Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pássaros que falam: conheça 6 aves que conseguem vocalizar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pássaro que fala igual papagaio

Você já viu na internet vídeos de pássaros que falam? É muito fofo e engraçado ver aves que conseguem imitar sons e falar palavras. Mas, agora você deve estar se perguntando: “Qual é a ave mais conhecida por imitar a voz humana?” ou “Como os pássaros conseguem falar?”. A seguir, vamos explicar tudo sobre esse dom de conversação e quais as espécies que conseguem vocalizar. Confira!

Pássaros que falam: conheça 6 espécies que conseguem falar

Algumas espécies de aves têm a incrível capacidade de imitar sons e falar palavras. Se você tem um desses pets em casa, sabe como ele pode brincar, repetindo frases e reproduzindo sons. Conheça algumas dos pássaros que adoram uma boa conversa. 

1. Papagaio

pássaros que falam papagaio
Papagaio é uma das aves mais procurados para serem criadas como pets, pois são de fácil domesticação e por ser um bom falador.

Você já ouviu o ditado “falar até papagaio fala”? Esses animais amam interagir e são muito brincalhões e, provavelmente, são as aves mais famosas pela capacidade de imitar a fala humana.

Como são aves que aprendem a repetir palavras e frases, os tutores de papagaios podem  ensinar alguns truques. Mesmo sem distinguir exatamente o que estão falando, essas brincadeiras e momentos de interação com o papagaio ajudam a otimizar o vínculo.

Se você dedicar um tempo para construir um relacionamento com o bichinho, estimular sua fala e elogiar esses momentos, certamente vão criar momentos confortáveis, felizes e de muita diversão. 

2. Ave Lira

pássaros que falam ave lira
A Ave Lira é capaz de emitir sons incríveis e também copiar o canto de outros pássaros.

Conhecida como a rainha das imitações, a ave lira é de origem australiana que tem como característica principal a capacidade de emitir sons e até copiar o canto de outros pássaros.

O status de rainha das imitações não é à toa. Aqui vai uma história: Echo, um pássaro-lira de 7 anos do zoológico de Taronga – em Sydney, na Austrália – conseguiu imitar sons de uma furadeira, um alarme de incêndio, do aviso de “evacuar agora” do zoo e até um choro de bebê. A semelhança com os sons impressiona, como se fosse um áudio gravado.

3. Gralha-azul 

pássaros que falam gralha-azul
A gralha-azul possui um canto tagarelante que consegue imitar as vozes de outras aves e mamíferos.

Nativa do Brasil – considerada ave-símbolo do Paraná – a gralha-azul é uma espécie muito inteligente, que consegue reproduzir algumas palavras e que é capaz de emitir 14 termos vocais, que usam para se comunicar. Com diversas habilidades e um comportamento enérgico, a gralha-azul pode aprender a repetir termos e frases com um alto nível de precisão. 

4. Arara 

Araras que falam
As araras também são capazes de reproduzir falas devido à sua enorme inteligência e capacidade de imitação.

Tão conhecidas como os papagaios e periquitos, as araras são aves grandes muito inteligentes, amigáveis e que conseguem aprender facilmente a repetir sons e vozes. Com a capacidade de imitar a fala humana, essa é uma das espécies mais brazucas do reino animal, sendo um dos principais exemplares de bicho falante.

5. Calopsita 

calopsita falando
Calopsita imita outras aves e humanos, canta e até assobia.

As calopsitas conseguem falar. Com a sua crista amarela e seu pequeno tamanho, essas aves além de toda a sua beleza, também têm a habilidade de aprender a repetir algumas palavras e frases. Com uma boa interação com o tutor é possível ensinar o pássaro a interagir com outras pessoas que tenham contato com ela.

Uma curiosidade sobre a calopsita é que os machos são mais propícios a emitir sons. Enquanto, a fêmea além de reproduzir sons de palavras, o mais comum é que consiga emitir sons de canto.

6. Periquito 

pássaros que falam periquito
Os periquitos são uma das raças mais populares no Brasil e também tem a capacidade de falar.

Dentre os pássaros faladores está o periquito, que tem uma voz mais suave, comparado a outros passarinhos – eles também podem imitar os sons da fala humana. Muito engraçado, as aves da espécie são verdadeiros mestres da imitação, repetindo facilmente as palavras e frases que escutam dos seus tutores e pessoas ao redor. 

Esses são alguns pássaros falantes, que também são animais de estimação populares. É muito divertido ver uma ave imitando a fala humana e fazendo brincadeiras. Certamente, é um motivo de vários risos na sua casa. Agora que já conhecemos algumas espécies comunicativas, que tal descobrir que fenômeno é esse de aves conseguirem falar?

Como os pássaros conseguem falar?

De modo geral, existem alguns pássaros que falam com maior capacidade de fala do que outras. Porém, é válido destacar que todas as aves são capazes de “falar”, mas para que isso aconteça é preciso passar muito tempo interagindo com humanos e ouvindo palavras e frases repetidas.

Por exemplo, outras aves silvestres, como o pássaro corvo, cacatuas e estorninhos também conseguem falar quando são criados por tutores, mas isso acontece porque convivem com seres humanos e aprendem a reproduzir os sons que ouvem. 

Agora uma explicação técnica: as aves conseguem emitir sons e vozes por meio de uma estrutura chamada siringe, equivalente às cordas vocais dos humanos. A siringe fica entre os pulmões e a traquéia, onde eles conseguem realizar emissão de um número ilimitado de sons.

Na natureza, algumas espécies como os papagaios, anuns e gralhas são extremamente sociais e preferem viver em bandos. Além disso, costumam reunir-se à noite para cantar e botar o papo em dia. 

Mas, quando são criados em cativeiro, essa comunicação se perde e afeta o modo como os pássaros falantes se expressam. Por isso, a única solução encontrada é imitar os sons domésticos, como as frases ditas pelas pessoas. Mas, não é só isso que explica porque os pássaros falam

passarinho que fala

Estamos falando de animais muito inteligentes, que com a interação correta conseguem estabelecer relações de causa e efeito. Ou seja, eles tentam imitar determinados sons, principalmente quando conseguem alguma recompensa, como carinho e elogio, assim vão sempre repetir o feito.

Então, se cada vez que você brincar com o seu passarinho que fala e recompensá-lo com um carinho na cabeça do pet, ele vai repetir sempre que quiser. Ficou com vontade de ter um pássaro em casa, né? Mas, para criar qualquer animal silvestre é preciso da autorização do IBAMA. 

Aqui, na Cobasi, você encontra tudo o que é preciso para cuidar de pássaros: alimentação, habitat, entre outros produtos e muita informação. Se ficou alguma dúvida sobre as aves que falam ou faltou alguma espécie que você goste na nossa lista, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário