Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gralha-cancã: conheça a ave voz da caatinga

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gralha-cancã

Considerada a voz da caatinga, a gralha-cancã (Cyanocorax cyanopogon) é uma das aves fascinantes encontradas no ecossistema brasileiro, que chama atenção pelas suas peculiaridades, curiosidades e características únicas. Saiba mais! 

Saiba tudo sobre a gralha-cancã

Também conhecido como cancão ou corvo com a barba azul, a gralha-cancã é uma ave passeriforme da família Corvidae, espécie que vive na caatinga.

Apesar de ser encontrada em maior número na caatinga, a ave também pode ser encontrada em cerrados densos e em matas abertas. 

Ficha Técnica: gralha-cancã

Nome científicoCyanocorax cyanopogon
Nomes popularescancão ou corvo com a barba azul
Reino Animalia
Filo Chordata
ClasseAves
Ordem Passeriformes
Família Corvidae

Gralha-cancã: características

Com média de 35cm de comprimento e peso entre 110 e 160g, a gralha-cancã é uma pássaro grande com aspecto atarracado e robusto.

A incrível coloração da plumagem chama a atenção: nas cores preto (na cabeça, garganta e parte superior do corpo) e branco leitosa (na região do peito, barriga, flancos e ponta da cauda).  Vale notar a presença de pequenas linhas azuis acima e abaixo dos olhos, que possuem um contraste com as sobrancelhas e olheiras. 

A ave também se destaca pelos seus intensos olhos amarelos e rígidas penas na testa. A sua composição corporal ainda tem uma grande cabeça oval e alongada, bem como um bico forte, patas com garras e asas e cauda longas. 

O que a gralha-cancã come?

Onívora, a gralha-cancã tem uma dieta que conta principalmente com insetos, frutas e sementes. Além disso, sua rotina alimentar pode ter pequenos roedores, pequenas cobras, peixes e até outras espécies de aves.

Para atacar suas presas, a gralha ataca com diversas pancadas na cabeça. Além disso, uma curiosidade comportamental é a capacidade de estocar alimento, que sobrou de sua refeição.

A espécie esconde o seu alimento no chão ou em ocos de árvores, o que ressalta um papel importante que a ave tem na natureza em ser um excelente dispersor de sementes.

Comportamentos e hábitos

cancão ave
A gralha-cancã vive na caatinga brasileira, cerrado denso e em matas de galeria mais abertas.

Geralmente, aos pares ou em pequenos grupos, a gralha-cancã é extremamente territorialista, principalmente com espécies que não fazem parte da sua composição familiar. Sendo bastante agressivas contra a invasão de outras aves. 

Inteligente e curiosa, a ave também tem um comportamento muito perspicaz, pois está sempre à espreita observando com atenção o que ocorre ao seu redor, principalmente os seus possíveis predadores.

Reprodução

Em resumo, a gralha-cancã tem o costume de construir seus ninhos em árvores altas, em formato de uma tigela feita com folhas secas. Em média, a fêmea põe cerca de 3 ovos, que são chocados durante 2 semanas e meia.

Gralha-cancã: a voz da caatinga 

Com um canto muito alto, as aves apresentam um repertório vasto de sons, incluindo a vocalização melódica chamada de “chyup-chyup.” Quando soltam a voz, a gralha levanta a cauda e a crista, balançando-os.

A vocalização da gralha vai de acordo com cada situação. Por exemplo, existe um canto utilizado como alerta, chamado, para reprodução e etc. 

Uma curiosidade é que a cancã também consegue imitar as vozes de outras aves. Essa é uma característica da família das gralhas.

Pode criar gralha-cancã?

A gralha-cancã não pode ser criada em cativeiro. No Brasil, não existe legislação que libere a criação dessa ave silvestre. 

Portanto, tenha atenção se achar um criadouro desta ave, pois ela pode ter sido vítima de caça ilegal e tráfico de animais silvestres.

ave cancão

Gostou do conteúdo? Neste artigo, exploramos a fundo a gralha cancã e as suas principais características. Se tiver interesse em saber mais sobre outras aves, continue a visita no Blog da Cobasi.

Se você é tutor de pássaros, no pet shop online da Cobasi, você encontra ração, gaiolas, ninhos, acessórios e muito mais. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário