica típica de uma ave com frio é quando o animal eriça as penas por longos tempos e fica em um canto da gaiola”, explica Tiago Calil Ambiel, biólogo especializado em animais silvestres da Cobasi.

Vamos descobrir como proteger os pássaros do frio?

Aves no inverno: como os pássaros se protegem do frio?

Penas não são fonte de calor, mas um isolante térmico. Por isso que proporcionar um local agradável e sem uma corrente de ar forte é fundamental para quem tem aves. Estes animais conseguem manter uma temperatura de até 40ºC, entretanto são sensíveis a rajadas de vento e mudanças do tempo.

Dicas para proteger seus pássaros no inverno

calopsita

Caso seus bichinhos fiquem em gaiolas fora de casa, talvez seja o momento de trazê-los para dentro! Escolha um local que receba luz do sol durante o dia, para que eles possam se esquentar durante a manhã, evitando a cozinha, por ser um lugar com muitos cheiros e químicos.

As capas protetoras são ótimas opções para cobrir a gaiola das aves no inverno se não for possível mudar o ambiente, principalmente se forem viveiros grandes. E como aquecedor, você pode usar lâmpadas de cerâmica, fonte de calor que não retira a umidade do ar.

Nosso especialista em animais silvestres, Tiago Calil completa: “Na natureza, aves livres procuram ambientes mais confortáveis. No caso de aves domésticas, é importante que o tutor tenha cuidado com a temperatura baixa, evitando dessa forma, varandas, correntes de vento próxima a janelas e, ambientes muito frios. A localização da gaiola na casa é de extrema importância para uma vida saudável da ave, geralmente, ambientes confortáveis para nós, tendem a suprir a necessidade térmica desses animais. Ninhos, tocas e capas para a gaiola ajudam bastante”.

Vale lembrar que nenhuma dica substitui o acompanhamento de um veterinário especialista em aves. Existem aves mais sensíveis, como calopsitas e periquitos, que podem desenvolver problemas respiratórios nesta época, então é bom ficar de olho no comportamento dos bichinhos e procurar um profissional. 

Quer mais dicas de cuidados com aves? Confira os posts que separamos para você:

Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Valmir Zancheti Maria disse:

    Qual temperatura ideal para aquecer um diamante gold doente, e por quanto tempo devo aquecer

  2. Lilia disse:

    Gostaria de saber no inverno se podemos cobrir a gaiola quando está chovendo

    • Cobasi disse:

      Oi Lilia, como vai? É indicado em períodos de frio ou rajadas de ventos proteger o seu pássaro, uma sugestão é colocar a gaiola dentro de casa. Capas protetoras também são uma ótima sugestão! 🙂

Deixe o seu comentário