Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber a idade da calopsita? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como saber a idade da calopsita

Conhecida por sua inteligência e personalidade dócil, a calopsita é uma das aves preferidas das pessoas que pretendem ter um pet pouco convencional. No entanto, existe uma dificuldade de como saber a idade da calopsita, já que elas não costumam demonstrar a sua idade a partir da fase adulta.

Mas há alguma maneira de descobrir a sua idade? É sobre isso que nós vamos falar neste artigo. Portanto, se você tem uma calopsita e pretende saber qual é a idade dela, continue a leitura! Aproveite!

Como saber a idade da calopsita?

Como falamos anteriormente, a calopsita é uma ave que, assim como as outras, não indica sua idade a partir da fase adulta.

Então, a pergunta é: como saber a idade de uma calopsita? A única maneira de obtermos essa resposta é tendo informações diretas dos seus criadores. Ou seja, da pessoa que acompanhou a ninhada dessa ave. 

Assim, caso você adote a sua calopsita em um pet shop ou em uma agropecuária, não é possível identificar a idade dela. Isso porque é apenas possível saber quando a ave em questão ainda é filhote ou adulta por meio de algumas características específicas.

Portanto, a idade exata da ave só é identificada quando existe uma data de nascimento. Sem isso, não é possível saber a sua idade. 

Quais são as características das fases da calopsita?                    

Embora não seja sempre possível descobrir a idade da calopsita, é notável a identificação da fase em que ela se encontra, isto é, identificar se é um bebê, filhote, adulta ou se já é idosa. Reunimos algumas informações para te ajudar na identificação. Confira!

Calopsita bebê       

Logo de início, as primeiras seis semanas de vida da calopsita são de grandes mudanças. Elas nascem com uma penugem amarela ou branca que se assemelha a bolinhas de algodão.

Após isso, durante os dias seguintes se inicia o processo de abertura dos olhos, algo  que acontece de maneira gradativa.

Além disso, as aves vão ficando mais firmes e perdem as penugens primárias, iniciando o processo de nascimento das penas.

Calopsita de 2 a 4 meses           

Nessa segunda fase notável de desenvolvimento da calopsita, ela passa a ser um filhote com topete (crista) menor e menos curvado. Além disso, o bico e as pastas possuem uma aparência mais limpa e sem resquícios de descamação ou calosidades. 

Quando observamos as penas do rabo, identificamos tamanhos menores, já que o seu corpo ainda não se desenvolveu o bastante.

Além disso, os olhos possuem uma caraterística mais arredondada e sem a presença de íris (que aqui se torna quase imperceptível). Enquanto isso, o seu comportamento é mais calmo e menos hostil.

Calopsita adulta       

A fase adulta chega para calopsita quando ela atinge de 12 a 18 meses. Nesta etapa, o corpo da ave já chegou ao tamanho e peso adequados. Suas pernas estão totalmente desenvolvidas e estruturadas, sua crista ganha uma proporção maior, curvada, e as penas do rabo tornam-se mais longas.

Em relação ao comportamento, as calopsitas já estão mais ativas, assim, podem definir o que gostam e o que não gostam. Aqui fica mais fácil entender a idade da calopsita porque ela se torna mais vocal, especialmente no caso dos machos. Além disso, já conseguem ter a sua total independência.

Calopsita idosa             

Geralmente, o tempo de vida de uma calopsita é de 15 anos, isso em seu habitat. No entanto, se ela for adotada e receber todos os cuidados corretamente, vive até cerca de 20 anos

Uma calopsita idosa demonstra sinais de sonolência, ou seja, passa a dormir mais do que as aves mais jovens. Além disso, ela se torna menos ativa. Em sua aparência são notadas algumas marcas e sinais de descamação.

Vale ressaltar que algumas dessas aves podem desenvolver, nessa fase, um inchaço nas patas, bem como outras patologias decorrentes da idade.

Como cuidar de uma calopsita velha?

calopsita branca comendo flores
Alimentos verdes fazer parte da dieta de uma calopsita velha.

Assim como todos os outros animais de estimação, uma calopsita velha necessita de uma série de cuidados especiais quando atinge esse momento da vida. 

Os principais pontos de atenção são a alimentação, a frequência daevisitas ao médico-veterinário especializado em aves e mudanças na gaiola do seu pássaro. Confira algumas dicas:

  • cobrir a gaiola para protegê-la das correntes de frio;
  • fazer a transição para uma ração com grãos menores;
  • inserir farinhada na alimentação do pet para aumento da imunidade;
  • adaptar o interior da gaiola colocando os poleiros em altura mais baixa;
  • trocar o bebedouro e os comedouros por produtos com perfil menor;
  • uma vez por semana colocar legumes e verduras verdes escuras à disposição da calopsita;
  • realizar visitas periódicas ao médico-veterinário para a prevenção de doenças.

Qual é a expectativa de vida da calopsita em cativeiro?

Agora que você já entendeu como saber a idade da calopsita, podemos afirmar que as aves criadas em cativeiro tendem a ter maior longevidade. Uma ave em cativeiro pode ultrapassar os 20 anos de idade, sem demonstrar sinais visíveis de envelhecimento.

Mas, claro, tudo isso depende da maneira como ela é criada, tanto  na rotina de cuidados, enriquecimento ambiental, alimentação, quanto na  qualidade de vida.

Por isso, independentemente da idade, a calopsita precisa receber do seu tutor muita dedicação, respeito, paciência, espaço adequado e alimentação para ter tanto uma expectativa de vida maior como também qualidade e bem-estar. 

Gostou de saber como descobrir a idade da sua calopsita? Então, compartilhe com a gente o que você faz para manter a saúde do seu pet em dia.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Margaret disse:

    Amo calopsitas,e gostaria de saber um cálcio ou vitaminas para dar,tenho um macho de 3 anos.Obrigada

Deixe o seu comentário