Passarinho resgatado: o que fazer e como cuidar

4 de março de 2021

Aves
um passarinho resgatado nas mãos de uma pessoa

Você já escutou a história de alguém que cuidou de um passarinho resgatado? Pode parecer raridade, mas não é. É comum encontrar pessoas que salvaram pássaros que caíram de ninhos ou estavam machucados.

E saber como cuidar de um filhote de passarinho pode ser muito útil, afinal, nunca se sabe quando teremos que ajudar um bichinho desses. 

Centros que cuidam de passarinho resgatado

O primeiro passo ao se deparar com um passarinho caído no chão é prestar socorro. Depois, você pode ligar para a prefeitura da sua cidade e descobrir quem são os responsáveis por reabilitar estas aves e devolvê-las ao seu habitat.

Porém, você pode encontrar o animal em cenários diferentes. Veja abaixo como agir de acordo com a situação.

Achei um passarinho, o que fazer?

Antes de tudo, se você achou o filhote caído no chão, o primeiro passo é observar a situação. Ele está machucado? Se sim, a melhor decisão é levá-lo para casa e procurar um órgão de reabilitação de aves para auxiliar o bichinho.

O filhote de passarinho caiu do ninho? Se encontrar o animal piando e sem lesões, verifique se a casinha dele não está nas árvores próximas, caso sim, coloque-o novamente no ninho. Talvez ele estivesse aprendendo a voar e acabou no chão.

Pode ser que você não localize a casa do passarinho resgatado, mas preste atenção se a mãe não está por perto. Provavelmente a fêmea estará vocalizando e voando ao redor. Nesta situação, tente arrumar uma caixa com furos e não tão alta para pendurar em uma árvore próxima, por exemplo.

Como cuidar de um passarinho que caiu do ninho

Um passarinho resgatado precisa de cuidados, tanto para se sentir protegido como para voltar a voar por aí assim que possível. Diversas instituições trabalham reabilitando animais machucados, a recomendação é você procurar a presente na sua cidade.

De qualquer forma, é bom saber como alimentar um passarinho filhote, visto que estes animais precisam comer várias vezes ao dia. Uma seringa sem agulha serve de apoio para dar comida ao bichinho, de preferência uma papinha própria para filhotes.

Talvez ele não abra o bico de primeira, tenha paciência e não desista. Assim que ele perceber que será alimentado, vai se tornar menos medroso e desconfiado.

O que dar para um passarinho resgatado comer

passarinho resgatado que está com fome

As aves não comem a mesma coisa. Dependendo da espécie, a alimentação muda. Um Bem-Te-Vi come pequenos insetos e frutas; a Rolinha, grãos; o sabiá, frutas e grãos, as pombinhas, sementes e frutas, por exemplo. 

É importante saber qual a espécie do passarinho resgatado. Se o animal for bem pequeno, um filhote sem penas, dê papinha específica para aves até entrar em contato com um órgão responsável.

Uma dica bacana para tentar identificar o que o pássaro come é olhar o bico. Aves que se alimentam de insetos possuem o bico fino, alongado e reto. Já o membro curto e arredondado é comum em aves que comem grãos.

Você deve alimentar o bichinho de acordo com a vontade do mesmo. No momento que ele não quiser mais, vai parar de abrir o bico e talvez feche os olhos, de forma calma.

Por fim, não se esqueça de procurar um profissional capacitado para ajudar um passarinho resgatado. A sua ajuda inicial é fundamental, mas um especialista sabe diagnosticar a ave da forma correta.

Gostou do conteúdo? Então vem ler mais sobre aves no nosso blog: