Rolinha Diamante

18 de maio de 2018

Aves

Quem são

A rolinha diamante (ou pomba diamante), cujo o nome científico é Geopelia cuneata, pertence à Ordem dos Columbiformes. A origem desta ave é do continente da Oceania, mais precisamente da Austrália.

Foi levada para o continente europeu por navios, no ano de 1801, sendo uma das espécies de columbídeos (Família a qual pertence) mais mansas e sociáveis existentes.

Características

As principais características morfológicas desta ave são: cores branca/acinzentadas no corpo, com pintas brancas principalmente nas asas; existe uma estrutura circular alaranjada ao redor dos olhos (conhecida como auréola); possui tamanho variável entre 18 até 22 centímetros de comprimento; seu peso médio é entre 20 a 30 gramas e o bico é pequeno, curto e frágil.

Essas aves podem viver em média 8 anos, mas existem relatos mais extensos principalmente na natureza, de mais de 10 anos, em que tudo se explica pela qualidade de vida que o animal leva.

Comportamento

Em relação ao comportamento dessas aves, é de grande importância saber que são demasiadamente silenciosas, são tímidas, resistentes e dóceis – e por tais motivos, muito indicadas para quem está iniciando na arte de criar aves.

No ambiente natural, vivem em áreas quentes, semiáridas e até desérticas, porém sempre perto à aguadas, em beira de rios, lagos e córregos – características presentes no ambiente de origem, o australiano. Já para nossa realidade, é indicado que viva sempre em gaiolas, podendo ficar dentro de casa ou apartamento.

As gaiolas a serem utilizadas podem ser de madeira, que mantém uma boa temperatura do ambiente interno, mas tem o inconveniente de serem mais delicadas, ou então, as de ferro – uma ótima opção (e mais indicada), pois são mais resistentes e possuem um fundo falso para evitar o contato da ave com as fezes – e como única desvantagem: é a oscilação de temperatura. Pensando nisso, em qualquer uma das opções escolhidas, o ambiente sempre deve ser o mais tranquilo possível, mantê-las em locais altos e sempre protegidas das variações climáticas. Em ambos os casos, a limpeza diária da gaiola é fundamental para manter um local higiênico e saudável.

Alimentação

No quesito alimentação, podemos definir a rolinha diamante como granívora (alimenta-se de grãos), então é recomendado uma mistura de sementes baseada em alpiste, painço e outras sementes pequenas. Para complementar a dieta, pode ser oferecida uma farinhada de boa qualidade, rica em proteína e vitaminas. Frutas como maçã e pera, legumes como pepino e jiló, além de verduras como couve e chicória – são indicações complementares à alimentação habitual. Ter sempre água fresca e filtrada à disposição.

Reprodução

O período reprodutivo ocorre nas épocas mais quentes do ano – como as proporcionadas na primavera e no verão. Os ninhos destas aves são aqueles abertos e côncavos, podendo ser utilizado uma fibra natural como forro. Chegam a colocar um ou dois ovos, brancos e sem manchas por postura, que demoram cerca de duas semanas para eclodirem.

 

Conteúdo desenvolvido pelo time de Educação Corporativa da Cobasi