Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Papagaio do mar: conheça esta ave fofa e diferente

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
papagaio do mar

Diferente do papagaio que estamos acostumados, o papagaio do mar é uma ave marítima, diferente, fascinante e cheia de curiosidades.

Conhecidos por possuir um bico arredondado e colorido, esta ave também possui os olhos em formato geométrico, muito semelhantes aos pinguins, esta ave é quase uma obra de arte, mas pouco conhecida. 

Conheça mais sobre o papagaio do mar e saiba como ele vive e suas principais curiosidades, garanto que são muitas!

Papagaio do mar: uma ave de bico colorido

O papagaio do mar é uma ave muito pouco conhecida, isso porque eles são mais encontrados no Reino Unido, mesmo assim, a visibilidade da espécie pode ser difícil, uma vez que eles acabam vulneráveis a mamíferos terrestres

Essas aves são facilmente encontradas nas regiões do Atlântico Norte, indo dos EUA até as Islândia, Groenlândia e Rússia. Além disso, também são encontrados na Inglaterra e na França.

A população de papagaios do mar existente é de aproximadamente 12 milhões. Além disso, eles são conhecidos como palhaço do oceano, por seus olhos que se assemelham a maquiagens usadas por palhaços.

Além disso, existem três espécies de papagaio do mar, o Fratercula arctica, conhecido como Papagaio-do-mar, o Fratercula cirrhata, também chamado de Papagaio-do-mar-de-penachos e o Fratercula corniculata, conhecido por Papagaio-do-mar-de-chifres.

O papagaio se caracteriza por ser uma ave robusta, com pescoço curto, cabeça grande e bico triangular curvado. Podem medir de 28 a 30 cm e podem ter até 63 cm de envergadura das asas

Seus pés possuem membranas interdigitais, facilitando sua vida marítima, isso facilita o nado do animal por baixo da água. Suas penas, à prova d’água, são de coloração negra, com o peito e o dorso branco, ajudando o animal a se camuflar de predadores que vem de cima, como as aves de rapina. 

Seu bico e língua contam com espinhos apontados para a parte de trás, facilitando o animal na hora de caçar o peixe. Além disso, seu bico conta com uma dobradiça que garante que o peixe se mantenha preso. 

Seu bico é colorido, em tons vibrantes nas cores amarelo, vermelho e laranja. No entanto, sua coloração só aparece durante o período de reprodução. Em outras épocas do ano, o bico possui a cor mais apagada. 

Uma curiosidade sobre esta ave é que seu bico brilha no escuro, na realidade, ele pode brilhar na luz negra. Ainda não se sabe o que faz isso acontecer ou se isso tem alguma função na vida do animal, no entanto, a coloração amarela radiante, pode brilhar quando exposta a esta luz. 

Um pescador nato!

O papagaio do mar possui um bico especial, que facilita sua pesca em alto mar. Além disso, como já falamos, ele possui espinhos na boca, colaborando para que o peixe não escape e ele continue pescando. 

Ele é um ótimo pescador, e não é para menos, ele se alimenta basicamente à base de peixe, mas também pode comer crustáceos e lulas. Para pescar, ele mergulha na água perseguindo os peixes. 

Além disso, eles são comilões e só param de pescar quando estão com a boca abarrotada de peixes! Por isso é muito comum ver o animal com até 10 peixes na boca, no entanto, o maior recorde encontrado, foi um papagaio com 62 peixinhos pequenos na boca

Os filhotes também se alimentam de peixes, mais tarde eles passam a se acostumar e comer invertebrados. 

Solitários, porém, sociáveis

Ao olhar para ele é difícil imaginar que esta ave seja agressiva, e na realidade, eles são bem sociáveis

Normalmente são vistos sozinhos ou em pares, nas épocas de reprodução, no entanto, para encontrar o parceiro ideal, eles costumam entrar em grandes grupos de aves. Quando em terra, estas aves podem ser territorialistas, defendendo seus locais na colônia

Para se reproduzir eles nidificam em pequenas colônias, o macho costuma cavar tocas em penhascos de ilhas. O ninho é forrado com grama.

As fêmeas costumam botar apenas um ovo, ambos os pais incubam o ovo colocando-o entre as asas. 

Seu ovo demora cerca de 40 dias para eclodir.

Curtiu conhecer esta belissíma ave? Acesse nosso blog e leia mais:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário