Quanto tempo vive uma calopsita? Descubra!

Compartilhar:


quanto tempo vive uma calopsita

Se você gosta de aves, com certeza já se perguntou quanto tempo vive uma calopsita, certo? O que é compreensível, afinal, quando adotamos um animal, nos preocupamos com a sua saúde e com o seu bem-estar.

De forma geral, essas aves vivem por muito tempo. No entanto, o que realmente define o seu tempo de vida são os cuidados que ela recebe do tutor e as idas frequentes ao veterinário

Existem fatores específicos que auxiliam na sua longevidade, e com um cuidado adequado, essa ave será sua companheira por mais de uma década, talvez até duas

Ficou curioso e gostaria de saber o que fazer para prolongar a vida desse animalzinho ao máximo? Então continue a leitura para entender melhor! Aproveite e confira dicas de como cuidar melhor desse pet.

Afinal, quanto tempo vive uma calopsita?

Cientificamente, o tempo de vida destinado para uma calopsita varia de 10 a 15 anos. No entanto, essa expectativa de vida é mais associada a aves que vivem em seu habitat natural, considerando todos os riscos que elas podem enfrentar.

Já em casos nos quais a calopsita é adotada ou vive em grandes cativeiros, a resposta pode ser surpreendente, chegando em média a 20 anos sem apresentar muita dificuldade. Se formos pesquisar mais profundamente, a longevidade das calopsitas podem realmente assustar. 

Foi o que aconteceu quando a mídia soube do caso da Sunshine, uma calopsita habitante de Albuquerque, nos Estados Unidos. Essa ave chegou aos 32 anos ao lado de seus tutores, ganhando uma posição no Guinness por bater recorde de vida.

O que acontece para uma ave viver tanto assim é a prioridade pelos cuidados fundamentais e necessários. Afinal, eles são indispensáveis para que o animal seja saudável e viva por muito anos. 

Ao contrário, se o animal vive um cotidiano com estresse e sem receber os cuidados necessários, sua expectativa de vida é imensamente menor.         

Então, para te ajudar, indicamos abaixo alguns cuidados básicos para prolongar o tempo de vida da sua calopsita. Vamos lá?!

O que fazer para prolongar a vida de uma calopsita?                         

O ponto principal para saber quantos anos vive uma calopsita é entender a importância dos bons cuidados e estilo de vida. 

De forma geral, os veterinários afirmam que algumas práticas podem prolongar ou diminuir a longevidade de um animal. É claro que estamos falando de tudo aquilo que ajuda a calopsita a viver de maneira saudável!

Para que você entenda melhor, separamos algumas considerações que ajudam a definir quanto tempo uma calopsita vive. Confira!

Ofereça um espaço adequado 

Esse ponto é um dos essenciais para uma calopsita viver bastante. Elas costumam dar preferência a espaços maiores, portanto, não adianta colocá-la em uma gaiola pequena e esperar que a ave viva por muitos anos. 

Isso porque o espaço influencia em seu conforto. Afinal, assim como os humanos, elas precisam fazer exercícios para garantir uma vida saudável e, claro, brincar. Por isso, não tenha medo de investir em um espaço amplo para a sua ave. 

Não existe uma determinação espaço específico para ela viver – o importante é que seja grande. Os veterinários afirmam que, geralmente, a gaiola precisa ter no mínimo três vezes a altura do pássaro e duas vezes a sua largura, contando também com suas asas abertas. 

Sendo assim, procure um lar grande e aconchegante para a sua calopsita. Vale ressaltar que você deve soltá-la por algum tempo para que ela respire novos ares – isso é recomendado por especialista –, desde que o local seja seguro. Além disso, você evita possíveis fugas.

Cuide da alimentação                         

Se a pergunta é: calopsita vive quanto tempo?, a melhor forma de responder isso é considerando o tipo de alimentação que está sendo oferecida para ela

Isso porque essa ave é acostumada em seu habitat natural a se alimentar de diversas formas, sejam sementes, plantas e algumas frutas. Portanto, deixe isso anotado para promover uma vida mais longa para seu pet voador.

Mantenha a higiene      

Por fim, não podemos esquecer da higiene que as aves domésticas necessitam. As calopsitas preferem viver em locais limpos e organizados, assim como todo animal. Então, atente-se à frequência da limpeza da gaiola, retirando todas as fezes e outras sujeiras. 

Também é importante incluir uma “banheira” no espaço, pois essas aves gostam de se refrescar e brincar na água, além de que isso também ajuda em sua saúde, bem como prolonga sua vida.

Além de tudo que foi dito durante este artigo, é essencial a visita a um veterinário especialista em pets selvagens ou exóticos, assim ele irá te orientar sobre os melhores cuidados e tratamento de sua ave. 

Viu que não é tão difícil cuidar de uma calopsita? Aproveite e confira em nosso blog outros artigos sobre cuidados com aves.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário