Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que papagaio come? Descubra quais alimentos oferecer ao pássaro

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Papagaio comendo amendoim

O papagaio é um dos animais mais divertidos para ter em casa. Divertidos e ótimos cantores, trazem mais alegria para toda a família! Além de garantir uma gaiola espaçosa, brinquedos e água de qualidade, é importante saber o que papagaio come.

É fundamental garantir alimentos de qualidade para que o pássaro viva por muitos anos, com saúde e qualidade de vida. A alimentação é responsável por sua plumagem exuberante e até mesmo vitalidade.

Portanto, veja o que os papagaios comem na natureza e como incorporar esses alimentos à dieta no dia a dia dos animais domésticos.

O que os papagaios selvagens comem?

Na natureza, a maioria das espécies de papagaios são frugívoras, ou seja, possuem cardápio a base de frutas, verduras, flores, sementes e grãos, além de pequenos insetos.

Em casa, é importante que os tutores ofereçam uma alimentação próxima àquela encontrada na natureza. Contudo, oferecer uma série de alimentos diferentes pode ser complicado, visto que o papagaio selvagem encontra mais comida à disposição.

Por isso, a base da alimentação dos animais domésticos deve ser balanceada e variada. Nada de oferecer apenas mix de sementes e sementes de girassol, porque esses grãos não oferecem vitaminas o suficiente para o pet manter a saúde.

Para te auxiliar com a dieta do animal, conte com a ajuda de um veterinário, que consiga informar o que papagaio come, qual a frequência e porções certas e o que precisa ser evitado. Assim, é ainda mais prático garantir uma alimentação rica em nutrientes.

O que papagaio come?

Papagaio comendo

A base da alimentação do papagaio deve ser ração. Há diversos tipos que possuem todos os nutrientes necessários para que o pássaro consiga se desenvolver de maneira saudável. Mas, de vez em quando, também é possível oferecer petiscos, como as já citadas sementes.

As sementes de girassol não podem ser a base da alimentação, porque elas não possuem vitaminas o suficiente e, além disso, são ricas em gorduras que podem acarretar problemas de saúde ao pet, como sobrepeso e obesidade. 

De todo modo, o essencial é que a alimentação seja controlada! Ofereça frutas, verduras e alguns legumes cozidos para os animais. O ideal é que todos os alimentos estejam limpos e frescos:

  • Mamão
  • Melancia
  • Banana
  • Maçã
  • Brócolis
  • Romã
  • Batata cozida
  • Couve-flor
  • Grão-de-bico
  • Nozes
  • Escarola

Quanto maior a variedade de alimentos, mais saudável o papagaio ficará! É possível servir até três frutas ao dia para os animais, mas não se esqueça de consultar um veterinário, para não exagerar nas porções.

O que papagaio filhote come?

Já o papagaio filhote precisa comer papinhas feitas especialmente para ele. Elas possuem tudo o que é necessário para que os animais se desenvolvam de maneira saudável.

Use uma seringa para alimentá-los e ofereça refeições, de acordo com as recomendações de especialistas.

Alimentos proibidos

Agora que você já sabe o que papagaio come, veja o queé preciso saber o que não deve ser adicionado à dieta. 

Abacate e tomate são alimentos tóxicos, por isso nunca os ofereça para o pássaro. Além deles, evite alimentos doces, salgados e frituras.

Gostou das dicas? Veja mais dicas sobre aves no blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Cremilda disse:

    Tenho papagaio completou 3 aninhos e alimentado só com frutas legumes e verdura e ração extrusada só q as penas dele pela segunda vez q troca elas ficam preta já ele e bem saldável

  2. José Maria vieira de lima disse:

    As informações acima citadas, demonstram cuidados expressivos quanto a vida dos PAPAGAIOS…
    Nos capacita também ao entendimento quanto ao manuseio desses bichinhos tão lindos, cuidá-los da melhor forma possível…
    Muito grato pelas as informações…

  3. Lourival Carlos evangelista dos santos disse:

    Estou querendo criar um filhote de papagaio comprado legalmente mais quero aprender tudo sobre como criar e cuidar

  4. francisco carlos disse:

    Como fazer para obter uma licença de um papagaio criado em casa?

Deixe o seu comentário