Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber se o papagaio é fêmea ou macho?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Dois papagaios verdes apoiados em tronco

Você já se perguntou como saber se o papagaio é fêmea ou macho? Esses animais divertidos e alegres, possuem dimorfismo sexual muito tênue. Sendo assim, é bastante difícil diferenciar os sexos.

O dimorfismo sexual nada mais é do que as alterações estruturais do corpo do animal e as suas características, coloração das penas, das patas, da cera do bico, tamanho e hábitos. Se você tem um papagaio em casa e quer descobrir de uma vez por todas se ele é macho ou fêmea, fique ligado nas dicas a seguir!

Identificar o sexo do papagaio é difícil? Saiba o porquê

papagaio pode comer ovo cozido

Quando vemos um casal de leões é muito simples identificar qual o macho ou a fêmea, isso devido às mudanças existentes em suas características. No entanto, nos papagaios o dimorfismo sexual não fica tão estabelecido, dificultando a identificação do sexo. 

Mesmo assim, ainda é possível distinguir as duas aveshttps://www.cobasi.com.br/c/passaros?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=papagaio. Mas para isso, existem técnicas exatas, sendo necessário levar o pet ao veterinário para descobrir o sexo de maneira precisa. 

Como saber se o papagaio é fêmea ou macho?

Diferente de outras espécies de animais, os papagaios não possuem dimorfismo sexual evidente. Isso quer dizer que eles não possuem diferenças físicas entre machos e fêmeas. No entanto, por mais que algumas espécies possuam disparidades que diferenciam os sexos, ainda assim são difíceis de notar.

Além disso, os órgãos reprodutores dessas aves ficam na parte interna, o que torna a diferenciação complicada.

Mas, afinal, como saber se o papagaio é fêmea ou macho? É possível? Sim! Existem algumas técnicas que garantem distinções exatas entre os sexos. Mas, nesses casos, é preciso levar os pets ao veterinário.

Para quem não quer levar o pet ao veterinário, é necessário aguardar até que a ave tenha maturidade suficiente, ou seja, a partir dos 12 meses de idade. Após este período, as fêmeas podem botar ovos não fecundados, facilitando a identificação.

Além disso, os papagaios machos, tendem a ser mais coloridos, maiores e mais robustos. As fêmeas podem ser mais agressivas e ariscas. Além disso, é comum notar que os machos são mais barulhentos. Mas nenhum desses fatores é seguro para determinar o sexo do papagaio.

Qual a diferença entre papagaio macho e fêmea?

Papagaio verde, com pelagem vermelha, azul e amarela próxima ao olho e bico

Se você prefere não levá-lo ao veterinário para descobrir o sexo do papagaio, basta aguardar a maturidade sexual dos pássaros. Muitas fêmeas botam ovos não fecundados, ou seja, sem a presença de um macho. Contudo, nem todas fecundam por conta própria. Assim, a dúvida continua.

Em alguns casos, os louros machos costumam ser maiores e mais coloridos, com a cabeça alongada, enquanto as fêmeas possuem comportamento agressivo.

Além disso, há quem diga que os machos falam mais que as fêmeas. Contudo, não há comprovação científica que isso realmente aconteça, ou vice-versa. Papagaios de ambos os sexos têm a capacidade de imitar sons e palavras.

Exames de DNA para descobrir o sexo da ave

Esta é considerada a maneira mais confiável de como saber se o papagaio é fêmea ou macho de uma vez por todas. Há exames de sexagem feitos a partir da coleta de sangue ou de penas.

Os exames de sangue geralmente são mais rápidos, enquanto o método de penas é o mais comum em clínicas veterinárias. Nesse caso, o resultado pode demorar mais de 20 dias para ser concluído e entregue.

No entanto, além da análise do sexo, o método verifica possíveis doenças genéticas e a linhagem do animal.

Palpação púbica e endoscopia em papagaio

Um dos métodos mais comuns é a palpação púbica, que pode ser feita em casa pelos próprios tutores. Mas, é importante frisar que o método não é 100% eficaz.

Nesse caso, basta pegar  pássaro e apalpar os ossos da pélvis (logo acima do ânus), com muito cuidado. Caso perceba uma pequena separação entre os ossos da púbis, o pássaro é fêmea, porque é ali onde passam os ovos. Entretanto, se o tutor não conseguir sentir o vão, não quer dizer que a ave não o tenha. Por isso, esse processo é um pouco confuso.

Já a endoscopia é feita no animal sedado, através da introdução de uma câmera que verifica seus órgãos reprodutores.

Como saber se a maritaca é macho ou fêmea? 

maritaca em bando

Bem, as maritacas também são membros da família dos psitacídeos, ou seja, elas são primas dos papagaios comuns. Sendo assim, é muito comum as pessoas também terem dúvidas quanto a identificar seu sexo.

As maritacas macho costumam ter a cabeça levemente maior, mais quadrada, já as fêmeas, possuem a cabeça menor e mais arredondada. Além disso, as fêmeas tendem a ser ligeiramente menores. 

Outra diferença que deixa evidente os machos das fêmeas, é que as maritacas fêmeas possuem um um tom vermelho alaranjado na região da face ou pescoço. 

No entanto, vale ressaltar que não existem comprovações científicas de que isso seja realmente verdadeiro na hora identificar o gênero das aves. Por isso, outras técnicas podem ser indicadas. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Bruna disse:

    Meu esposo achou uma maritaca na rua, trouxe pra casa oque eu faço?

  2. Rayssa disse:

    Minha maritaca sumiu tem dois dias. Não consigo ver a data desse comentário mas por favor, se for na zona norte de São Paulo, no bairro da casa verde entrem em contato comigo por favor.

    • Cobasi disse:

      Olá, Rayssa! Lamentamos pelo desaparecimento da sua maritaca. Recomendamos que compartilhe essa informação nas redes sociais e grupos locais para aumentar as chances de encontrá-la.

  3. Gerlene Castelo Branco disse:

    Maravilha

Deixe o seu comentário