Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Filhotes de calopsita: saiba como cuidar deles

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
filhotes de calopsita

Notou que a sua calopsita ganhou ovos? Saiba que o momento alegre requer cuidados não somente aos pais dos filhotes de calopsita, mas principalmente do tutor. Como você pode ajudar e descobrir o que fazer neste momento?

Venha saber sobre a alimentação, aquecimento e higiene dos filhotes, continue a leitura! 

​Filhotes de calopsita: como cuidar?

O nascimento dos filhotes de calopsita ocorre naturalmente. Os próprios filhotes têm uma espécie de serra na ponta do bico com o objetivo de cortar a casca do ovo. Esta serra, ao passar do tempo, irá sumir da ave.  

Com o nascimento, o primeiro cuidado que se deve ter é notar a presença dos pais ao lidar com o filhote de calopsita recém nascido. Se perceber os pais próximos, o recomendado seria o tutor não intervir. Neste momento, os filhotes ainda não se desenvolveram. Ao nascer, eles levam alguns dias até abrir os olhos, formar penas e se alimentarem sozinhos. 

Deste modo, os pais são cruciais nas primeiras semanas de vida dos filhos. Na alimentação, os pais mastigam a própria comida e a regurgitam diretamente no bico do filhote, transmitindo enzimas fundamentais para a digestão das crias. Fora o controle da temperatura do corpo, na qual os pais transferem o calor aos seus filhotes. 

Nesta situação, o papel do tutor precisa ser de acompanhamento e continuar oferecendo a alimentação habitual da calopsita adulta, como ração, frutas e legumes. Note, sobretudo, se algum filhote menor está deslocado dos demais e não recebendo o tratamento adequado, o que pode levar a necessidade do tutor agir. 

Quantos dias leva para separar os filhotes da mãe?

Os filhotes de calopsita separam dos pais ao completar dois meses de vida. Neste momento, eles estão mais independentes e conseguem se alimentar sozinhos. 

Se os pais não estiverem presentes para cuidar dos filhos, a história é diferente. Vamos explicar o que se pode dar aos filhotes de calopsita a seguir. 

filhotes de calopsita

Na ausência dos pais, o que pode dar aos filhotes?

Neste caso, o tutor deve entrar em ação para cuidar dos filhotes de calopsita. A começar pela alimentação, situação em que o único alimento possível de substituir a comida oferecida pelos pais seria a papinha voltada especialmente para a calopsita filhote. 

A papa, na realidade, é uma espécie de mingau preparada com um pó e deve ser misturada com água morna. Indicada para ser feita na hora, a papinha deve ser ingerida por meio de uma seringa aplicada no bico do animal. A seringa, bem como a papa, são facilmente encontradas pelo tutor. 

E qual seria a frequência em dar o alimento? Isso deve ser visto com a orientação de um veterinário ou seguindo as orientações do fabricante da papinha. 

Em geral, nos primeiros dias uma calopsita bebê consome a papa entre seis a oito vezes ao dia. Depois, ocorre o desmame, ou seja, a regularidade da refeição tende a diminuir até a ave completar 30 dias de vida. Tenha o cuidado em não exagerar na alimentação, fique atento se o papo do filhote está cheio antes de oferecer mais papinha. 

Outra responsabilidade do tutor seria o aquecimento do animal. Como ainda estão se desenvolvendo, eles não conseguem manter a temperatura corporal. 

Portanto, coloque uma lâmpada comum de 60W embaixo do ninho, coberta com um pano, para aquecer os filhotes. Isso deve durar até a formação de penas, na qual o aquecimento “temporário” perde a sua função com o passar do tempo.  

Além disso, tenha o cuidado com a higiene da ave. Não esqueça de limpar a gaiola para não houver o acúmulo de sujeira que pode afetar a saúde dos filhotes. Ao terminar a papinha, limpe o bico e papo da calopsita com um pano umedecido por água morna, evitando o surgimento de doenças no animal. 

Saiba mais dicas e informações sobre calopsitas em nosso blog: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Cleideluce disse:

    Os filhotes comem demais parece que vão estourar, é normal?

  2. Viviane disse:

    Oi boa noite ,minha calopsita abandonou o ninho depois de uma semana do nascimento dos filhotes ,mais o pai está fazendo tudo ,a noite fica no ninho com os filhotes, minha duvida, é se tenho que entrar com a papinha também

  3. sueligarcia592022@gmail.com disse:

    Minha calopsita está com diarréia como devo fazer

Deixe o seu comentário