Arara de estimação: tudo o que você precisa saber

A arara é um animal lindíssimo e muito inteligente! Se você sonha em ter uma dessas aves tão especiais como sua companheira de estimação, fique com a gente nesse artigo. Vamos te explicar tudo o que você precisa saber para tomar essa decisão com consciência e muita responsabilidade!
Cuidados antes de ter uma arara ou outro animal silvestre de estimação
A arara, assim como vários outros animais silvestres encontrados no nosso país, têm sua comercialização e posse regulamentadas pelo Ibama. Isso significa que, para ter uma arara de estimação, você precisa seguir alguns passos e recomendações para ter certeza de que está negociando com um criatório legalizado, e não com um contrabandista de animais silvestres.
Os criatórios autorizados pelo Ibama para comercialização de araras são locais licenciados que registram cada animal, colocam uma anilha de identificação e oferecem nota fiscal para a compra. Essas são as garantias que você tem de que não está cometendo nenhum crime ambiental. Pesquise sobre o estabelecimento onde pretende fazer a compra. Se possível, converse com outras pessoas que já adquiriram araras nesses locais e verifique como foi a experiência delas.
É claro que locais com características suspeitas, como animais armazenados em fundo de quintal e sofrendo maus-tratos, são fortes indícios de que o comércio praticado é ilegal. Mas isso não é uma regra: estabelecimentos “bonitos” também podem estar praticando crime ambiental. Por isso, exija a documentação e nunca, jamais compre animais silvestres provenientes de contrabando. Se suspeitar de algum lugar que esteja realizando essa prática, denuncie!
Cuidados necessários com uma arara de estimação

A arara precisa, sobretudo, de um ambiente confortável que seja localizado longe de correntes de vento e de umidade. Antes de fazer a instalação, verifique se o espaço escolhido comporta um viveiro grande o bastante para que a ave possa abrir suas asas. Se você for colocar mais de uma ave dentro do mesmo viveiro, deve considerar espaço suficiente para que cada uma delas possa se esticar e abrir completamente as asas.
Segundo Rayane Henriques, consultora da Educação Corporativa da Cobasi, além de um viveiro espaçoso é preciso manter água limpa e fresca sempre disponível para a arara, e investir em uma alimentação rica em sementes, frutas, legumes e verduras.
Rayane fala, também, sobre a importância de enriquecer o ambiente para estimular a arara tanto física quanto mentalmente. Por serem animais muito inteligentes, o tédio pode deixá-las muito estressadas e ter consequências ruins.
Como interagir com a arara no viveiro

Primeiro, evite fazer movimentos bruscos e barulhos altos quando estiver próximo ao viveiro, mesmo que não vá interagir diretamente com a arara. Tente ficar o mais tranquilo possível para que a ave se acostume com a sua presença.
Uma postura tranquila também é necessária quando você for fazer a manutenção e a higiene do viveiro. Como esse animal come alimentos que tendem a apodrecer rapidamente, é preciso manter uma rotina rigorosa para evitar que insetos e outros animais indesejados sejam atraídos para o viveiro.
Faça acompanhamento regular com um médico veterinário para garantir que a arara esteja se desenvolvendo bem e com saúde, e siga as orientações do profissional, pois ele é a pessoa mais indicada para indicar como proceder.
Por fim, a consultora Rayane Henriques ressalta: “Estudar e entender o comportamento da ave, suas necessidades e comportamentos são o primeiro passo para proporcionar o melhor ambiente e qualidade de vida ao novo pet”. A Cobasi assina embaixo!
Quer continuar a leitura? Confira esses artigos selecionados para você:
0 Comentários