Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Rolinha Diamante: saiba tudo sobre a Pomba Diamante

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Rolinha Diamante

A Rolinha Diamante, também chamada de Pomba Diamante, pertence à Ordem dos Columbiformes. Seu nome científico é Geopelia cuneata e ela é uma ave exótica originária da Austrália, na Oceania.

A distância entre a Austrália e as terras brasileiras é enorme e esse passarinho não veio pelo ar. As primeiras Rolinhas Diamante foram levadas para o continente europeu por navios no ano de 1801.

Por seu comportamento manso e sociável, essa pequena pomba ganhou o mundo e hoje está presente em diversos países, incluindo o Brasil!

Características da Pomba Diamante

As principais características morfológicas da Rola Diamante são as suas cores branca e cinzenta no corpo com pintas brancas principalmente nas asas. Essa espécie possui uma estrutura circular alaranjada ao redor dos olhos, chamada de auréola.

Elas possuem o tamanho variável entre 18 até 22 centímetros de comprimento. Seu peso médio é entre 20 a 30 gramas. Por fim, para caracterizar essa curiosa ave, o bico é pequeno, curto e frágil.

A Rolinha Diamante pode viver em média 8 anos em cativeiro, mas, na natureza, elas podem ultrapassar os 10 anos. Algo fundamental para a sua Rolinha Chinesa, outro nome dado ao animal, viver mais é a qualidade de vida e o manejo realizado.

Pode criar rolinha na gaiola?

As Rolinhas Diamante podem ser criadas na gaiola, no entanto precisam do manejo adequado, a começar pelo tamanho e o formato da gaiola. O viveiro da Rolinha Diamante deve ser retangular com barras próximas para que a ave não consiga passar sua cabeça por elas. As dimensões devem ser grandes para que ela fique confortável e tenha espaço.

Caso a gaiola tenha fundo de arame, é importante cobrir parte do chão com tapete para aves. Essas rolinhas têm o hábito de passar parte do tempo do fundo da gaiola e precisam ter um piso adequado.

Entre os viveiros mais indicados estão aqueles de madeira, que mantêm uma boa temperatura do ambiente interno, mas elas têm o inconveniente de serem mais delicadas. Outro modelo muito usado para a Rolinha Diamante é a gaiola de ferro, que é mais resistente. Prefira aquelas que possuem um fundo falso para evitar o contato da ave com as fezes!

No ambiente natural, vivem em áreas quentes, semiáridas e até desérticas, porém sempre perto à aguadas, à beira de rios, lagos e córregos. Estas são características presentes no ambiente de origem, o australiano. Quando criadas em gaiola, o indicado é manter o item dentro de casa ou apartamento. Isso é para evitar variações climáticas e manter o ambiente mais tranquilo possível.

O manejo correto da Rolinha Diamante exige a limpeza diária da gaiola.

Comportamento e personalidade

Em relação ao comportamento dessas aves, é de grande importância saber que são extremamente silenciosas. Elas também são tímidas e dóceis. Essas características as fazem muito indicadas para quem está iniciando na arte de criar aves.

Qual tipo de comida da Rolinha Diamante?

No quesito alimentação, a Rolinha Diamante é definida como uma ave granívora, ou seja, que se alimenta de grãos. Por isso, as refeições da Pomba Diamante devem ser rações específicas e mistura de sementes baseada em alpiste, painço e outros grãos pequenos.

Frutas, como maçã e pera, legumes, como pepino e jiló, além de verduras, como couve e chicória, são indicações complementares à alimentação com a ração. Ter sempre água fresca e filtrada à disposição também é importantíssimo.

Para complementar a dieta, pode ser oferecida uma farinhada de boa qualidade, que é rica em proteína e vitaminas. O complemento nutricional é indicado para momentos de maior exigência física ou estresse, como a troca das penas, mudanças de ambiente e reprodução.

Quantos dias para nascer Rolinha Diamante?

Por falar em reprodução da Rolinha Diamante, você sabe quantos dias uma Rolinha Diamante leva para nascer?

O período reprodutivo dessas aves ocorre nas épocas mais quentes do ano, como as proporcionadas na primavera e no verão. Os ninhos delas são aqueles abertos e côncavos, podendo ser utilizado uma fibra natural como forro.

As Rolinhas Diamante chegam a colocar um ou dois ovos brancos e sem manchas por postura, que demoram cerca de duas semanas para eclodirem.

Rolinha Diamante preço

O preço da Rolinha Diamante pode variar entre R$150 e R$300. Na hora de adquirir um animal desta espécie, o mais importante é verificar a documentação do criador.

Agora que você já sabe tudo sobre Rolinhas Diamante, que tal aprender mais sobre outros pássaros?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Os comentários estão fechados.