Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que a calopsita fêmea canta?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Calopsita fêmea canta

Quem já viu ou até mesmo interagiu com uma calopsita, sabe que essa pequena ave, além de ser chamativa, é bem simpática. Se só com isso, ela já chamou a sua atenção, talvez passe pela sua cabeça se a calopsita fêmea canta e qual a diferença dela para o macho da espécie.

Bom, essa dúvida pode surgir porque a calopsita pertence à mesma família dos papagaios, que são conhecidos por serem aves bem faladoras.

Então, se você quer esclarecer essa questão se a calopsita fêmea canta e ainda saber outras informações sobre essa ave, fique com a gente.

É possível a calopsita fêmea cantar?

Respondendo essa pergunta, sim, é possível a calopsita fêmea cantar. Mas se você já está imaginando adotar uma para que ela emita sua música favorita, é bom saber como a calopsita faz isso.

Diferente do que acontece com os papagaios, que conseguem falar palavras e frases completas, a calopsita apenas emite sons, que combinados, podem soar como palavras.

Isso acontece porque a calopsita é uma ave que não possui cordas vocais. Porém a presença de um órgão chamado siringe possibilita que a calopsita consiga emitir pequenos sons.

Por isso, se você pensa que a sua calopsita fêmea fala, saiba que ela está apenas emitindo sons que podem soar como palavras completas.

Entretanto, isso não impede que sua ave não possa cantar.

Diferença entre calopsita macho e fêmea

Calopsita fêmea canta

Bom, agora que você sabe que a calopsita não consegue falar como os papagaios, mas ainda quer uma ave que consiga cantarolar músicas, saiba que a calopsita macho é a melhor opção para isso.

É possível que a fêmea da espécie aprenda a cantar, mas como a calopsita macho é menos tímida e mais barulhenta, ela consegue enunciar mais sons. Isso acontece porque, na natureza, essa tática é utilizada pelo macho para atrair uma parceira de acasalamento.

Além de serem mais tímidas, outra diferença da calopsita fêmea para o macho é o seu rosto mais escurecido e opaco e cauda rajada. Já os machos possuem um rosto mais amarelado e a cauda cinzenta.

Como ensinar a calopsita a cantar

Mesmo que seja mais fácil fazer com que a calopsita macho cante, você também pode ensinar sons a sua calopsita fêmea.

O treinamento é uma parte importante desse processo. Isso se dá porque a capacidade dessa ave imitar sons naturais dos seres humanos é por causa do convívio dela com a gente.

Por ser uma ave inteligente e conseguir associar alguns sons com comportamentos específicos, a calopsita assimila informações facilmente.

Então, ao iniciar esse processo, tenha paciência e demonstre amor pelo seu pet. Muito do treinamento para a calopsita aprender a cantar é pela repetição e tempo.

Quando a ave já estiver em uma idade boa de desenvolvimento, fale com ela em tom baixo e calmo. Repita palavras e sons para que ela possa ir se acostumando a eles.

Se precisar, você pode deixar uma melodia tocando perto dela para acelerar o processo.

Também é importante que você ofereça um lugar tranquilo para sua ave ficar. Uma boa dica é obter uma gaiola confortável para ela, com um poleiro para que sua calopsita possa se divertir.

Não se esqueça de oferecer comida e água a ela para que fique nutrida e sempre limpe a base da gaiola.

Com os cuidados necessários e um bom treinamento, sua calopsita se tornará sua melhor parceira de dueto para músicas, além de ser uma ótima companhia na sua casa.

Mesmo que sejam mais tímidas e reservadas, você pode ensinar sua calopsita fêmea a cantar, basta ter tempo e dedicação.

E se quiser saber mais sobre aves, temos mais conteúdos para você: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário