Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Papagaio do Congo: falante e afetuoso

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
papagaio do Congo

Também chamado de papagaio cinzento ou papagaio-do-Gabão, o papagaio do Congo possui uma exuberante plumagem cinza com a cauda avermelhada. Toda essa beleza coloca o Psittacus erithacus como uma das aves mais desejadas pelos fãs dos pássaros.

 Nativa da África subsaariana, essa ave adora falar e é ótima em imitar sons. Eles são muito inteligentes e aprendem com facilidade. Vamos conhecer mais sobre esse fantástico animal?

Posso ter um papagaio do Congo em casa?

Os papagaios do Congo, ou papagaios Timneh, podem ser criados em cativeiro, no entanto, é fundamental adquirir o espécime de um criador autorizado e com toda a documentação correta. Ao comprar uma ave de forma ilegal, você colabora para o tráfico de animais que é responsável pela morte e pelos maus-tratos de milhões de espécies todos os anos.

O preço do papagaio do Congo filhote gira em torno de R$10.000,00.

Características físicas e comportamento

Essa espécie está entre as mais inteligentes e aprende tudo com muita facilidade. Além disso, é carinhosa e se apega aos seus tutores. Muito ativos, precisam de distração constante. Mais adiante daremos dicas de como fazer o enriquecimento ambiental da gaiola do papagaio do Congo.

Eles possuem cerca de 30 centímetros do bico à cauda. Sua plumagem é cinza e ele possui a cauda em um vermelho vibrante. Para completar a beleza estonteante dessa ave, o bico é preto.

O papagaio do Timneh se acostuma com a rotina e até cobra ela do seu tutor. Por isso, estabeleça horários para a alimentação e as brincadeiras. Ele o lembrará todos os dias!

Qual a alimentação do papagaio do Congo?

Essas aves são frugívoras, ou seja, se alimentam principalmente de frutas. Eles também adoram sementes e grãos. Para montar o cardápio do seu pet é importante visitar um veterinário especialista em animais exóticos. Além da alimentação fresca, é aconselhado o uso de ração de qualidade.

Cuidados que podem aumentar a vida dos papagaios

O primeiro cuidado fundamental é ter um papagaio do Congo autorizado pelo IBAMA. Ao adquirir um animal de forma ilegal, você colabora para a morte e os maus-tratos.

Além disso, eles pode ficar depressivos se passarem muito tempo sozinhos em casa e sem diversão. Portanto, é importante estabelecer uma rotina de atividades com o seu pet. Eles são muito inteligentes e adoram interação!

O espaço em que seu papagaio do Congo viverá também deve ser preparado com cuidado pensando em sua saúde e bem-estar. Eles são pássaros grande, por isso precisam de uma gaiola grande e espaçosa. Coloque comedouro, bebedouro e ninho para o pet se sentir confortável.

O enriquecimento ambiental é fundamental para o bem-estar do seu papagaio do Congo. Eles são pássaros ativos e inteligentes, por isso, precisam se distrair durante o dia mesmo quando estão sozinhos. Coloque muitos brinquedos!

Não se esqueça de posicionar a gaiola em um local fresco e sem muito vento. Afinal, vento e frio podem causar doenças no pet. Além disso, cuidado com o sol e dias muito quentes. 

Todos esses cuidados são fundamentais para uma saúde de ferro e muitos anos de vida!

Gostou desta publicação? Conheça mais sobre aves em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário