O que é Calopsita e como cuidar deste animal em casa

21 de fevereiro de 2021

Aves
o que é calopsita

Apesar de ser uma ave bastante comum nos lares dos brasileiros, nem todo mundo sabe o que é Calopsita. Na realidade, esta ave faz parte da família Cacatuidae, ou seja, elas são parentes distantes das Cacatuas e dos Papagaios

A Calopsita é uma espécie natural da Austrália. Elas são amigáveis, dóceis, curiosas e muito inteligentes. 

O que preciso para ter uma Calopsita em casa?

Para quem gosta de aves e pretende ter uma Calopsita em casa, saiba que elas são realmente ótimas opções. No entanto, é preciso de alguns cuidados específicos na hora de adotar esta espécie. 

Ao adotar uma Calopsita, é necessário preparar o ambiente para ela. Esses cuidados farão a diferença na qualidade de vida do animal, garantindo maior longevidade. 

Prepare uma gaiola ou viveiro para a ave. Muita gente acha que a Calopsitas podem viver soltas, contudo, antes disso é preciso de muito treinamento. Caso contrário, ela poderá fugir. Por isso, elas precisarão de um ambiente confortável para viver. 

Dê preferência para gaiolas grandes, onde a ave tenha espaço suficiente para voar, abrir as asas e pular. Prefira as gaiolas de arame ou aço galvanizado, que não estragam nem enferrujam com facilidade. 

Prepare a gaiola proporcionando à ave comedouro e bebedouro, disponibilize-os em um local fácil para o pet, eles podem ser fixados nas grades. Os poleiros são fundamentais para promover os exercícios, portanto, não se esqueça

Não existe uma quantidade de poleiros adequados para colocar na gaiola, contudo, avalie de acordo com o espaço disponível. Nas gaiolas maiores é possível colocar mais e nas menores, menos. 

Lembre-se que as brincadeiras são fundamentais para as aves. Portanto, distribua brinquedos na gaiola, para isso existem cordas, escadinhas, argolas, balanços e tocas

Promova ninhos artificiais para que as calopsitas possam descansar, eles podem ser encontrados em madeira, corda ou toka kakatoo. 

Alimentação da Calopsita

filhote de calopsita
A aves com poucos dias de vida ainda não possuem todas as penas.

Oferecer sementes paras as aves é algo comum. No entanto, a melhor forma de alimentar uma calopsita de forma segura e garantindo mais nutrientes e minerais para a ave, é através de rações específicas para a espécie

Existem rações peletizadas, feita a vapor e por compressão, o garante mais frescor e melhora na hora de conservar. Além disso, também podemos encontrar rações extrusadas, compostas por ingredientes misturados, levados a altas temperaturas e cortados em pedacinhos ao final do processo. 

As sementes podem ser oferecidas como petiscos, de forma a complementar a dieta do animal. Para isso, pode ser oferecido painço, girassol, aveia e alpiste. 

Frutas como maçã, goiaba, mamão, banana, melancia, pêra, manga e melão podem ser ofertadas à ave, contudo, é fundamental retirar as sementes. Caso pretenda oferecer verduras, opte sempre pelas de folhas verde escura, elas não costumam desregular a flora intestinal das aves

Gostou deste texto? Quer saber mais sobre aves? Acesse nosso blog: