Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Você sabe quais os tipos de papagaios mais comuns?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tipos de papagaios

Criar papagaios em casa era um hábito muito comum no Brasil há alguns anos. Hoje, há restrições para adotar o animalzinho. É preciso ter um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital. Mas você sabe quais são os tipos de papagaios?

Não há restrições sobre quais espécies podem ser criadas em casa. Porém, é recomendado pesquisar muito sobre o bichinho e realizar visitas periódicas aos veterinários especializados. Com isso, é possível criar um ambiente menos prejudicial a essas pequenas aves.

A alimentação, por exemplo, é um fator muito importante para a criação de diversos tipos de papagaios.

Na natureza, o papagaio tem acesso a vários nutrientes, o que não ocorre em um ambiente artificial. É indicado evitar o excesso de sementes de girassol, por conta da gordura.

O tutor também deve apostar nos alimentos extrusados, que são capazes de atender às necessidades nutricionais das aves.

Quais são os tipos de papagaios?

Araras, periquitos e papagaios são termos populares, mas todos eles pertencem à família dos psitacídeos. Confira abaixo alguns tipos de papagaios encontrados noBrasil:

Arara-canindé (Ara ararauana)

Não é tão frequente sua presença nas grandes metrópoles, mas no interior é possível observar a ave, que se alimenta de frutas. Quando estão em grupos, podem sobrevoar as cidades mais povoadas.

Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)

Ave típica da Floresta Amazônica, exibe uma plumagem com cores vibrantes e seu comprimento pode chegar a 40 cm. Essa espécie emite sons semelhantes à voz humana. É um dos tipos de papagaios mais comunspara a criação em casa.

Papagaio-do-mangue (Amazona amazônica)

Essa espécie não fala muito, mas possui o hábito de assobiar, é conhecido também como Curica. Com seus 33 cm de comprimento, é predominantemente verde e também pode ser encontrado na Colômbia, na Venezuela, na Bolívia e nas Guianas.

Periquito-rico (Brotogeris tirica)

Em São Paulo, é o tipo de papagaio mais comum e é possível observá-lo mesmo em regiões com pouca arborização. Sua plumagem é verde, costuma fazer ninhos em ocos de árvores, bases de bromélias e telhados.

Papagaio-ecletus (Eclectus roratus)

É um dos tipos de papagaios mais comuns. Ele é comercializado legalmente no Brasil. Contudo, é uma espécie típica de ilhas próximas da Nova Guiné e Indonésia.

Há uma peculiaridade a respeito dessa espécie. Os machos têm o corpo verde e o bico alaranjado, já as fêmeas possuem plumagem com combinação em tons de vermelho e azul.

Periquito-rei (Eupsittula aurea)

A presença humana não afeta e, por esse motivo, pode ser visto em quintais e pomares de cidades do interior. Costumam fazer ninhos de quatro ovos em cupinzeiros.

Periquito-de-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri)

Adapta-se bem aos ambientes alterados e são vistos com frequência nas cidades de Belo Horizonte e Brasília.

Agora que você já sabe os principais tipos de papagaios, não se esqueça de que o animal exige cuidados redobrados, tá? Aposte sempre na posse responsável!

Gostou do artigo do Blog da Cobasi? Confira abaixo outros temas que podem ser interessantes para você! Leia mais:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário