Arara de estimação: tudo o que você precisa saber

1 de abril de 2021

Aves, Fauna e Flora
Arara de estimação: tudo o que você precisa saber

A arara é um animal lindíssimo e muito inteligente! Se você sonha em ter uma dessas aves tão especiais como sua companheira de estimação, fique com a gente nesse artigo. Vamos te explicar tudo o que você precisa saber para tomar essa decisão com consciência e muita responsabilidade!

Cuidados antes de ter uma arara ou outro animal silvestre de estimação

A arara, assim como vários outros animais silvestres encontrados no nosso país, têm sua comercialização e posse regulamentadas pelo Ibama. Isso significa que, para ter uma arara de estimação, você precisa seguir alguns passos e recomendações para ter certeza de que está negociando com um criatório legalizado, e não com um contrabandista de animais silvestres.

Os criatórios autorizados pelo Ibama para comercialização de araras são locais licenciados que registram cada animal, colocam uma anilha de identificação e oferecem nota fiscal para a compra. Essas são as garantias que você tem de que não está cometendo nenhum crime ambiental. Pesquise sobre o estabelecimento onde pretende fazer a compra. Se possível, converse com outras pessoas que já adquiriram araras nesses locais e verifique como foi a experiência delas.

É claro que locais com características suspeitas, como animais armazenados em fundo de quintal e sofrendo maus-tratos, são fortes indícios de que o comércio praticado é ilegal. Mas isso não é uma regra: estabelecimentos “bonitos” também podem estar praticando crime ambiental. Por isso, exija a documentação e nunca, jamais compre animais silvestres provenientes de contrabando. Se suspeitar de algum lugar que esteja realizando essa prática, denuncie!

Cuidados necessários com uma arara de estimação

Cuidados necessários com uma arara de estimação

A arara precisa, sobretudo, de um ambiente confortável que seja localizado longe de correntes de vento e de umidade. Antes de fazer a instalação, verifique se o espaço escolhido comporta um viveiro grande o bastante para que a ave possa abrir suas asas. Se você for colocar mais de uma ave dentro do mesmo viveiro, deve considerar espaço suficiente para que cada uma delas possa se esticar e abrir completamente as asas.

Segundo Rayane Henriques, consultora da Educação Corporativa da Cobasi, além de um viveiro espaçoso é preciso manter água limpa e fresca sempre disponível para a arara, e investir em uma alimentação rica em sementes, frutas, legumes e verduras.

Rayane fala, também, sobre a importância de enriquecer o ambiente para estimular a arara tanto física quanto mentalmente. Por serem animais muito inteligentes, o tédio pode deixá-las muito estressadas e ter consequências ruins.

Como interagir com a arara no viveiro

Como interagir com a arara no viveiro

Primeiro, evite fazer movimentos bruscos e barulhos altos quando estiver próximo ao viveiro, mesmo que não vá interagir diretamente com a arara. Tente ficar o mais tranquilo possível para que a ave se acostume com a sua presença.

Uma postura tranquila também é necessária quando você for fazer a manutenção e a higiene do viveiro. Como esse animal come alimentos que tendem a apodrecer rapidamente, é preciso manter uma rotina rigorosa para evitar que insetos e outros animais indesejados sejam atraídos para o viveiro.

Faça acompanhamento regular com um médico veterinário para garantir que a arara esteja se desenvolvendo bem e com saúde, e siga as orientações do profissional, pois ele é a pessoa mais indicada para indicar como proceder.

Por fim, a consultora Rayane Henriques ressalta: “Estudar e entender o comportamento da ave, suas necessidades e comportamentos são o primeiro passo para proporcionar o melhor ambiente e qualidade de vida ao novo pet”. A Cobasi assina embaixo!

Quer continuar a leitura? Confira esses artigos selecionados para você: