Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Passarinho resgatado: o que fazer e como cuidar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
um passarinho resgatado nas mãos de uma pessoa

Você já escutou a história de alguém que cuidou de um passarinho resgatado? Pode parecer raridade, mas não é. É comum encontrar pessoas que salvaram pássaros que caíram de ninhos ou estavam machucados.

E saber como cuidar de um filhote de passarinho pode ser muito útil, afinal, nunca se sabe quando teremos que ajudar um bichinho desses.

Centros que cuidam de passarinho resgatado

O primeiro passo ao se deparar com um passarinho caído no chão é prestar socorro. Depois, você pode ligar para a prefeitura da sua cidade e descobrir quem são os responsáveis por reabilitar estas aves e devolvê-las ao seu habitat.

Porém, você pode encontrar o animal em cenários diferentes. Veja abaixo como agir de acordo com a situação.

Achei um passarinho, o que fazer?

Antes de tudo, se você achou o filhote caído no chão, o primeiro passo é observar a situação. Ele está machucado? Se sim, a melhor decisão é levá-lo para casa e procurar um órgão de reabilitação de aves para auxiliar o bichinho.

O filhote de passarinho caiu do ninho? Se encontrar o animal piando e sem lesões, verifique se a casinha dele não está nas árvores próximas, caso sim, coloque-o novamente no ninho. Talvez ele estivesse aprendendo a voar e acabou no chão.

Pode ser que você não localize a casa do passarinho resgatado, mas preste atenção se a mãe não está por perto. Provavelmente a fêmea estará vocalizando e voando ao redor. Nesta situação, tente arrumar uma caixa com furos e não tão alta para pendurar em uma árvore próxima, por exemplo.

Como cuidar de um passarinho que caiu do ninho

Um passarinho resgatado precisa de cuidados, tanto para se sentir protegido como para voltar a voar por aí assim que possível. Diversas instituições trabalham reabilitando animais machucados, a recomendação é você procurar a presente na sua cidade.

De qualquer forma, é bom saber como alimentar um passarinho filhote, visto que estes animais precisam comer várias vezes ao dia. Uma seringa sem agulha serve de apoio para dar comida ao bichinho, de preferência uma papinha própria para filhotes.

Talvez ele não abra o bico de primeira, tenha paciência e não desista. Assim que ele perceber que será alimentado, vai se tornar menos medroso e desconfiado.

O que dar para um passarinho resgatado comer

passarinho resgatado que está com fome

As aves não comem a mesma coisa. Dependendo da espécie, a alimentação muda. Um Bem-Te-Vi come pequenos insetos e frutas; a Rolinha, grãos; o sabiá, frutas e grãos, as pombinhas, sementes e frutas, por exemplo. 

É importante saber qual a espécie do passarinho resgatado. Se o animal for bem pequeno, um filhote sem penas, dê papinha específica para aves até entrar em contato com um órgão responsável.

Uma dica bacana para tentar identificar o que o pássaro come é olhar o bico. Aves que se alimentam de insetos possuem o bico fino, alongado e reto. Já o membro curto e arredondado é comum em aves que comem grãos.

Você deve alimentar o bichinho de acordo com a vontade do mesmo. No momento que ele não quiser mais, vai parar de abrir o bico e talvez feche os olhos, de forma calma.

Por fim, não se esqueça de procurar um profissional capacitado para ajudar um passarinho resgatado. A sua ajuda inicial é fundamental, mas um especialista sabe diagnosticar a ave da forma correta.

Gostou do conteúdo? Então vem ler mais sobre aves no nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

38 Comentários

  1. MARISTELA SOBREIRA disse:

    Gostei das dicas, hoje encontrei um filhote de rolinha, trouxe pra casa e levei só veterinário, onde me deu dicas de como cuidar pois quero devolvê-lo à Natureza

  2. ESTER disse:

    GOSTEI DA DICAS

  3. Ana Cristina disse:

    Eu encontrei um pardal já crescido dentro de casa, ele não está machucado aparentemente, mas não voa, não come e nem bebe água. Como cuido dele?

  4. Caca Mourthe disse:

    Gostei muito do conteúdo pois amo os pássaros !

  5. Telma Sucupira disse:

    Encontrei um bem ti vi ainda e pequeno. Asa está quebrada. coloquei esparadrapo cirúrgico.

  6. Maecella disse:

    Gostei das dicas

  7. Roberta disse:

    Minha gata capturou um canarinho da terra (fêmea), corri e tirei da boca dela, fui tentar solta la na rua novamente, mas a asa estava machucada, o veterinário me orientou nos cuidados, mas disse que não sabe se irá voltar a voar, estou com ela em casa, arrumei uma gaiola emprestada para por enquanto ficar, agora eu estou na dúvida…se não conseguir voar realmente novamente, devo ainda assim solta la novamente, ou devo mante la na gaiola? Nunca achei justo um pássaro na gaiola, mas tbm não sei se é justo solta la, sendo que será presa fácil e tbm não sei se irá conseguir se alimentar sozinha. 🥺

  8. Jose eduardo Nunes disse:

    Eu encontrei no meu quintal um filhote de pardal. Se ele sobreviver vou devolvê.lo a natureza.

  9. Vitória Yasmin da silva disse:

    ótima dicas 😊eu tbm achei um filhotinho de rolinha que infelizmente ele caiu do seu ninho fui devolve lo más era muito alta ai eu não consegui más eu o levei pra casa e estou tentando cuidar dele da melhor forma possível ☺️

  10. Alice disse:

    Eu achei um filhote de periquito de encontro amarelo. Ele não quer comer e está com muito medo.

  11. Beatriz disse:

    um filhote de rolinha apareceu na minha sala de aula, peguei e trouxe pra casa, só que ele não quer comer, já tentei de tudo 🙁

  12. Cida disse:

    Encontrei um filhote de sanhaço cinza na chuva no chão, como cuidar? Ele é tão novinho que nem voa rsrs dei papinha no bico dele

  13. Thays disse:

    Eu resgatei uma rolinha com uns 20 dias, como faço para aquecer ela?

    • Cobasi disse:

      Olá, Thays! tudo bem?

      As Aves são seres endotérmicos, como nós, elas conseguem controlar a própria temperatura, porém, isso é possível até certo ponto. A temperatura média de uma ave é torno de 39 a 40°C.

      Portanto, a recomendação é que você procure um profissional capacitado para ajudar um passarinho resgatado, pois a sua ajuda inicial é fundamental, mas um especialista sabe diagnosticar a ave da forma correta. Ok?

  14. Lucas disse:

    Encontrei um filhote de pardal, procurei um ninho por perto mas n havia nenhum, ja improvisei um lugar para ele mas n sei oq dar de alimento

  15. SIMONE HAUCK disse:

    Minha filha resgatou há dois dias um filhote de passarinho parecido com o da foto da sessão “O que dar para um passarinho regatado comer”? Qual é a espécie da foto? Ele estava muito fraco e achei q não sobreviveria, mas ontem começou a comer em nossa mão ração de filhote de cachorro diluída em água e está mais fortinho? Como podemos proceder? Não consigo identificar a espécie, mas parece muito com a desta foto.

    • Cobasi disse:

      Olá, Simone! Tudo bem?
      É muito importante procurar um profissional capacitado para ajudar um passarinho resgatado. A sua ajuda inicial é fundamental, mas um especialista sabe diagnosticar a ave da forma correta. Ok ?

  16. Itauana disse:

    oii, encontrei um filhote de bico de lacre, estava tentando voar e provavelmente acabou caindo do ninho, mas procurei nas redondezas e n achei, n sei com o q alimentar ele, aparentemente ele ainda n está com fome mas quandos ficar gostaria de saber com oq alimentá-lo, alguém me ajuda

    • Cobasi disse:

      Olá, Itauana! Tudo bem?

      O bico de lacre alimenta-se de sementes, principalmente as de gramíneas africanas, como capim-colonião, capim-elefante e capim-gordura, introduzidos em nosso país para a formação de pastagens. Eventualmente, pode eles podem capturar pequenos insetos.

      Mas atenção, você deve alimentar o bichinho de acordo com a vontade do mesmo. No momento que ele não quiser mais, vai parar de abrir o bico e talvez feche os olhos, de forma calma.

      Por fim, não se esqueça de procurar um profissional capacitado para ajudar um passarinho resgatado. A sua ajuda inicial é fundamental, mas um especialista sabe diagnosticar a ave da forma correta.

  17. Alex disse:

    Preciso de ajuda, resgatei 2 filhotes de maritaca e como devo proceder já que é crime ambiental possuídas, não pude deixar na situação que encontrei e não quero ser um contraventor, estou alimentando com papa adequada e higiene devidamente aquecidas em um ambiente seguro supervisionada

    • Cobasi disse:

      Olá, Alex! tudo bem?
      Procure um profissional capacitado para ajudar o passarinho resgatado. A sua ajuda inicial é fundamental, mas um especialista saberá te auxiliar neste processo.

  18. Francini disse:

    Olá,resgatei um João de barro que estava preso pela perninhas numa árvore. Ele já é adulto mas só que ele não consegue voar acho que de tanto se debater machucou a asinha. E na minha cidade não tem um órgão específico que cuida de aves resgatadas. Oque eu faço com ele.? Estou dando minhocas vivas pra ele comer.

    • Cobasi disse:

      Olá, Francini! tudo bem?
      Você pode ligar para a prefeitura da sua cidade e descobrir quem são os responsáveis por reabilitar estas aves e devolvê-las ao seu habitat.

  19. Eliane disse:

    peguei um filhote de rolinha já com penas, no chão.
    Não tem ninho próximo e trouxe ele p casa. Ele não abre o bico pra se alimentar e o líquido que tento dar na seringa de 3ml escorre é ele não come.
    Tento dar água misturado com pó Alcom de papa para filhotes de aves.
    Não anda nem voa.
    O que faço?

    • Cobasi disse:

      Eliane, ao resgatar um filhote de rolinha, é essencial fornecer uma dieta adequada. Se o filhote não está se alimentando, não anda e nem voa, é necessário consultar um veterinário especializado para avaliar a situação e obter orientações adequadas.

  20. Jorge Cabral disse:

    Resgatei um filhote de Choró-boi, caído do ninho, tem muitos gatos onde moro, gostaria de saber o que dar para ele, até conseguir um profissional para ajudá-lo, obrigado.

    • Cobasi disse:

      Olá! Primeiramente, parabéns por resgatar o filhote de Choró-boi. Até você conseguir ajuda profissional, mantenha o filhote em um local seguro e aquecido.se o animal for bem pequeno, um filhote sem penas, dê papinha específica para aves até entrar em contato com um órgão responsável.

  21. Inara disse:

    Papinha de que ? Para Rolinha

  22. Achei um passaro que caiu do ninho,árvore muito alta.n estou alimentando com papinha de fibra,tem uma semana,tô certa? disse:

    Como devo alimentar um filhote,caiu da árvore estou dando fubar feito papinha,não sei a espécie dele .

    • Cobasi disse:

      Olá, para alimentar um filhote de ave resgatado, é importante tomar cuidado com a dieta, especialmente se você não sabe a espécie. O fubá feito em papinha pode não fornecer todos os nutrientes necessários. Converse com um veterinário para identificar a espécie e fornecer a alimentação adequada.

Deixe o seu comentário