Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como identificar uma calopsita fêmea?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Calopsita fêmea ou macho?

Você sabe identificar uma calopsita fêmea? No mundo animal muitas vezes a diferença visível entre machos e fêmeas pode não ser óbvia. Até mesmo no caso dos pássaros, como a calopsita, as diferenças podem ou não ser evidentes, sejam elas de cor, tamanho ou canto.

Essas diferenças são chamadas de dimorfismo sexual. Por exemplo, quando machos e fêmeas da mesma espécie apresentam características físicas não sexuais distintas. Imagine os leões: a diferença entre os sexos é evidente pelas características físicas, como tamanho e a juba.

De maneira geral, essas características se desenvolvem gradualmente, à medida em que  os animais atingem a maturidade sexual. Por isso todos os filhotes se parecem, mas é possível diferenciar os adultos.

É com o passar do tempo, portanto, que conseguimos definir se estamos diante de uma calopsita fêmea ou de um macho. Se você está com dúvidas, continue a leitura para descobrir como identificar o sexo das calopsitas.

Diferenças da calopsita fêmea e da macho

quatro calopsita na árvore

As primeiras características que permitem definir o sexo desses animais aparecem por volta dos oito meses, quando eles fazem a primeira troca de penas. Porém essas diferenças não aparecem em todos os tipos de calopsitas.

O dimorfismo sexual só pode ser observado nas calopsitas cinzas selvagens. Aquelas domésticas, que passaram por mutações, como calopsita lutino, albino e arlequim podem possuir as mesmas características em machos e fêmeas.

Depois da primeira troca de penas os primeiros sinais de dimorfismo começam a ficar aparentes. No caso das calopsitas cinzas selvagens, a diferença na coloração e desenhos nas penas é evidente. 

Os machos desenvolvem cores vivas e brilhantes, enquanto as fêmeas apresentam uma coloração mais opaca. Além disso, procure por sinais nas penas da cauda e das asas. A calopsita fêmea tem listras nas penas da cauda e pequenas pintas claras nas asas de voo da asa

Agora, a grande dificuldade, mesmo, é identificar uma calopsita fêmea do tipo Lutino, do tipo Albino ou outras mutações. Isso porque esses animais não apresentam dimorfismo mesmo depois de atingir a maturidade sexual.

Como saber se a calopsita é fêmea?

Ter certeza sobre o sexo da calopsita é algo delicado por diversos motivos. Como dissemos, as características do dimorfismo sexual só podem ser consideradas depois da primeira troca de penas. Antes disso as calopsitas fêmeas e machos são muito parecidas.

Para tornar a descoberta ainda mais complexa, o dimorfismo sexual só é claro nas calopsitas cinzas selvagens. As mutações podem ou não ter diferenças. Por isso, a única forma de ter certeza mesmo sobre o sexo de uma calopsita filhote é através do exame de DNA em um laboratório especializado.

Porém, calma aí, que vamos te ajuda a resolver o enigma. Na imagem abaixo, pontuamos as características observada em ambos os sexos. Confira!

Como saber o sexo da sua calopsita: fêmea ou macho?

Diferenças comportamentais das calopsitas fêmeas e machos

Mas calma, se você tem uma calopsita Lutino ou Albina no seu viveiro, não precisa correr para o laboratório. Existe outro sinal característico que ajuda a descobrir o sexo do seu bichinho sem precisar da testagem por DNA: o comportamento.

Quando atingem a maturidade sexual os animais dão início a seus rituais de acasalamento. No caso das calopsitas, a forma de dizer que estão prontas para a reprodução é diferente entre machos e fêmeas.

Os criadores chamam esses comportamentos de assanhamento, ou seja, quando os bichinhos estão querendo cruzar. No caso dos machos, eles passam a cantar com as asas abertas. A calopsita fêmea, por sua vez, levanta a cauda e dá pequenos piados.

Calopsitas fêmeas e machos
Calopsitas fêmeas costumam ser mais calmas

Outra característica do assanhamento é a posição do corpo. Os machos irão simular o acasalamento esfregando a cloaca em objetos, enquanto as fêmeas adotarão uma posição passiva, com a cauda levantada.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário