Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Passarinho: saiba a melhor maneira de cuidar deste pet

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
passarinho na gaiola

Ter um passarinho é uma ótima alternativa para quem não tem espaço suficiente pela casa ou não tem muito tempo para passear e brincar com um cãozinho.

Porém, antes de optar por ter um passarinho em casa, é preciso conhecer um pouco mais sobre este animal. Continue a leitura e saiba o que é preciso para um passarinho viver bem em cativeiro e quais os principais cuidados.

Como escolher o passarinho ideal?

Escolher o passarinho ideal para se ter em casa, pode ser uma tarefa o tanto quanto trabalhosa, isso porque existem aves que são mais barulhentas, aves mais hiperativas e até aves que não gostam de viver sozinhas em uma gaiola.

Além disso, é importante ressaltar que nem todas as aves são liberadas para se ter em casa, algumas delas necessitam da permissão do IBAMA para serem criadas em cativeiro. Este é o caso dos papagaios e araras. Já os periquitos, canários e calopsitas, são liberadas. Conversamos com nosso biólogo e especialista em animais silvestres Tiago Calil Ambiel para trazer mais informações para você.

“Existem diversas espécies de aves que podem ser criadas em casa e todas estão descritas em listas emitidas por órgãos responsáveis. Porém, alguns animais necessitam de documentação específica a fim de possibilitar o rastreio dos mesmos, que é o caso de: araras, papagaios, cacatuas, lóris, pixarro, curió, entre outras. Existe uma outra listagem que não há necessidade de documentação específica. Nela estão: calopsita, periquito australiano, manon, mandarim e canário belga”, explica Tiago Calil Ambiel.

Algumas aves, como os papagaios, emite muitos sons e gostam de falar bastante. Eles também adoram ficar em poleiros durante o dia e são agitadas. Isso exige uma gaiola especial e cuidados extras do tutor.

 Já os periquitos, são passarinhos curiosos e muito fáceis de cuidar. Além de serem dóceis. A calopsita também é um pássaro bem calmo, dócil e costuma se apegar ao tutor. É uma ótima companhia para quem mora sozinho. 

Na hora de escolher a ave perfeita para se ter em casa, é importante levar em consideração a personalidade do animal, o espaço que se tem disponível para colocar a gaiola e se o local onde você mora, permite sons de pássaros.  Além disso, é necessário se preparar para levar o animal no veterinário periodicamente e fornecer para ele alimentação de qualidade e um ambiente que proporciona bem-estar.

Como escolher e equipar a gaiola?

Na hora de escolher a gaiola para o pássaro, é importante procurar por alguma em que ele consiga voar, pular e abrir as asas com tranquilidade. A gaiola precisa ser bem maior do que o tamanho do animal, dessa forma ele irá se sentir mais confortável naquele espaço. 

O ideal é escolher gaiolas com as grades nem muito largas e nem muito estreitas, dessa forma, o passarinho não corre o risco de escapar e nem de ficar com as patinhas presas entre elas.

As gaiolas de aço galvanizado são ótimas opções. Elas possuem qualidade e evitam que a ave pique as grades ou a base, podendo adquirir algum problema por ingerir o material.

Além disso, é importante equipar a gaiola adequadamente. Confira a lista com alguns itens que você precisará:

Gostou desta publicação? Acesse mais conteúdo sobre aves em nosso blog:

Tiago Calil

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Maria Alice Mendes disse:

    Excelente todas as orientações. Os meus dois periquitos, ambos machos, eu os adquiri na Cobasi.

Deixe o seu comentário