Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Por que a calopsita fica gritando? Saiba agora!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
close em uma calopsita amarela
Uma calopsita gritando pode ter vários significados.

Porque a minha calopsita fica gritando é uma das principais perguntas feitas pelos tutores de pássaros. Para ajudar você a entender esse fenômeno, cuidar bem da calopsita, além de deixá-la calma e tranquila, nós separamos uma série de dicas. Aproveite!

Porque a calopsita fica gritando?

Uma calopsita gritando é um acontecimento normal, porém caso isso aconteça com uma frequência acima do normal, é bom o tutor observar com atenção o comportamento dela. Geralmente, os gritos da ave são um sinal de que ela está precisando de alguma coisa, e com urgência.

Calopsita gritando: Qual o significado?

O piado ou o grito da calopsita como é normalmente conhecido, é a maneira que a ave usa para se comunicar, seja com outros pássaros ou com os seus tutores. Na maioria das vezes, isso significa que ela deseja alguma coisa, como por exemplo:

  • Calopsita quer água: verifique o bebedouro da ave. Se estiver vazio, reponha;
  • Calopsita com fome: confirme se o comedouro está vazio. Pode ser falta de ração.

Outros motivos para calopsita gritando muito

Se a sua calopsita não para de gritar, o motivo pode ir muito além das necessidades básicas como alimento e água. Ela pode querer atenção, estar com medo ou estressada com o ambiente ou em época de acasalamento. Confira cada uma dessas situações.

Calopsita grita por atenção

A calopsita é um tipo de ave que demanda muita atenção. Isso geralmente acontece quando ela passa longos períodos sozinha presa na gaiola. Se faz tempo que você não conversa ou brinca com o seu pet, tire um tempinho e faça companhia para ela. Ela vai adorar.

Calopsita grita por estresse ou medo

Outra situação bastante comum que faz a calopsita gritar por muito tempo sem parar é o estresse ou a sensação de medo, perigo. De maneira geral, há alguns fatores externos que justificam esse comportamento da ave são:

  • Mudança de ambiente;
  • Tédio;
  • Solidão;
  • Excesso de barulho;
  • Ausência de algo ou alguém a qual ela tem apego.

Calopsita grita na época do acasalamento

um casal de calopsitas
A época da reprodução é marcada por gritos das calopsitas

Seja uma calopsita fêmea ou macho gritando, isso pode significar que a ave está entrando no período de acasalamento. Isso acontece quando o pet atinge um ano de vida, chegando ao que os especialistas chamam de maturidade reprodutiva.

A partir dessa idade, as aves incorporam a vocalização aos seus hábitos. Por isso é comum ouvi-las cantando e gritando. Além de gritarem mais alto e por longos períodos, durante esse período, tanto a calopsita macho quanto a fêmea passam a adotar um comportamento muito mais arisco com os seus tutores e demais aves do ambiente.

Como acalmar um calopsita gritando?

A melhor maneira de acalmar uma calopsita que está gritando muito é começar a adestrar a ave desde pequena. Com isso, ela ficará menos suscetível a mudança no ambiente, ao excesso de barulho ou ausência prolonga do tutor. Para um adestramento completo, adote as seguintes práticas:

  • Faça carinho na cabeça;
  • Brinque com a ave sempre que possível;
  • Passe momentos conversando com ela;
  • Ofereça os dedos como poleiro;
  • Deixe a gaiola em um local tranquilo e arejado;
  • Coloque sempre a fruta predileta na gaiola.

Além das práticas sugeridas, há outros meios do tutor manter a ave longe do estresse e evitar que a calopsita fique gritando. Tenha sempre à mão os brinquedos favoritos dela, respeite os momentos de descanso e deixe a gaiola sempre limpa. Ah, e não se esqueça da alimentação.

Você tem uma calopsita em casa? Compartilhe com a gente nos comentários os truques que você usa para acalmá-lo. 

Calopsitas são super agradáveis e precisam de alguns cuidados. Ficou curioso pra saber mais, é só dar o play no vídeo!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

10 Comentários

  1. Eloá disse:

    Minha calopsita fica em uma gaiola grande dentro de casa. Minha janela quase não fica aberta. Faz uma semana que ela começou a ficar corujando. Não sei o que fazer. Poderia me dar dicas.

  2. Inês conceição de Almeida disse:

    A minha calopsita grita de mais.
    Que eu devo fazer?

    • Cobasi disse:

      Olá, Inês! tudo bem?
      Confira as dicas do post de como acalmar uma calopsita gritando, e caso não ela continue com esse comportamento, procure ajuda profissional.

  3. Nancy Montenegro disse:

    Olá adorei as informações .tenho uma pequena mas importante pergunta. Porque minha calopsita (macho) não quer mais vim quando chamamos ela pra vim no dedo?espero que me ajudem a entender esse ser tão importante e querido por minha família.

    • Cobasi disse:

      Olá, Tudo bem?
      A relutância da sua calopsita em vir quando chamada pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo o temperamento individual da ave e o seu ambiente. Observe o comportamento dela e continue a interagir de maneira positiva para criar um vínculo de confiança. Para mais dúvidas converse com um especialista.

  4. Sandra disse:

    Gostaria de saber como saber s e a Calopsita que eu tenho é macho ou fêmea, qual dos dois canta mais e qual grita bastante?

  5. Berenice disse:

    Minha calopsita é filhote está comigo há 2 meses mas só quer ficar no meu ombro ,cabeça, braço ou aninhada em mim. Senão grita muito alto. Pior que criança recém nascida, tenho 76 anos e converso com ela muito, chamo-a de bebê 🥰😁e ela atende

    • Cobasi disse:

      Olá, Berenice! Parece que você criou um vínculo muito especial com sua calopsita. Essa proximidade é um sinal de que ela se sente segura e amada com você. 🧡

Deixe o seu comentário