Diferença entre macho e fêmea de trinca-ferro

6 de agosto de 2020

Aves
Trinca-ferro

O pássaro macho e fêmea de trinca-ferro, também conhecido como tempera-viola, estevam, sabiá-gongá, sabiá-pimenta, entre outros apelidos, encanta por seu belo canto e penas coloridas. Encontrado nas montanhas e à beira das matas, o trinca-ferro só pode ser criado em cativeiro mediante autorização do IBAMA, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Conheça a espécie, as principais diferenças entre a fêmea de trinca-ferro e o macho e como preservar este lindo pássaro.

>Macho e fêmea de trinca-ferro

De corpo verde e cabeça acinzentada, ambos os tons de misturam pelo resto do corpo desta ave passiforme. Uma característica curiosa é a espécie não possuir diferenciação visual entre machos e fêmeas de trinca-ferro. Isso mesmo! Eles são visualmente iguais!

No entanto, existe uma forma de reconhecer se o animal é um macho de trinca-ferro ou fêmea.  Através do canto do trinca-ferro, criadores e amantes da observação de pássaros podem sugerir o sexo do animal. Os machos cantam vigorosamente, enquanto as fêmeas costumam ser mais caladas.

Vamos entender um pouco mais sobre o canto do trinca-ferro?

Tipos de canto de trinca-ferro

O canto do trinca-ferro macho é alto e vigoroso. O som é fator dominante para os machos, que usam o canto para afastar competidores do seu território e atrair fêmeas. Seu canto é uma particularidade e costuma ter algumas variações que ganharam até nomes: roncador, liro, entre outros.

A fêmea de trinca-ferro não canta? As fêmeas desses pequenos passiformes também cantam, mas de forma muito mais tímida. Elas soltam alguns piados, sendo mais caladas.

Como cuidar de macho e fêmea de trinca-ferro

Para criar um pássaro em casa, você precisa de uma gaiola do tamanho adequado, uma casinha e um ninho, além de brinquedos para distraí-lo. Fora isso, é importantíssimo manter um bebedouro sempre limpo e alimento de qualidade e equilibrado à disposição.

Montamos uma lista com tudo o que você precisa para cuidar de um pássaro:

Alimentação

Acessórios para alimentação

Gaiolas e acessórios

Ninho

Brinquedos

O trinca-ferro se alimenta de frutos silvestres e insetos, além de pequenos vertebrados. Como o macho é muito territorialista, o seu canto pode ser um pouco excessivo caso tenham dois juntos. Não se esqueça que a criação do trinca-ferro em cativeiro só pode acontecer com a regulamentação do IBAMA, caso contrário, é crime.

O animal precisa ter anilha em uma das patas com dados cadastrais, um Certificado de Registro e nota fiscal com os dados do fornecedor.

Gostou do conteúdo? Separamos alguns posts sobre pássaros especialmente para você.